1) Visitantes Qualificados, Blog, Marketing de Conteúdo,

Os formatos e canais estratégicos do Marketing de Conteúdo

Por Penélope Vitória em 14 de junho de 2016
Para ter efetividade na prática, você também precisa conhecer os formatos e os canais que melhor conversam com o seu público. Confira!
Os formatos e canais estratégicos do Marketing de Conteúdo
5 (100%) 3 votes

Agora que você já conhece a importância de apostar em conteúdo estratégico, iremos avançar um pouco mais no processo.

Para ter efetividade na prática, você também precisa conhecer os formatos e os canais que melhor conversam com o seu público. Afinal, de nada adiantaria escrever um ótimo artigo e publicá-lo se todos os detalhes não contribuírem para o sucesso da estratégia. Em se tratando do seu público-alvo, cada pequeno passo pode tornar-se grande.

O seu público tem que se sentir atraído pela maneira como o conteúdo vai ser apresentado e, claro, também deve encontrar facilmente o que a sua empresa quer que ele saiba.

Para que você entenda melhor, vamos falar hoje de algumas das “engrenagens” deste grande mecanismo chamado Marketing de Conteúdo.

Agora é a hora de você conhecer os formatos e os canais estratégicos que melhor apresentam o seu conteúdo. Preparado? Vem!
Formatos que melhor apresentam o seu Conteúdo

Seu público é composto basicamente por leitores assíduos? Ou são pessoas predominantemente visuais? Sua solução é simples de entender ou é necessário certo conhecimento técnico para comprar?

As respostas para estas questões são fruto de muita análise. Você conhece bem as pessoas que compõe o seu mercado? Se sim, vamos passar para o próximo passo: como você pode apresentar os conteúdos para o seu público.

Blog Post

O Blog Post, também chamado de artigo, é um dos formatos mais comuns e, geralmente, está presente em todas as estratégias de conteúdo.

Este formato é – por assim dizer – o primeiro passo para começar a fazer Marketing de Conteúdo. Quando se está no início, escrever para um blog é base para começar a atrair visitantes e criar reputação.

“Ok, mas por quê?” Pelo simples fato de que não há grandes custos para produzir conteúdo escrito, e você ainda consegue utilizar boas práticas de SEO em seus textos e atrair visitantes verdadeiramente interessados por meio do emprego de palavras-chave.

eBook

Podemos propor que o produto que a marca “WY” produz é extremamente específico e possui muitos detalhes de funcionamento.

Neste sentido, seria extremamente vantajoso para esta marca reunir as informações mais aprofundadas sobre o que vende e disponibilizar um material para o público, com o intuito de que conheçam e “mergulhem” mais na essência do negócio.

A marca “WY” também deseja recolher contatos, para futuramente educá-los com outros conteúdos e construir uma base rica de vários potenciais clientes. Se fosse a sua marca, em qual formato de conteúdo você apostaria? Quem respondeu eBook, acertou!

Webinar

Nenhum conteúdo cumpre o papel de engajar os usuários tão bem quanto o webinar. Este formato compreende vídeos live e de curta duração, que tem como intuito principal abrir discussões sobre as solução, incentivar a troca de ideias e sanar as dúvidas mais frequentes.

Se o público tem muitas dúvidas sobre a sua solução, vale a pena dedicar algumas horas de seu dia – e alguns profissionais qualificados – para prestar um suporte ao vivo e totalmente humanizado.

Respondendo dúvidas e se posicionando como especialista no assunto, resta alguma dúvida de que você conseguirá “fisgar” os seus potenciais clientes com muito mais facilidade?

Sem contar que, por meio da oferta deste formato em uma Landing Page, ainda é possível conseguir vários contatos e utilizá-los em outras estratégias.

Whitepaper

Muito utilizado também para a captação de contatos, o Whitepaper é uma espécie de eBook, só que mais direto. Este formato não é tão aprofundado e extenso quanto um eBook, mas também funciona muito bem no processo educativo da solução.

Infográfico

Assim como o conteúdo em vídeo, o infográfico é utilizado para impactar públicos predominantemente visuais e educá-los sobre assuntos mais complexos.

O Infográfico, se bem produzido, pode se tornar “viral” e trazer grande visibilidade para a marca. Isto é, se o conteúdo for bem explicativo e sucinto, poderá ser compartilhado por milhares de usuários e, por consequência, poderá ser conhecido por outras centenas, milhares e até milhões de pessoas.

Vídeo

Bem como o webinar, o vídeo é uma das maneiras mais efetivas de educar o público. Por ser um formato prático para os usuários, que não exige muito esforço para o aprendizado, é crucial em todas as etapas da estratégia de Marketing de Conteúdo.

Um vídeo bem feito pode gerar dos menores benefícios aos mais grandiosos. Assim, é possível utilizá-lo para ensinar, ganhar visibilidade e também adquirir autoridade perante o público.

Principais canais estratégicos para divulgar seus Conteúdos

Blog

É indiscutível que o Blog é o centralizador de conteúdo da sua estratégia. Nele, você pode apostar na divulgação de vários formatos, que não incluem só conteúdo em texto. Para turbinar o blog, basta usar a criatividade.

Além de servir de pilar para a estratégia de conteúdo, o blog é ainda indispensável para atrair tráfego qualificado para o website, por meio dos esforços de SEO e Marketing de Conteúdo.

E-mail Marketing

Para fazer Marketing de Conteúdo, você precisa criar relacionamento e cultivar uma boa impressão perante a sua audiência, certo? Neste sentido, uma das ferramentas mais efetivas é o E-mail Marketing.

E, não, o E-mail não está perdendo a sua força: é ainda a ferramenta de comunicação com maior uso e abrangência no meio corporativo. Isso quer dizer que, se o seu negócio for B2B, vale muito a pena construir uma base de potenciais clientes, criar um bom conteúdo e apostar fortemente em E-mail Marketing.

Redes Sociais

Se você tem bom conteúdo, você precisa mostrá-lo para o mundo. Ou melhor, para o seu mundo, que neste caso, é o seu público-alvo. As mídias sociais cumprem perfeitamente o papel de levar sua mensagem às pessoas.

Isso porque, por meio delas, que abrigam milhões de usuários do mundo inteiro, você pode encontrar quem realmente precisa da sua marca.

Vamos utilizar uma analogia: Imagine que você é um pescador e possui iscas poderosíssimas. Se você não lançar estas iscas ao mar, conseguirá pescar algum peixe?

O seu conteúdo é uma ferramenta de atração, uma isca a ser utilizada para fisgar contatos, os seus “peixinhos dourados”. As redes sociais podem ser compreendidas como o mar, onde milhares de peixes nadam – muitas vezes sem interesse definido.

Tudo o que a sua marca tem a fazer é direcionar o interesse destes “usuários peixinhos” os fisgando e os trazendo para dentro do seu negócio.

Você já conhece o poder do Marketing de Conteúdo e também como a sua marca deve se apresentar. O próximo passo é colocar as mãos à obra! Nosso intuito é continuar compartilhando informações que te ajudarão ainda mais na jornada de alavancar seus resultados.

Este conteúdo foi escrito para esclarecer dúvidas e auxiliar pessoas que buscam se aprofundar em Marketing de Conteúdo. Tem alguma dúvida? Envia aqui para a gente! Teremos o maior prazer de te responder. Até a próxima!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Penélope Vitória

Penélope Vitória

Planner Expert em Conexorama
Apesar de formada em Design Gráfico, sempre fui aficionada por comunicação. Quando conheci o Marketing Digital, soube que ele veio para ficar. Estou sempre em movimento e absorvendo conhecimento. Posso dizer que sou uma “engraçadinha” com um grande apetite!
Penélope Vitória