Blog, Inbound Sales,

5 lições de La Casa de Papel em Vendas

Por Jean Rios em 21 de março de 2018
A série La Casa de Papel é um sucesso mundial pela sua trama e personagens. Mas você sabia que ela tem tudo a ver com seu time de Vendas? Entenda!
Leitura de 4 minutos
5 lições de La Casa de Papel em Vendas
4.9 (97.78%) 9 votes


Provavelmente você já ouviu falar sobre a produção da Netflix “La Casa de Papel”,  uma série espanhola tem conquistado o público de maneira surpreendente e tem sido considerada uma das melhores atrações do momento.

O que você não sabe é que essa série traz muitas dicas sobre gestão e liderança que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, principalmente no setor comercial. Confira quais são elas!

O que é La Casa de Papel?

La Casa de Papel é um seriado de assalto com um enredo bem simples:

Um homem chamado de Professor, analisa e recruta oito criminosos para assaltar a Casa da Moeda da Espanha. Cada um dos integrantes do roubo são escolhidos por sua habilidade em alguma função ou ferramenta que são diferentes e complementares.

Vale ressaltar que eles não se conheciam e não sabem os nomes uns dos outros. Cada um escolhe o seu apelido de acordo com nome de cidades, por exemplo: Rio, Berlim, Tokyo.

O objetivo é se infiltrar na Casa da Moeda durante onze dias de reclusão, tempo necessário para que eles possam imprimir 2,4 bilhões de euros. Mas para isso acontecer da melhor forma possível, eles vão ter que lidar com sessenta e sete reféns e com toda força policial contra eles.

Pode ficar tranquilo que não daremos spoilers e, como já anunciaram uma segunda temporada, a história ainda tem muito o que mostrar.

Agora que já apresentei a série, vamos às lições observadas.

 

1. Tenha um plano traçado

Para conseguir conquistar certos objetivos, temos que estar muito bem preparados para tudo que possa acontecer ao longo do caminho. Por isso, é muito importante ter um planejamento muito bem feito.

Na série, o Professor passa anos planejando o assalto. Não apenas organizando todas as ações, mas também antecipando possíveis problemas que possam surgir durante o assalto, já deixando todas as soluções possíveis preparadas.

No mundo dos negócios, isso não deve ser diferente. Um bom líder deve fazer todo o planejamento do seu time e buscar caminhos para que todos alcancem o resultado esperado. Isso vai desde entender quem é o público alvo até mapear possíveis situações que possam comprometer o sucesso do negócio.

2.  A formação da equipe é essencial

Em La Casa de Papel, o Professor trabalha com pessoas de diferentes personalidades, cada um com uma especialidade que será útil para o trabalho em equipe. Isso torna o trabalho mais complexo, mas também impacta positivamente no resultado final.

Podemos fazer um paralelo direto com as equipes de vendas que, para conseguir bater as metas e trazer novos clientes para empresa, precisam ter uma equipe bem estruturada. Isso passa pelos SDR (Pré-vendas), assim como vendedores, representantes e todos outros envolvidos no Ciclo de vendas.

3. O treinamento faz toda diferença

Na trama, os assaltantes passam 5 meses treinando e revisando o assalto, estudando cada detalhe e se preparando para seguir cada passo guiado pelo Professor. Quando chegou o momento certo…

O resultado estava claro, mesmo diante de um cenário caótico e difícil. O planejamento se manteve e todos os integrantes do grupo sabiam o que fazer, quando fazer e o motivo da ação.

No âmbito dos negócios, é muito importante que as equipes de vendas tenham um processo e treinamento muito bem elaborado e que cada atividade seja revisada com frequência.

Assim. o gestor evitará erros ao longo do processo comercial e facilitará o ramp-up dos novos vendedores.

4. Antecipe possíveis problemas

Na série, os assaltantes estão sempre um passo à frente dos investigadores.

Mesmo com os imprevistos que acontecem durante o assalto, todos eles conheciam as possíveis ações que a polícia faria e estavam preparados para elas.

Durante o planejamento, enquanto você analisa todas as variáveis que estão envolvidas em seu processo comercial, de modo que já consiga antecipar possíveis objeções que podem surgir durante a negociação.

É o simples fato de que toda ação pode gerar uma reação.

Saber o que fazer em todas essas reações resultará em um melhor desempenho de sua equipe de vendas. Por isso, é muito importante conhecer a fundo todo o Ciclo de Vendas do seu produto/serviço, assim será mais fácil de contornar problemas que surjam.

5. Não centralize o poder em suas mãos

Quando se fala em trabalho em equipe, sabemos que ninguém faz nada sozinho. E isso é crucial para que o plano funcione bem.

Uma das maiores vantagens no coletivo é que você pode ter pessoas de confiança comandando as ações, durante sua ausência.

O mesmo acontece na série, quando em alguns momentos o professor precisa se ausentar da sala de comando e os membros do crime tomam conta e seguem o combinado.

Depois desse paralelo, acredito que agora você vai olhar para a série de uma outra maneira, não é mesmo? Enquanto isso, aguardamos a segunda temporada para entender se o plano deles vai dar certo ou não.

Já tinha pensado nesse tipo de comparação? Tem outra série que você acha que tem tudo a ver com vendas? Compartilha com a gente!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Rios

Jean Rios

Inbound Sales em Conexorama
Vendedor por natureza e apaixonado por Marketing. Nas horas vagas curto sair pra tomar uma cerveja, assistir filmes, ir em festas e comer pizza.
Jean Rios