Blog, Wordpress,

8 plugins do WordPress indispensáveis para quem produz conteúdo

Por Márcia Lacerda em 7 de março de 2018
Criar conteúdo nem sempre é uma tarefa simples. Para melhorar sua produção, conheça alguns plugins de WordPress para conteúdo!
Leitura de 7 minutos
8 plugins do WordPress indispensáveis para quem produz conteúdo
5 (100%) 7 votes

A publicação de artigos em blogs é uma peça fundamental do Marketing de Conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. Investir em conteúdo para blog, além de ter um baixo custo e trazer grandes resultados, é responsável por atrair, envolver e gerar valor para os atuais e futuros clientes de uma empresa.

O WordPress vem se consagrando desde 2003 como uma das melhores ferramentas para criação e gestão de sites e blogs e possui diversos recursos incríveis para produzir um conteúdo de qualidade e relevância na web, como os plugins. Existem mais de 50.000 plugins disponíveis na plataforma.

Por isso, no artigo de hoje, selecionamos 8 plugins de WordPress, direcionados especialmente para produção de conteúdo. Confira!

Mas peraí… o que são plugins mesmo?

Os plugins do WordPress são complementos que acrescentam funcionalidades e recursos para o seu site ou blog, como também para dentro da própria plataforma, com o objetivo de facilitar o uso de algumas funções e tornar os processos mais rápidos, deixando seus conteúdos mais atrativos e com uma posição de destaque na internet. Como é é o caso dos plugins que vamos te mostrar a seguir:

1 – Não esqueça de nenhum detalhe com o Pre-Publish Post Checklist!

Essa é a função do Pre-Publish Post Checklist, um plugin que possibilita criar um checklist com todos os detalhes importantes que não podem faltar no seu artigo!

Ele é customizável, ou seja, o próprio usuário decide os pontos que deseja colocar. Por exemplo, inserir H2 nos subtítulos do texto, lembrar de colocar a palavra-chave dentro da imagem destacada, etc.

Ele funciona de uma maneira bem simples: é só ir marcando aquilo que for sendo feito, enquanto o artigo está sendo escrito ou estruturado, e ele não deixa você publicar até que todos os itens estejam marcados!

Nós optamos por usar com todos os nossos clientes. Afinal, cada blog tem um detalhe, uma rotina, um cuidado especial. Assim ficou fácil não nos perdermos. O mesmo vale se você tem mais de uma pessoa atualizando o blog da sua empresa.

2 – O seu artigo nas primeiras páginas do Google com o Yoast SEO

Se você quer otimizar o conteúdo da sua empresa, fazer com que ele tenha um bom rankeamento e torná-lo facilmente lido e reconhecido pelos mecanismos de busca, não pense duas vezes antes de instalar o plugin Yoast SEO!

Ele é gratuito e permite que você destaque uma palavra-chave e defina como gostaria que o resultado do seu artigo seja mostrado nos buscadores: escolhendo o título, a URL e a descrição, tudo com foco em SEO.

Além disso, esse plugin contém uma parte de análise, que identifica problemas a serem resolvidos, detalhes que podem ser melhorados e aquilo que já está em conformidade. Se quiser conhecer mais sobre o Yoast, pode conferir neste artigo.

3 – Sua imagem forte e poderosa com o SEO Friendly Images

O plugin SEO Friendly Images preenche automaticamente as opções de ALT e TITLE em todas as imagens do seu conteúdo, economizando um bom tempo que você perderia preenchendo estes campos manualmente.

O texto ALT, é o famoso texto alternativo, isto é, uma tag HTML que posiciona as imagens nos mecanismos de busca quando pesquisas por imagens forem feitas.

Já o TITLE, ou título da imagem, é outra tag, também em HTML, encarregada de disponibilizar informações adicionais ao leitor do seu conteúdo, como por exemplo, o título da imagem quando o leitor posicionar o mouse em cima dela.

4 – Direcione os seus leitores para um de seus materiais ricos com o WordPress Call to Action

Basta baixar e configurar o plugin WordPress Calls To Action para levar o seu visitante até a página de download de um material rico relacionado ao que ele acabou de ler em seu blog.

O WordPress Calls To Action vai aparecer em um dos boxes que ficam abaixo do campo de texto.Com esse recurso, você não precisa mais ficar inserindo CTAs manualmente, é só cadastrar nesse plugin todos os seus CTAs.

Dessa forma, eles ficarão disponíveis para serem selecionados sempre que você quiser e aparecem automaticamente ao final de cada post.

5 – Seus artigos abertos e lidos na própria plataforma do Facebook

O Facebook continua sendo a maior rede social do mundo e a maioria dos usuários acessa a plataforma através do celular.

O plugin Facebook Instant Articles permite que, quando um leitor acessar um artigo seu no aplicativo, ele seja carregado dentro do próprio Facebook, ao invés de abrir uma nova aba no navegador.

Isso faz com que o conteúdo seja aberto mais rapidamente, correndo menos risco do seu visitante deixar de ler por cansar de esperar a página abrir.

6 – Seu conteúdo ainda mais bonito e atrativo com o TinyMCE Advanced

O TinyMCE Advanced é um plugin que já atingiu a marca de +2 milhões de downloads e sua função é adicionar, remover e organizar recursos de edição de texto do WordPress, sendo possível criar até 4 linhas de botões no menu do editor. Dentre as funcionalidades que podem ser incluídas, estão:

  • diversos tamanhos de fontes;
  • adicionar famílias de fontes;
  • mais opções de cores para o texto e para o fundo;
  • inserir tabelas;
  • colocar emojis no meio do conteúdo;
  • e até editar as imagens destacadas ou que estão no corpo do texto.

Além de tudo isso, esse plugin possui uma versão Premium, que conta com mais recursos como: copiar e colar documentos do Google sem que ele seja desformatado, gerenciamento de arquivos, identificação de links quebrados e verificação de acessibilidade, para assegurar que seu conteúdo possa ser lido por qualquer pessoa e em leitores de tela ou demais tecnologias de acessibilidade.

7 – Seu conteúdo na nova URL do seu blog sem complicações, com o Simple 301 Redirects

Antes de falar sobre o plugin Simple 301 Redirects, é importante explicar o que é um redirect.

Ele nada mais é do que direcionar seus clientes ou visitantes para a nova URL do seu site ou blog, quando houver. Ao tentar acessar o site antigo, o redirect vai encaminhar o usuário para a nova página, atualizando automaticamente a URL.

O Simple 301 Redirects é uma ótima solução para transferir seus conteúdos, caso seu site ou blog mude de domínio. Assim, você não corre o risco de perder o tráfego de usuários do seu blog, ou os ranqueamentos dos artigos e materiais ricos já publicados!

8 – Sua rede de linkagens internas automatizadas com o SEO Smart Links

O link building – ou rede de linkagens internas – também é uma ótima prática de SEO para que seu conteúdo esteja bem posicionado nos motores de busca e manter seus leitores engajados no seu blog.

O SEO Smart Links automatiza a sua rede de linkagens internas, sem que você tenha que fazer isso manualmente.

Ele interlinka artigos, páginas, categorias e tags de acordo com determinadas palavras-chave ou assuntos. Nele você pode escolher como e o que linkar: artigos com páginas, páginas com outras páginas, artigos com artigos, etc., definindo as keywords que devem ser linkadas.

Outra funcionalidade bem interessante: o usuário pode optar se deseja que as linkagens internas sejam feitas utilizando todos os posts, somente os mais novos ou somente os mais antigos.

Esses foram alguns plugins disponíveis para WordPress que deixam sua produção de conteúdo mais rápida e ao mesmo tempo mais rica.

Porque, além de ajudarem a poupar tempo com tarefas antes feitas manualmente, possuem recursos para deixar seus conteúdos mais bonitos, interessantes e melhor posicionados na web.

E você? Utiliza algum outro plugin que considera indispensável para tornar sua produção de conteúdo ainda melhor? Compartilhe sua experiência com a gente!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Márcia Lacerda

Márcia Lacerda

Estagiária de Inbound Marketing em Conexorama
Acadêmica de Administração Pública, patinadora nas horas vagas, apaixonada por escrever e cada vez mais fascinada pelo mundo do Marketing Digital. Capricorniana e amante do sol, da lua e do mar.
Márcia Lacerda

Últimos posts por Márcia Lacerda (exibir todos)