Blog, Marketing de Conteúdo,

Pauta de conteúdo: Cuidados para criar os temas dos artigos pro seu blog

Por Flávia Umpierre em 18 de outubro de 2017
Escrever para um blog não é dar tiros no escuro. Por isso, neste artigo, você verá a importância de planejar uma pauta de conteúdo consistente em seu blog. Confira!
Leitura de 5 minutos
Pauta de conteúdo: Cuidados para criar os temas dos artigos pro seu blog
5 (100%) 4 votes

Vamos imaginar o seguinte cenário: sua empresa tem um blog e você é o responsável por produzir os artigos que são publicados por lá. No entanto, você observou que os posts não têm gerado o número de acessos que esperava nem atingido as pessoas que gostaria. Consequentemente, está frustrado com os resultados desse investimento em Marketing de Conteúdo.

Não se desespere. O seu problema é comum entre empresas que ingressam no mundo do Inbound Marketing com pouca ou nenhuma orientação. Por isso, quero falar com você hoje sobre a etapa que antecede a criação dos posts: a Pauta de Conteúdo.

Para isso, vou apresentar a seguir pontos fundamentais a serem observados antes de colocar a mão na massa e escrever os artigos para seu blog. Vamos lá?

Mas o que é Pauta de conteúdo?

A Pauta de Conteúdo nada mais é que o direcionamento dado para a produção dos conteúdos. É nesse momento que são definidos os temas que serão tratados, para quem eles serão endereçados, quais os objetivos devem atender e em qual canal essa conversa deverá acontecer.

E por que fazer esse planejamento? Porque sem ele, seu artigo é um tiro no meio do furacão. Quer dizer: grandes são as chances de não atingir nada – ou pior, atingir o alvo errado.

A importância de pensar na Jornada de Compra

Um dos maiores segredos do Inbound Marketing é produzir conteúdo relevante. Isto é, não basta que seu artigo tenha qualidade nas informações (o que é fundamental, claro), é preciso também que ele seja produzido especialmente para alguém que você sabe como e onde encontrar. E mais! É importante que essa pessoa esteja disposta a consumi-lo.

E é aí que entra a Jornada de Compra. Ela mostra o caminho percorrido pelo cliente, do momento em que ele descobre a existência da sua empresa, do produto ou serviço que você oferece até o momento em que ele decide comprar – leia-se, comprar de você.

Por isso, ao seguir este guia, você produzirá conteúdos mais certeiros e relevantes, atendendo a todas as etapas do Funil de Vendas (Topo, Meio e Fundo).

Como produzir conteúdo para cada etapa da Jornada de Compra?

Antes de mais nada, ressalto que uma boa Pauta de Conteúdos deve equilibrar o número de artigos produzidos entre todas as etapas da Jornada de Compra e atender a todas as Personas da sua empresa.

Fase 1 – Aprendizado

Também conhecida como a fase da Descoberta, ela marca o início do possível cliente na Jornada de Compra. Nessa fase, a pessoa descobre que tem um problema e faz as primeiras pesquisas em busca de uma solução. Incluem-se neste momento também aqueles que nem sabem ainda que tem um problema e estão apenas pesquisando sobre assuntos de seu interesse.

Para essa etapa, devem ser produzidos conteúdos de atração, artigos gerais e introdutórios, que tratem de forma mais superficial ou informativa sobre o problema enfrentado por sua persona.

Fase 2 – Reconhecimento do Problema

Agora, ciente da dor ou desafio que enfrenta e de sua dimensão, a pessoa começa a buscar soluções. É aí que os conteúdos devem ser focados em apresentar maneiras de resolvê-los.

Por isso, invista em artigos e materiais educativos mais aprofundados, como guias, tutoriais, “como fazer”, “erros comuns” e passo-a-passos, por exemplo.

Fase 3 – Consideração da Solução

Nesse momento, a conversa pode abordar as vantagens dos produtos e serviços do setor que sua empresa atua e que podem solucionar as questões enfrentadas pelo cliente. É na etapa da consideração que você irá despertar o interesse pelas soluções que você pode proporcionar.

Assim, ofereça materiais como comparativos e cases de sucesso, na intenção de dar segurança à sua persona para a tomada de decisão.

Fase Final – Decisão de compra

Esse é momento de mostrar ao cliente que você tem a solução perfeita! Ele já está pronto para adquirir seu produto ou serviço, mas não tem certeza sobre qual empresa oferece o melhor. É a hora da “cartada final”, de encantá-lo e convencê-lo de sua capacidade de entregar o melhor.

Os conteúdos indicados para essa fase devem convencer que sua empresa é a melhor e você tem expertise para aquela solução que o cliente procura. Para isso, indico o que chamamos de Material Rico, que pode variar entre demonstrativos, apresentação da empresa ou produtos, trial, entre outros.

Mas o que essas etapas têm a ver com os posts do meu blog? Confira no infográfico abaixo como eles se relacionam:

Pauta de Conteúdo Infográfico

Como cruzar: Keyword & Persona & Jornada

Agora que você sabe a importância de pensar os conteúdos especialmente para cada etapa da Jornada de Compra, vamos falar sobre como adequar cada conteúdo à persona e a importância de pensar em keywords (palavras-chaves em inglês) que os leve a até ele.

Primeiro, de que serve produzir o melhor conteúdo se ele não chegar ao destino? Falo isso porque tudo que publicamos na web concorre, inevitavelmente, com inúmeros outros conteúdos, muitas vezes também produzidos com o mesmo intuito que o seu, atingir e conquistar seu cliente.

Uma das maneiras mais eficientes de se sair bem diante da concorrência é o correto uso de palavras-chave. Elas são fundamentais para melhorar o ranqueamento orgânico do artigo nos buscadores. Para isso, as keywords devem ser tanto relevantes para seu negócio quanto para o assunto que pretende abordar no post.

Assim, a partir das escolhas das palavras-chaves, você irá definir o direcionamento do conteúdo e para quem ele deverá ser endereçado. Por isso elas devem ser escolhidas por meio de pesquisa que mostre a relevâncias de cada termo (volume de buscas no Google, por exemplo) e adequação à Jornada de Compra (termos mais amplos atingem pessoas no Topo do Funil, assim como termos mais específicos ou melhor direcionados atingem aqueles que já estão em fase mais avançada).

Espero ter ajudado você a definir melhor sua pauta de conteúdo. Ficou com dúvidas? Deixe um comentário para continuarmos debatendo!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Flávia Umpierre

Flávia Umpierre

Planner & Content Assistant em Conexorama
Jornalista, apaixonada por Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais. Fascinada por aprender e compartilhar conhecimento. Aventureira assídua na cozinha e maratonista de Netflix.
Flávia Umpierre

Últimos posts por Flávia Umpierre (exibir todos)