Blog, Geração de Leads, Leads,

O que "Pedido de Casamento" tem a ver com Geração de Leads?

Por Jean Vidal em 19 de outubro de 2015
Vamos utilizar uma Metáfora bem divulgada para explicar a importância de trabalhar o relacionamento de longo prazo sua Geração de Leads!
Leitura de 4 minutos
O que "Pedido de Casamento" tem a ver com Geração de Leads?
5 (100%) 7 votes

Você já deve ter ouvido que no processo de Inbound Marketing, os “Leads” são contatos que deixaram suas informações pessoais como e-mail, telefone e outras, através dos formulários e Landing Pages no seu site.

E talvez em algum momento já deve ter lido que existem duas formas de gerar Leads, através de “conversões diretas” (formulário de contato e orçamento) e “conversões indiretas” (para baixar um ebook), sendo essa última a que tem a maior taxa de conversão.

Apesar desse conceito ser bem disseminado, ainda é muito comum vermos sites que não praticam a conversão indireta e não se preocupam em aumentar as suas formas de gerar Leads.

Com esses empreendedores, muitas vezes temos que debater sobre a importância de Marketing de Relacionamento. Por isso, no artigo de hoje vamos utilizar uma Metáfora bem divulgada para explicar a importância de trabalhar o relacionamento de longo prazo com a sua audiência digital. Confira!

Você pediria alguém em Casamento no primeiro encontro?

Imagine que você está em um local com muitas pessoas, como por exemplo um bar, e nota que está sendo observado por uma pessoa muito bonita. Em um súbito momento de coragem você se aproxima para conversarem. Durante a conversa, aproveita para contar sobre sua vida, seus objetivos e, antes da pessoa ir embora, você questiona se ela gostaria de casar com você.

Nessa situação que simulamos agora, será bem provável o recebimento de um “não” como resposta, e ainda a perda da oportunidade de manter contato com a pessoa que acabou de conhecer e que você adoraria manter um relacionamento.

Agora, para atingir o tão sonhado “sim”, será importante mudar de estratégia. Marcar o próximo encontro, trabalhar para que seja um momento agradável, repetir esses encontros até que vocês possam começar a namorar. Conhecer a família de ambos, viver datas importantes, viajar juntos, tudo preparando para o momento ideal de aí sim, pedir em casamento.

Podemos afirmar que é consenso sobre quem aplica maior tempo no relacionamento até o momento ideal do pedido terá suas chances potencializadas para uma resposta positiva. Mas o que isso tem a ver com Marketing Digital?

Muitos sites estão pedindo em casamento direto no primeiro encontro

Podemos relacionar a situação apresentada acima quando acessamos um site, que pode até ser bem trabalhado em informações, mas tem apenas um formulário de contato ou orçamento. Nesses casos, podemos afirmar que estamos sendo pedidos em casamento no primeiro encontro.

Quando uma empresa foca em ter somente as opções de “conversão direta”, está trabalhando com no máximo 10% do potencial de geração de Leads dos visitantes do seu site, e esse é um grande motivo para você gerar Leads por conversão indireta.

E mesmo que você esteja atuando com um e-commerce, no qual todas as opções e toda a estrutura do site são voltadas para o fechamento do carrinho, muitos visitantes estão saindo do seu site, sem deixar o contato para que vocês mantenham um relacionamento.

Agora, quando alguém converte em um dos seus materiais grátis, ainda que não seja um contato de vendas (naquele momento), será um alcance digital para que você mantenha um bom relacionamento. E quando chegar o momento de compra, você será referência para aquele consumidor.

Como começar no Marketing de Relacionamento?

Para quem nunca gerou Leads, muitas dúvidas podem surgir e é comum, visto que existem diversos passos até o lançamento do Material Rico. Por isso, em suma, considere os seguintes passos para lançar conteúdos e começar a gerar Leads:

1. Defina o tema do seu conteúdo;
2. Escreva, terceirize ou adapte conteúdos já prontos do seu site;
3. Transforme o texto em um PDF com um design bem elaborado;
4. Crie uma Landing Page, para isso você pode usar softwares especializados;
5. Para divulgar, crie chamadas no seu site para as redes sociais ou mande uma audiência direto para as páginas de conversão, através da Publicidade Online, como o Google AdWords.

Não se preocupe em ser o “conteúdo do ano”, mas trabalhe para passar uma mensagem de qualidade. E lembre-se de repetir os 5 passos novamente, afinal, o próprio Lead pode gerar Lead, através de uma Landing Page de Pagamento Social.

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe o seu comentário. E se gostou do nosso conteúdo, por favor compartilhe nas redes sociais.

Lead Scoring

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal