*Vídeos Explicativos,

Participamos do Projeto da nova Aurum com Ilustrações e Vídeo Explicativo

Por Felipe Fox em 23 de dezembro de 2016
Leitura de 3 minutos
Participamos do Projeto da nova Aurum com Ilustrações e Vídeo Explicativo
5 (100%) 1 vote

Antes de falarmos desse projeto, é bom lembrar que a Aurum havia nos contratado anteriormente para desenvolvermos um vídeo explicativo sobre as Publicações do Themis. De lá pra cá, a empresa passou por um processo de rebranding e nos chamaram para ajudá-los em outras demandas de design.

Por isso no artigo de hoje vamos mostrar todos os detalhes do Projeto da nova Aurum. Acompanhe!

Nova Identidade Visual e novas necessidades

Primeiro de tudo fomos apresentados à nova identidade visual da Aurum, criada pela Bradda Design. Após o conhecimento das diretrizes, tomamos conhecimento da necessidade do cliente: eles precisavam de vários ícones e ilustrações vetoriais para o seu novo site, além de um Vídeo Explicativo para apresentar o Astrea, principal software deles.

Definição do estilo visual

Após a criação de um cronograma, iniciamos o projeto com a etapa de definição de estilo visual. O estilo deveria ser usado para criar os ícones e as ilustrações mantendo uma identidade coerente e condizente com o novo branding da Aurum. Nesse momento um brand book se torna essencial para nortear o caminho criativo que deve ser tomado.

Criação dos ícones

Com o estilo definido e aprovado pelo cliente, tivemos a tarefa de desenhar 39 ícones para o novo site da Aurum. Os ícones serviram para representar funcionalidades e benefícios nas páginas de cada um dos três softwares da empresa, além de serem inseridos em outras páginas, como no blog.


Tiveram muitos conceitos abstratos que tiveram que ser representados através dos ícones. O que exigiu bastante da cuca da nossa designer, que teve esse desafio de transpor ideias em imagens simples e coerentes.

Ilustrações

As ilustrações deveriam, assim como os ícones, representar os benefícios dos softwares, porém com a vantagem de ser maior e com mais detalhes. E assim embutir mais significado e gerando soluções mais criativas para ajudar no entendimento das ideias contidas nas páginas. Tarefa essa que não se consegue com ícones simples.

O desafio foi utilizar-se de metáforas visuais ou abstrações de telas, para ilustrar os conceitos expressos em texto. No caso, foram quatro ilustrações por página, totalizando 12 ilustrações.

Pré-produção do Vídeo Explicativo do Astrea

Após aprovados os ícones e as ilustrações, demos continuidade ao projeto com o Vídeo Explicativo de 60 segundos, do Software Astrea. O texto já estava pronto, o estilo visual dos ícones e ilustrações já estava criado e aplicado, portanto não teve muito segredo nem muitas novidades na parte de concept do vídeo.

Porém precisávamos definir um personagem que exerceria o papel de protagonista do vídeo. Pensamos “já tem tanto homem na área jurídica, precisamos comunicar o Astrea mostrando os problemas de uma advogada”. Foi então que sugerimos para o cliente que utilizássemos a Clarisse.

Produção do Vídeo

Após aprovado o style frame acima e o storyboard, iniciamos a produção do vídeo e desenhamos todos os elementos do vídeo. Em paralelo, foi gravada a locução do vídeo. Com o arquivo da locução podemos trabalhar na animação, que é sincronizada com a narração.

Após concluída a animação, ficou faltando apenas a sonorização, etapa onde foram inseridos os sound effects (ou efeitos sonoros) e a trilha sonora que ajuda a dar ritmo ao Vídeo Explicativo. O vídeo ainda contou com uma adaptação em espanhol para alcançar mais gente.

Quer ver como ficou o Vídeo Explicativo do Astrea? Clica no play e confere.

Curtiu? Não curtiu? Conta pra gente.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Felipe Fox

Felipe Fox

Diretor Criativo em Conexorama
Designer por formação, ilustrador por ocasião e Motion Grapher por paixão. A criatividade faz parte da minha vida tanto quanto o ar que respiro. Curto cinema, séries, pedalar, tomar uma gelada, tocar trompete e levar meu mini cão Bilbo pra correr nas pracinhas de Floripa.
Felipe Fox