Blog, Redes Sociais,

4 motivos para sua empresa investir nas Redes Sociais

Por Camila Rosa em 2 de agosto de 2017
Sua empresa ainda não está presente no meio digital? Confira no artigo a seguir, 4 motivos que farão você investir nas Redes Sociais!
4 motivos para sua empresa investir nas Redes Sociais
5 (100%) 3 votes

Faça rápidas pesquisas no Google de empresas que são do seu interesse e verá que os principais resultados que aparecem relacionados são: primeiramente, o site e, em segundo lugar, o perfil de uma rede social na qual o negócio faz parte.

Atualmente, a presença digital de uma marca é extremamente importante para alavancar os resultados em todos os sentidos, desde a divulgação dos seus produtos ou serviços até o relacionamento com seus clientes e Leads.

Muitas empresas usam somente as redes sociais para se comunicar com seus clientes e Leads, já outras conseguem vender apenas por meio delas. Por isso produzimos um ebook sobre as melhores práticas para sua empresa ter uma atuação de resultados nas Redes Sociais, e indique sua leitura.

Porém, inúmeros negócios ainda não possuem páginas nas redes sociais e acabam perdendo boas oportunidades. E você, ainda não inseriu sua marca dentro do meio digital? Confira a seguir os motivos que o farão mudar de ideia! Boa leitura!

1 – Branding

As redes sociais são infalíveis para você gerir sua marca. Você é livre (com moderação, claro!), para tornar sua marca mais conhecida, mais quista pelo seu público-alvo e mais interessante. Promover sua marca dentro das redes sociais com aplicação poderá ocasionar resultados positivos e instantâneos.

Sua empresa deve expor as ações cotidianas e também as concepções que estão envolvidas na sua marca. Para criar um branding assertivo, é interessante explorar melhor a sua marca e entender por que você oferece aquele produto ou serviço, além das experiência que serão levadas ao seu consumidor.

O Branding requer especialistas para gerir sua marca e transformar ela em referência entre milhões de empresas que existem nas redes sociais, portanto é fundamental que você delegue essa responsabilidade para alguém que seja apaixonado e que acima de tudo, se identifique com os valores do seu negócio.

2 – Geração de Leads

É possível gerar novos Leads em campanhas feitas nas redes sociais – especialmente pelo Facebook que dispõe de um gerenciamento de anúncios – o Facebook Ads – que é mais desenvolvido que as demais redes sociais, e quando bem elaboradas, segmentadas e criativas as campanhas trazem valiosos contatos que podem vir a se tornar clientes ou seguidores fiéis (por algum tempo) da sua marca, que acreditam e promovem organicamente os conteúdos que você oferece.

Antes de iniciar qualquer campanha, trace suas estratégias, metas, defina suas personas, escolha as redes sociais que mais se encaixam com seu negócio e depois coloque sua mão na massa! Para otimizar o tempo dos Leads, é ideal fazer formulários atraentes visualmente e que possuem a função de preenchimento automático, tornando as conversões mais rápidas e menos cansativas.

3 – Fidelização de clientes

Muitos sabem que adquirir um novo cliente é mais caro do que manter os antigos. No passado, a comunicação era uma via de mão única onde as empresas ofertavam serviços e produtos, vendiam e depois as pessoas dificilmente davam alguma opinião sobre o que consumiam.

Atualmente, as empresas recebem feedbacks, sanam problemas emergenciais, fazem upgrades, oferecem trials de novos produtos e serviços para seus clientes (isso tudo ao mesmo tempo, ufa!) em todas as redes sociais que estão presentes. A comunicação virou uma via de mão dupla e ao mesmo tempo centralizada em um só meio: a Internet.

Existe ainda uma população que considera tudo que acontece dentro das redes sociais uma exorbitante troca de informação e por algum motivo pensam que o processo fica mais lento #sóquenão! A Internet vai além dessa visão e concede para milhares de empresas variados proveitos como estar mantendo seus clientes fidelizados pelo ensejo de direcionar promoções, sorteios e eventos.

Lembre-se que a fidelização de clientes exige que, você esteja disposto a ouvir sua audiência e transformar esses feedbacks em estratégias de melhorias. Dessa forma, a experiência que as pessoas irão ter com a sua marca será positiva. As redes sociais exercem o papel essencial de conectar pessoas com negócios e também fornecer insights necessários para que você possa se relacionar com mais qualidade e assim desenvolver melhores probabilidades de negócios.

4- Oportunidades de vendas

Vender pelas redes sociais para muitos é um enigma. Contudo, pela proximidade que é gerada entre os clientes e as empresas como citei acima, é muito mais provável que uma venda aconteça. Porque antes de comprar algo, agora o consumidor pesquisa, lê sobre o que está sendo ofertado, conhece a empresa, vira um Lead, recebe uma proposta e então, torna-se um cliente.

Descrevendo o ciclo dessa forma parece que ele é lento, mas não é. As redes sociais intensificaram os processos de vendas das empresas e ampliaram o mercado para os consumidores. Hoje, as pessoas compram produtos de qualquer parte do país ou até do mundo, o que antes era um grande obstáculo.

O processo de vendas via redes sociais é ágil mas ainda requer cuidados, inevitavelmente será preciso mapear alguns pontos previamente como por exemplo, descobrir o seu público, entender quais são os interesses dele, definir suas metas, montar planejamentos, conhecer seus concorrentes, desenvolver ações criativas e investir em campanhas. Portanto, estabeleça esses processos que as possibilidades de negócio surgirão. 🙂

Ter a presença da sua marca consolidada nas redes sociais é um grande passo mas, exige ser aplicada por profissionais que garantem um bom posicionamento do seu negócio diante do segmento de atuação, fazendo atualizações semanais, mantendo um serviço de atendimento eficaz e que conheça bem o perfil dos seus potenciais clientes.

Os motivos que passei para você investir em redes sociais não vão servir para nada se não houver alguém que seja capaz de executá-los com eficiência. A Internet é um “mundo” onde existem uma diversidade de negócios do mesmo nicho que o seu, é notório que para se destacar será preciso de conhecimento e inovação.

As chances de retorno sobre os investimentos aplicados nos perfis de cada rede social que sua empresa está é garantido uma vez que, mais de 40% da sociedade utiliza a Internet para fazer compras devido a conveniência que ela proporciona ao consumidor.

Temos inúmeros motivos além desses para que você comece a investir nas redes sociais e no Inbound Marketing da sua empresa. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe para descobrir se você está no momento ideal de contratar uma agência!

Dúvidas, sugestões ou algo que possa complementar? Faça seu comentário logo abaixo. Será um grande prazer respondê-lo! 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Camila Rosa

Camila Rosa

Social Media Expert em Conexorama
Amor pela natureza, praia, animais e Floripa. Apaixonada pela comunicação, Marketing Digital e Social Media.
Camila Rosa