Blog, Geração de Leads, Landing Pages,

Pontos de Fricção: Como aumentar conversões em suas Landing Pages

Por Giovanni Carus em 1 de setembro de 2017
Entenda o que são os pontos de fricção em Landing Pages, como eles afetam suas conversões e o que fazer para evitá-los!
Leitura de 6 minutos
Pontos de Fricção: Como aumentar conversões em suas Landing Pages
5 (100%) 6 votes

Fricção: s.f. Resistência que todos os corpos oferecem quando em contato uns com os outros; atrito.

Nós nos deparamos com a fricção frequentemente, durante nosso dia a dia. Podemos frear nossos carros com o atrito dos pneu com o solo, enquanto nossos motores são enfraquecidos pela fricção nas rotações em seus eixos.

E, por incrível que pareça, isso tem tudo a ver com Landing Pages. Elas são as zonas de conversão, onde você pode “pescar” seus Leads. Então, não adianta você ter um título otimizado ou um call-to-action perfeito se o visitante não chega à conversão final.

Neste artigo, vamos ver o que são os pontos de fricção em Landing Pages, como eles afetam suas conversões e o que fazer para evitá-los. Boa leitura!

Pontos de fricção: o que afasta suas conversões

A fricção é uma “assassina silenciosa”: uma das maiores razões que faz seus visitantes hesitarem em converter é causada por suas ações. No caso do Marketing, fricção é um elemento de sua estratégia que desacelera (ou mesmo trava) a progressão do ciclo de vendas de seu negócio.

Os pontos onde ocorre fricção são frustrantes para seus visitantes, confundem o trajeto de como chegar na oferta e fazem com que eles desistam de preencher os formulários com seus dados de contato.

Portanto, quanto menos fricção em suas Landing Pages, mais probabilidade de conversão e, assim, mais chance de vendas. Mas como identificar esses pontos de fricção?

Fontes de fricção mais comuns

Tamanho de Landing Page

Um cliente acaba de entrar na sua sala e você tem segundos para cativá-lo. O que você faz?

Dentre os pontos que são mais complexos em fricção, está o tamanho da sua página e, via de consequência, seu conteúdo. Você não pode compartilhar coisas demais, mas também não pode compartilhar menos do que o necessário. É preciso achar um meio-termo para comunicar-se efetivamente com seus visitantes e possíveis clientes.

Percepção visual

Existe um caminho que o olho humano costuma fazer quando visualiza uma informação. Seu trabalho é usar isso ao seu favor, promovendo um caminho visual objetivo para o que você deseja. Não faça uma montanha-russa na sua Landing Page, isso só vai deixar seus visitantes tontos e ninguém vai clicar em seus CTAs assim.

Design de botões

O design dos botões das Landing Pages tem um impacto sensível nas suas conversões. Isso inclui cor, design e texto utilizado. Um design mal feito ou difícil de ler podem trazer poucos resultados para sua estratégia.

Texto também pode ser um ponto de fricção no seu botão de CTA. Frases como Baixe Agora, Enviar ou Clique aqui podem não converter tão bem quanto “Reserve minha Vaga”, “Sim, Quero mais informações” ou “Me ajude a economizar dinheiro agora”.

Seja criativo e faça um CTA que tem a ver com o seu visitante. Use o botão para reforçar o que eles estão recebendo e como os beneficia.

Organização do conteúdo

Como seu conteúdo está diagramado é crucial para aumentar as conversões. Seus visitantes precisam rapidamente entender sobre o que é essa Landing Page, o que oferece e o valor da proposta que você apresenta. Se não estiver claro, bem exposto ou mostrando as vantagens da oferta, os visitantes não vão ficar.

Facilite a leitura para que eles entendam qual é sua proposta. Use um título e um subtítulo para explicar o que eles vão receber e como se beneficiam. Monte três ou quatro bullets com ideias-chave sobre o que sua oferta oferece. Seu objetivo aqui é gerar interesse suficiente para que eles preencham as informações de contato e recebam essa oferta.

Formulários

Da mesma forma que acontece com o conteúdo, formulários devem ser assertivos, com 3 a 5 campos. Mais do que isso pode intimidar visitantes menos apaixonados por seu Marketing. Ainda sobre formulários, evite muitos campos obrigatórios. Tirando “nome”, “e-mail” e – talvez – “cargo”, a obrigatoriedade do restante do formulário deve ser analisada caso a caso. Uma ideia é criar formulários inteligentes, que preservam os dados do Lead e preenchem automaticamente as informações já entregues.

Smart CAPTCHA

Uma prática interessante, que rende mais frutos do que verificações tradicionais, é o Smart CAPTCHA. Para evitar que bots preencham seus formulários, criando conversões inúteis, a verificação CAPTCHA é um teste para provar que você é mesmo um humano. Porém, existem algumas versões demoradas e complicadas, que podem aborrecer algumas pessoas. Aplique uma versão inteligente, daquelas que bastam um clique ou uma simples soma, para solucionar essa questão.

Quando fricção negativa é bom

Sim, às vezes, fricção pode criar uma situação interessante para sua estratégia. Nem sempre criar fricção é prejudicial, se você souber o que está fazendo. Um formulário grande, em alguns casos, pode não trazer tantos Leads, mas se os que fazem o processo até o fim forem extremamente qualificados, talvez seja o caso de manter do jeito que está.

Em outras palavras, fricção também serve como um certo filtro para qualificar os seus Leads.

Como descobrir então onde seus pontos de fricção estão?
Resposta: testando bem.

Com a ajuda de Testes A/B, você consegue comparar as performances de duas Landing Pages, onde você pode testar as hipóteses de onde a fricção está e o que pode ser incrementado.

Quer saber como testar suas proposições com sucesso? Leia nossos artigos sobre Teste A/B e aprenda tudo do assunto!

[Extra] Ideias para ter menos fricção em suas Landing Pages

Landbot.io

Inteligência artificial não para de ganhar inovações. Então, que tal uma Landing Page com um bot? Você consegue os dados que você precisa por meio de um sistema que “pergunta” os campos de um formulário. O dinamismo é impressionante e você pode inserir até gifs na conversa. Nada como um bom storytelling para ganhar mais Leads.

Formulário fixo

Se as informações de sua Landing Page são longas, um formulário que acompanha sua página enquanto você desce pode ser o diferencial que falta para aumentar suas conversões. São necessários ajustes de programação, mas não é preciso um programador da NASA para realizar essa melhora.

Muzzle: um app com uma abordagem direta

Muzzle é um aplicativo para Mac que silencia notificações quando você compartilha sua tela. Não entendeu? Tudo bem. No momento que você entra no site da Muzzle, notificações que poderiam causar um certo embaraço em reuniões online começam a pipocar no lado da sua tela. É o próprio “mostre, não fale”. Se você tem uma oferta que você pode mostrar o benefício de forma objetiva, vá em frente.

No fim, a geração de Leads não é a tarefa mais fácil que um profissional do Marketing tem. Mas ela é, sem dúvida, vital para um negócio. Mais do que evitar que pontos de fricção atrapalhem suas taxas de conversão, não hesite em experimentar novas possibilidades. Você não tem como saber sem tentar.

Já percebeu algumas dessas práticas em suas Landing Pages? Sabe de outros pontos que atrasam ou evitam conversões? Compartilhe com a gente! 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus
  • Selva Salerno

    Amei. Muito bom!