Blog, Redes Sociais, Visitantes Qualificados,

O melhor dia e horário para postar no Facebook da sua empresa

Por Content em 10 de maio de 2016
Quer alavancar as publicações da página da sua empresa no Facebook? Entenda de vez o melhor dia e horário para postar o seu conteúdo!
O melhor dia e horário para postar no Facebook da sua empresa
5 (100%) 8 votes

Em abril deste ano, o diretor de parcerias do Facebook divulgou números da rede social referente ao Brasil e eles são surpreendentes, afinal já somos mais de 102 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente na plataforma.

Além disso, um estudo realizado pelo próprio Facebook afirmou que os usuários estão vendo o que realmente querem referente a negócios. Ou seja, segundo os dados, 99% das pessoas afirmaram que leem as publicações das marcas na plataforma, e 68% desse total acessa para descobrir novos produtos. Esse é um dado que pode ser de total interesse para os empresários.

Assim, se sua empresa busca o crescimento das interações e conectividade, está na hora de fazer parte dessas estatísticas. Considerando todas essas informações, criamos o artigo de hoje para você que quer alavancar as publicações da página da sua empresa no Facebook, e entender de vez o melhor dia e horário para postar o seu conteúdo. Confira!

Melhores dias e horários para publicar no Facebook

Já sabemos que a conexão entre pessoas e marcas funciona, mas você sabe quais são os dias e horários que os fãs da sua página estão conectados no Facebook?

Esse dado é fácil de identificar, e por sinal é um dado importante para ser analisado e testado de modo a alcançar o maior número de pessoas com as suas postagens, que nada mais é que um dos objetivos do Marketing de Resultados nas Redes Sociais.

Como identificar o melhor dia e horário para postar no Facebook?

Não adianta escolher um horário que você goste ou aquele padrão que todos usam, afinal, cada empresa tem seu público alvo. Por isso, analisar o horário é importante, assim você vai transmitir mais facilmente a mensagem que quer aos seus seguidores.

Para acessar, vamos usar o “Facebook Insights”, que são dados provenientes das interações na sua página no Facebook. Esse recurso está ativo apenas quando você utiliza uma página e não aparecerá se sua empresa comete o erro tradicional de ainda usar um perfil ao invés de uma página.

O acesso é bem simples: quando entrar em sua página no Facebook, através de um usuário que contenha função de administrativo (ou equivalente), um “menu” superior aparecerá, e você poderá buscar a opção “Informações”. Observe que teremos uma série de dados:

informações da página no Facebook

Os dados são mostrados através de gráficos e comparativos de informações. A navegação é bem intuitiva e indicamos que você confira o máximo possível do que está sendo demonstrado. Para descobrir os horários de maior alcance das suas publicações, primeiro vá na opção “Publicações” no menu lateral.

Observe que o gráfico mostra os números que foram calculados com base nos sete dias da semana anterior à data que você fez a pesquisa. Ou seja, se você olhar em uma segunda-feira, os dados informados serão da segunda-feira anterior até o domingo.

alcance dos horários no Facebook

Fonte: Imagem do gráfico da página da Inteligência Network no dia 09/05/2016

Observando o gráfico, podemos ver que os horários de maior audiência desse público são às 15h e às 19h, então é mais provável que o alcance da sua publicação seja maior nesses períodos do dia.

Em uma outra análise, mas no mesmo gráfico, também é possível identificar em que dia da semana o seu público está mais conectado na rede social.  Nesse caso, o dia da semana que o Facebook é mais acessado pelo público da Inteligência Network é sábado, mas praticamente empatado com domingo e quinta-feira.

Após essas duas análises, você vai conseguir identificar qual é o melhor horário e dia para fazer publicações na página da sua empresa. No exemplo citado, podemos verificar que o dia e horário ideais para que as publicações tenham mais audiência é na quinta-feira, às 15h e às 19h, tirando alguns insights para testar no domingo, às 20h.

Conhecer esse dados garante bons resultados?

Os dois dados que analisamos são relevantes para o planejamento de postagens nas redes sociais. Porém, seja qual for o objetivo da sua empresa no Facebook, o principal é que os seus “fãs” tenham mais interesse no seu negócio e se tornem clientes fiéis aos seus produtos.

Analisar o alcance das publicações é uma das etapas, um bom começo, mas não esqueça: inclua sempre nas suas postagens conteúdos relevantes, que despertem o interesse das pessoas em clicar naquela publicação e saber mais sobre o assunto e que, por fim, acreditem que o que a sua empresa oferece é a solução ideal para o problema delas.

Além disso, variar alguns horários, até mesmo com poucas pessoas conectadas, pode ser um bom “Teste A/B“. Considere que nesses horários não só teremos menos pessoas na Rede Social, como menos concorrentes brigando pela atenção do mesmo público. No final, outras métricas irão ajudar você a ser juiz no processo de otimização da sua rotina de publicações, mas isso já é assunto para um outro tema.

E você, já pensou em fazer ou fez algum tipo de análise na página da sua empresa no Facebook? Gostaríamos de saber. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe seu recado nos comentários.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content

Últimos posts por Content (exibir todos)

  • Patricia Cuscow

    Eu utilizo uma plataforma de gestão de redes chamada mLabs, https://www.mlabs.com.br/ e eles me dão mais do que dicas de horarios mas também pautas para postar e como impactar o meu público da maneira certa.

    • Uma excelente ferramenta mesmo @patriciacuscow:disqus. Obrigado pelo comentário! 😉