Blog, Ferramentas, RD Station,

Novidades do RD Station lançadas no RD Summit 2016

Por Jean Vidal em 17 de novembro de 2016
Se acompanha Marketing Digital, já deve ter ouvido falar do RD Station. Listamos aqui as novidades apresentadas no RD Summit 2016. Confira!
Leitura de 7 minutos
Novidades do RD Station lançadas no RD Summit 2016
5 (100%) 2 votes

Arrisco a dizer que, se você acompanha o nosso blog, certamente já ouviu falar do RD Station, software de Automação de Marketing Digital, criação brasileira, aqui de Florianópolis. Se não indico conferir esse guia completo sobre o RD Station que montamos.

Quem esteve presente no RD Summit 2016 acompanhou as novidades que foram lançadas, além da nossa conquista do prêmio da agência que mais trouxe sucesso para seus clientes pelo segundo ano consecutivo.

Para quem é ansioso, pode conferir um ótimo resumo nesse vídeo oficial lançado pela RD:

Para quem quer aprender mais, vamos nos aprofundar e mostrar os detalhes das novidades do “novo” RD Station e como você pode usar em seu negócio. Confira!

1. O novo dashboard do RD Station

O primeiro grande contraste para quem usava o software no dia a dia é a nova interface que mudou, principalmente, de tom, do tradicional marrom para um azul escuro muito mais agradável.

Na nova home, agora temos alguns elementos adjuntos ao tradicional funil, mas antes vamos observar que um antigo pedido foi atendido, que é poder voltar aos números dos meses anteriores:

1-dashboard-rd-station

 

O maior ganho aqui é justamente poder acompanhar a real evolução do Marketing diante do desafio de um mês melhor que outro.

Os demais elementos adicionados na home do software foram:

  • Acompanhar as páginas mais acessadas do mês e, assim, poder tomar medidas, como adicionar determinado CTA em artigo que ganhou posicionamento orgânico ou ficar de olho se uma Landing com forte tráfego está convertendo bem (cruzando os dados em “converter > Landing Page”);
  • Grande box com as últimas conversões em Leads e, aqui, é lógico o sentido de acompanhar a geração de Leads no dia a dia;
  • Box da última Landing Page, citando quantos visitantes teve e quantos Leads já foram gerados, com intenção de acompanhar o impacto do último material lançado;
  • Do mesmo modo, um box da última campanha de e-mail, com o objetivo de verificar os números do funil de conversão do e-mail marketing.

2. Novidades nas postagens em Mídias Sociais

A postagem em mídias sociais, que você chega pelo menu superior em “Atrair > Postagem em Mídias Sociais”, também trouxe algumas novidades: Agenda com calendário e Resultados:

2-calendario-social-midia-rd-station

 

A agenda de postagens através de um calendário aumenta significativamente a organização das ações sociais. Além disso, o RD adicionou de modo bem bacana as datas comemorativas para quem trabalha com Marketing Post nas Redes Sociais (não temos adesão com relação a essa frente, mas entendemos o quanto os empreendedores gostam desse tipo de ação).

Outra novidade bacana são os resultados. Mesmo que os números ainda sejam apresentados de modo simples, já é uma evolução para usar o próprio software para trazer insights do que gera resultados em curtidas, cliques e compartilhamentos.

Se alguém do time de produto da RD estiver lendo esse artigo, fica o nosso pedido para um dia poder também atualizar não somente o perfil da empresa no Facebook e LinkedIn, mas também administrar a participação em grupos. Seria uma ótima novidade para 2017. 😛

3. Drag & Drop: E-mail Marketing e Landing Pages

Agora os editores de Landing Pages e E-mail Marketing têm modelos que permitem a edição em formato Drag e Drop (arrastar e largar), ou a ação de clicar em um objeto virtual e “arrastá-lo” a uma posição diferente ou sobre um outro objeto virtual.

Para a agência, facilita a vida, mas não tem tanto impacto, afinal utilizamos muito a edição por HTML e CSS das Landing Pages e E-mails. Para quem não tem conhecimentos avançadas nesses pontos, esse tipo de edição permite um resultado final muito melhor, pois você pode fazer e já ver o resultado final:

3-email-drag-drop-rd-station

4. As duas maiores novidades: Pop-ups e Formulários Inteligentes

Sim, peço licença para dizer que essas são as duas novidades de maior impacto. Certamente você pode ter uma visão diferente da minha, mas defendo minha opinião com dois pontos:

1. Observe quantos sites por aí não trabalham com “pop-ups”. Eles “pulam” na sua tela normalmente depois de alguns segundos na página ou quando o seu mouse vai em direção à barra do navegador (possivelmente para sair daquela página). Podemos até entrar no debate de que muitos Marketeiros até exageram, de que é invasivo, mas uma coisa é consenso: aumenta muito a geração de Leads e você pode usar com respeito sim.

2. A pior coisa do mundo é ficar respondendo a mesma coisa para baixar um segundo material de determinada empresa que sigo. Muitas vezes, até desistimos de baixar o que queríamos.

Por isso, agora você pode trabalhar com esses dois cuidados através do RD Station. Estamos testando internamente a opção dos pop-ups para trazer para nossos clientes, mas já usamos outras soluções para WordPress.

Nas Landing Pages, que a Resultados Digitais chama de “Formulário Inteligente”, agora você pode evitar repetir perguntas quando mostrar um novo material para quem já é Lead:

4-formularios-inteligentes-rd-station

 

Na edição de qualquer Landing Page de conversão no RD Station, quando você chegar na edição do Formulário, poderá usar a opção “Otimização > Formulário Inteligente”. Ali, poderá selecionar quantas perguntas pode mostrar para um Lead quando acessar uma nova Landing Page.

Em outras palavras, as perguntas que o Lead já respondeu, que estão gravadas no CRM do RD Staiton, não serão exibidas novamente para aquele contato.

Já escrevemos um artigo que mostra como utilizamos 4 formatos de Landing Page durante a estratégia. Essa mudança não impacta na nossa estratégia, mas melhora, automatizando exatamente as Landing Pages de Progressive Profile que explicamos em detalhes no artigo.

5. Planos de Sucesso

Outra grande novidade do software, ainda muito escondida em nossa opinião, é um registro de atividades, um controle de tasks que, para nossa agência que já usa esse tipo de abordagem, faz todo sentido do mundo.

Estamos também aprendendo o impacto e evolução nesse formato, considerando que temos outros controles compartilhados com nossos clientes. Apesar disso, é certo que essa funcionalidade será utilizada em nossa metodologia:

5-planos-de-sucesso-rd-station

6. Engajamento de Leads

Outra novidade, que começamos a testar antes mesmo do lançamento oficial do novo RD Station, foi uma configuração no processo de disparo de e-mails, chamada “engajamento de Leads”:

6-engajamento-base-de-leads-rd-station

O RD Station mostra, do total da base, quantos Leads estão engajados, tendo interação com os nossos e-mails disparados, e quantos não estão e, assim, podemos segmentar e enviar as mensagens para bases mais limpas.

Existe uma evolução natural que deverá acontecer no RD Station que é a opção de automação para Leads não engajados. E, lógico, estamos testando as duas opções de disparo para entender os resultados.

O que sabemos é que servidores de e-mail, como o Gmail, já afirmaram que quanto melhor for as suas métricas do funil de e-mail marketing, maior será o alcance e visibilidade das suas mensagens nos operadores de e-mails. Assim, só utilizar essa funcionalidade já tende a melhorar “naturalmente” essa otimização com centrais de e-mails.

O que vem pela frente?

Durante o evento, principalmente na palestra do CEO Eric Santos, um dos meus mentores de Marketing Digital, ficamos sabendo de algumas novidades que vem pela frente, entre elas:

– Criação do editor visual da automação de Marketing e novas condicionais;
– Teste A/B de E-mail Marketing;
– Widgets do dashboard que, em breve, poderemos editar e adicionar conforme interesse;
– FaceLeads Ads está sendo liberado para integrar com o RD Station;
– Entre outros.

Para quem é nosso cliente, terá maior contato com essas novidades, porque estaremos implantando tudo que tiver aumento de resultados, sempre fazendo um beta (com a gente ou com um cliente alinhado antecipadamente), e depois sendo liberado para todos da base.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado, principalmente, quem usa o RD Station no dia a dia. Fique à vontade para comentar as suas dúvidas, que vamos trocando maiores informações.

Extra: Como dica final, não combinado, estávamos subindo esse artigo e vimos o mesmo tema no blog da Resultados Digitais, com a palestra do Eric Santos mostrando o novo RD. Vale conferir também!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal
  • Edouard Guerle Aoki

    Obrigado pelos esclarecimentos sobre as novas possibilidades do RD, deixa a gente bem animados sobre futuras possibilidades !!

    • Obrigado Edouard pelo seu comentário. Conte com nossa atenção sempre! 😉