Blog, Inbound Sales,

O que “malhar” tem a ver com Marketing Digital?

Por Jean Vidal em 5 de janeiro de 2017
A decisão de passar a frequentar uma academia de ginástica tem muitos pontos em comum com investir em Marketing Digital Confira!
Leitura de 5 minutos
O que “malhar” tem a ver com Marketing Digital?
5 (100%) 2 votes

Eis que começamos um novo ano. Diante das festas, arrisco a dizer que, assim como é para mim, seja comum para todos aquele sentimento de mudança. Esse ano, vou fazer ‘x’. Já no dia primeiro, vou começar ‘y’.

E, se você é empresário, é normal também que muitas resoluções estejam ligadas ao seu negócio, por exemplo, desenvolver (criar ou melhorar) o posicionamento digital da sua empresa. Se esse for o caso, esse artigo é perfeito para você.

Hoje, vou comparar uma resolução tradicional de ano novo, “começar a malhar”, com o processo do Marketing Digital, mostrando as similaridades entre os casos. Confira!

Pode ter certeza, decidir que vai começar ainda não é o mais difícil

Essa é uma triste realidade. Quem me dera ter perdido 1Kg toda vez que decidi que ia começar a frequentar uma academia ou fazer um exercício físico. Do mesmo modo, para quem quer fazer Marketing Digital, é muito parecido.

Saber e decidir que vou começar não é sinônimo de resultados. Além disso, preciso ainda passar com calma e cuidado pela fase de avaliação dos investimentos, considerando minha capacidade financeira.

Para exemplificar, se você for malhar, é indicado comprar uma roupa adequada, um tênis especial e avaliar a opção de frequentar uma academia, buscar um profissional para te acompanhar, etc. Logo, o seu bolso precisa estar preparado.

Se for para ter uma presença digital, o mesmo se aplica à organização dos investimentos, mesmo em casos de internalizar as frentes, existe todo um custo de hora/colaborador para as frentes que serão desenvolvidas.

Toda essa motivação existe devido ao processo de aprendizado, que você já vem vivenciando na decisão de começar a mudança de vida. Se eu vou começar a malhar, é provável que tenha aprendido sobre uma rotina de exercícios e resultados, ou o quanto faz bem para minha saúde. Se vou fazer Marketing Digital, preciso entender quais são as frentes, cuidados, ferramentas/tecnologias e expectativas dos resultados de cada metodologia.

Por isso, a decisão de agir é importante quando teve um bom avanço entre aprendizado, reconhecimento do problema e consideração das soluções, etapas do processo de jornada de compra. Enfatizo que estar bem ciente dessas etapas, fará você ter resistência para desenvolver os resultados.

É preciso criar um hábito tanto para malhar quanto para fazer Marketing Digital

Você sabe o que significa hábito? Para não termos dúvidas, o Google responde essa para a gente:

Logo, como dizem por aí os escritores de autoajuda, somos resultados da nossa rotina. E, se vamos mudá-la, malhando ou aplicando uma metodologia de Marketing Digital, como o Inbound Marketing, é preciso entender que teremos uma grande resistência no começo, que é a quebra do hábito antigo.

Sendo mais direto, no começo, tudo dói. Depois, surgem os sinais dos primeiros resultados, você se anima e segue (mesmo com dor). Chega um momento, quando o hábito se torna “mania”, que tudo flui naturalmente e, assim, poderemos chegar aos grandes resultados.

Fazer Marketing Digital é muito parecido. Atire a primeira pedra a empresa que nunca avaliou apenas como custo (financeiro e de tempo) as atividades desenvolvidas. Aqui é a etapa da dor.

Só que sabemos que um grande fator de ranqueamento nos buscadores é a perenidade. É como se existisse uma regra para “separar os meninos dos homens”. E, depois de muito vivenciar projetos de Inbound Marketing, acredito realmente que essa regra esteja correta, reflexo da natureza.

Resultados imediatos são desculpas do conflito com a mudança de hábito que precisa existir para criar um grande resultado.

Cuidados com as regras dos exercícios valem na malhação e no Marketing Digital

Seguindo nossa linha de comparação, precisamos ainda levantar uma bandeira, que é o cuidado para fazer algo bom para a saúde (sua ou da sua empresa).

Se você estiver malhando, precisará ter alguns cuidados como: postura para os exercícios, sua alimentação, hidratação, entre outros.

Quando se faz Marketing Digital, também precisamos estar atentos a alguns detalhes. É preciso cuidar para fazer corretamente o que irá fomentar uma audiência apaixonada, sem fugir do foco do funil do Marketing de Resultados.

Aqui, indico a leitura de alguns debates que já tivemos em nosso blog, que falam justamente sobre erros e acertos para atuação digital:

7 erros comuns nas estratégias de Mídias Sociais das empresas
Você está trabalhando para o Facebook ou para sua empresa
O que são métricas de vaidade em Marketing Digital

Considere sempre ter profissionais acompanhando o seu processo, seja na malhação ou no Marketing Digital. Você pode muito bem achar que está aplicando uma melhoria, mas estar, na prática, criando um prejuízo por pura falta de conhecimento técnico.

Os resultados mais significativos surgem no longo prazo

É impressionante o quanto ainda chegam contatos para falar que buscam aumentar as vendas e precisam fazer algo incrível para “ontem”. Eu, como empresário, também busco aumentar as vendas da minha empresa e, se tivesse uma “fórmula mágica”, pode ter certeza que estaria aplicando no meu negócio.

Só que resultados significativos exigem um tempo para criar raiz. Se quero melhorar minha saúde através dos exercícios físicos, preciso ser constante, perene e resiliente para chegar lá. Por que seria diferente no Marketing Digital?

Ansiedade faz parte do processo, mas pode tranquilamente ser dosada pela consciência de que está fazendo o melhor, dentro de um processo claro e bem definido.

E você, já começou a fortalecer o seu Marketing Digital esse ano? Concorda com a comparação que trouxemos? Deixe um comentário, o debate será divertido. 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal