Blog, Marketing de Conteúdo,

Cuidados em aplicar Marketing Digital para SaaS

Por Ana Mendes em 27 de abril de 2018
Tão desafiador quanto o Marketing Digital tradicional, o Marketing Digital para SaaS exige alguns cuidados do profissional que vai atuar na área. Entenda melhor!
Leitura de 6 minutos
Cuidados em aplicar Marketing Digital para SaaS
5 (100%) 3 votes

Não tem jeito, o marketing é um assunto mesmo complicado e cheio de vertentes. Afinal de contas, achar a estratégia mais acertada para conversar com seu público e encontrar maneiras de vender o seu produto para elas é uma tarefa sempre desafiadora. Também por isso, ao longo dos anos, surgiram muitos métodos – uns melhores que outros. Atualmente, é o Marketing Digital para SaaS que vem ganhando espaço no mercado.

Tão desafiador quanto, o Marketing para SaaS é diferente do Marketing Digital tradicional. E justamente por isso ele exige alguns cuidados do profissional que vai atuar na área. No entanto, antes de entrar nessas especificidades, vamos explicar melhor o que é, na prática, uma empresa SaaS.

Ao longo deste artigo também vamos mostrar as diferenças entre o Marketing Digital tradicional e o Marketing para SaaS, além de dar dicas de como criar uma boa estratégia para alcançar o sucesso. Aproveite!

O que é SaaS?

Talvez você nunca tenha percebido, mas é bem provável que você use uma – ou mais! – aplicação SaaS no seu dia a dia. Duvida?

Pois bem, deixe-me contar que o Google Analytics, em que você analisa diversas métricas todos os dias, e o Dropbox, onde ficam todos os arquivos da sua empresa, são ótimos exemplos de aplicações SaaS! Mas você sabe exatamente o que isso significa?

SaaS significa Software as a Service, ou em português, Software como Serviço. Ou seja, são sites que oferecem serviços online que, antes, só era possível por meio de programas específicos, devidamente instalados em um computador.

Por que o Marketing Digital para SaaS é diferente de qualquer outro tipo de marketing?

Pois bem, agora que você já sabe o que é uma aplicação SaaS, você já deve imaginar o porquê do Marketing para SaaS ser tão diferente de qualquer outro tipo de marketing, não é mesmo?

Imagina criar uma estratégia de marketing de algo que não tem presença física e que está mudando constantemente?

Mas, se pararmos para pensar, o Marketing Digital para SaaS não é tão complexo, basta que você preste atenção no seu cliente. Esse é o caminho mais indicado para quem quer parar de perder tempo e dinheiro em leads não qualificados, e começar a trazer o público que realmente importa para o seu negócio.

Ainda parece difícil para você? Não precisa se desesperar! A gente ajuda você e mostra formas para você criar uma ótima estratégia e alcançar o sucesso.

Como criar uma estratégia de Marketing Digital para SaaS?

Na hora de criar a uma estratégia de Marketing Digital para SaaS, muitos profissionais da área esquecem que estão lidando com um tipo muito específico de serviço. E aí repetem os mesmos fluxos de trabalho do Marketing convencional. E o resultado? Obviamente muito abaixo do esperado.

Por isso, aqui, nós vamos listar algumas dicas que você deve colocar em prática para criar uma estratégia de Marketing Digital específica para SaaS. Confira:

Clientes de SaaS são leais e de longo prazo

Essa pode ser uma das principais diferenças do Marketing para SaaS em relação ao Marketing tradicional.

Quando falamos em Marketing para SaaS, é preciso levar em consideração que os clientes são leais e de longo prazo. Portanto, além de uma estratégia para trazer novos clientes para usarem o seu software, você precisa também criar meio de manter contato com os antigos.

Estudos mostram que mais de 80% de toda a receita que você vai ter no futuro virá de 20% dos clientes que você já tem. É um dado relevante, não é? E, com certeza você não vai querer perder esses clientes, portanto, pense neles!

Conteúdo é realmente importante

Eu sei que você já deve ter ouvido falar isso em qualquer estratégia de Marketing. Mas quando se trata de Marketing para SaaS o conteúdo é mesmo importante (inclusive por causa do que já mencionamos acima).

Lembre-se de que as pessoas vão procurar por você em busca de informação. Portanto, é obrigatório que tudo gire em torno da programação dela. Se você perceber, grande parte das boas práticas de empresas SaaS fazem com que os leads qualificados cheguem até o serviço oferecido através de conteúdo que soluciona problemas.

Não esqueça: você vende um serviço e não um produto

Como o próprio nome já diz – Software as a Service -, nós entendemos que o software é uma parte importante do negócio. No entanto, deve-se focar no serviço. É importante ter em mente que é a solução que o software oferece que vai fazer com que as pessoas procurem o seu serviço (viu?), e não o software por si só.

Portanto, ao criar o seu plano de Marketing Digital para SaaS, promova o seu serviço e mantenha a satisfação dos usuários como o objetivo principal. São essas pessoas que se tornaram os clientes fiéis e de longo prazo que mencionamos no primeiro item.

Experimente grátis!

Ficou empolgado com essa frase? Mas calma que a gente não vai oferecer nada! É só para provar o ponto de que ela realmente funciona!

Se você fosse vender um produto físico, certamente não o daria de forma grátis, não é mesmo? Afinal, perderia todo o sentido da venda. Talvez umas amostras, mas nunca o produto completo, estou certa?

No entanto, no Marketing para SaaS é exatamente isso que você pode fazer e que vai trazer ótimos resultados!

Oferecer o seu software por um período de tempo para que a pessoa perceba o que ele é realmente capaz de fazer por ela é uma das estratégias mais bem sucedidas no objetivo de adquirir novos clientes.

Essa prática, é claro, deve ser feita embasada por uma estratégia e também deve-se ter certeza de que há uma equipe preparada para reter esses usuários.

No fim das contas, todas essas ações que você vai inserir no Planejamento de Marketing da SaaS vai servir para que, futuramente, o software se venda por si só. Um exemplo disso são essas plataformas em nuvem, como o Google Drive ou o Dropbox: quem hoje ainda precisa ser convencido de que elas são essenciais?

E você, tem alguma experiência com o Marketing Digital para SaaS? Compartilhe com a gente e conte quais foram as estratégias que mais deram certo!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Mendes

Ana Mendes

Jornalista se enveredando pelas áreas do Marketing Digital. Sonha um dia em resgatar todos os animais de rua.
Ana Mendes