5) Ferramentas, Blog, Google Analytics,

Por que e como identificar os conteúdos mais acessados de um site

Por Jean Vidal em 12 de janeiro de 2017
Os dados de acesso podem dizer muito sobre a sua estratégia de Marketing Digital. Como encontrar esses números e que ações tomar a partir deles?
Por que e como identificar os conteúdos mais acessados de um site
5 (100%) 2 votes

Quando olhamos um gráfico de visitantes de um site, independentemente do resultado, estamos em um nível “superior” de avaliação, acompanhando o resultado do conjunto. Contudo, “descer” na avaliação dos dados, ou seja, aprofundar-se para entender de onde vêm os melhores (e os piores) resultados, faz parte da rotina de um bom profissional de Marketing Digital.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar como identificar os conteúdos mais acessados de um site (seja o seu site ou de um concorrente) e, principalmente, quais ações tomar a partir da obtenção desses dados. Confira!

A importância de avaliar as páginas acessadas

Na correria do profissional de Marketing Digital, que precisa cuidar de diversas frentes ao mesmo tempo, é comum não “sobrar tempo” para fazer uma avaliação correta dos dados. Contudo, reservar um tempo para identificar os dados da atuação digital (como os das páginas mais acessadas) é muito importante, pois eles tendem a gerar uma “reengenharia”, ou seja, uma mudança radical nas ações desenvolvidas.

Quando são avaliadas as páginas mais (e menos) acessadas, é possível entender em nível de performance individual se alguma página indexou melhor, se está ganhando links de outros sites (referência), se teve um engajamento social, ou mesmo se a linkagem interna está fazendo efeito no acesso daquela url.

Assim, medidas podem ser tomadas, como veremos mais à frente. Para iniciar, precisamos usar ferramentas para extrair corretamente os dados.

Como identificar as páginas mais acessadas de um site?

Se você já está habituado a rotina de identificar e avaliar as páginas mais acessadas do seu site e de outros, recomendo que você para o próximo item do nosso texto.

Contudo, precisamos passar pela forma de verificar, pois, ainda que seja “básico”, observamos que existem muitas dúvidas sobre essa atividade rotineira do Marketing Digital. Por isso, vamos explicar aqui separando entre como verificar as páginas do meu site e como verificar as de outros sites.

1. Identificando as páginas mais acessadas do meu site

O passo preliminar aqui é ter instalado o Google Analytics, uma ferramenta completa que é a mais usada na avaliação de dados de sites. Será com base nele que vamos avaliar diversos dados, entre eles as páginas mais acessadas.

Para quem não está habituado, o GA (Google Analytics) pode parecer um pouco confuso no começo, por isso mesmo já falamos aqui no blog sobre as principais métricas para entender os visitantes que chegam no meu site, que vale como leitura complementar.

Uma vez acessada a ferramenta, basta ir pelo menu lateral na esquerda, buscar a opção “Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas”. Ali teremos os dados que estamos buscando.

Se você utiliza o RD Station, essa informação (que vem da interligação com o Google Analytics) é facilmente acessada pelo menu “Analisar > Páginas mais acessadas”.

Aqui ainda não vamos falar sobre o que fazer com os dados que aparecem – essa parte ficará mais à frente no artigo de hoje.

2. Identificando as páginas mais acessadas de outro site

Do mesmo modo que é importante saber as páginas mais acessadas do nosso site, é válido compreender os conteúdos mais acessados de outros sites, seja de um concorrente, de um canal que irá anunciar, etc.

Aqui já escrevemos um artigo completo sobre como investigar os concorrentes em Marketing Digital, que mostramos diversas ferramentas e soluções para extrair dados de um site. É válido conferir esse artigo também, para ampliar a sua visão.

Da lista de ferramentas citadas ali, vamos utilizar aqui em especial uma, o Buzzsumo. O objetivo dela é mostrar os conteúdos que mais tiveram interação (compartilhamento) nas redes sociais. Com esse dado, podemos identificar um pouco o conteúdo mais acessado de determinada url.

É certo afirmar que, diferentemente dos dados do meu site, quando uso uma ferramenta para avaliar dados de terceiros, as informações são menores e menos precisas. Faz parte. Aqui você pode usar mais de uma ferramenta, e indicamos usar também o OpenSiteExplore da Moz e o Url Métrica, que trazem um pouco de visão de páginas mais acessadas também.

Que ações tomar com as informações levantadas?

Uma vez que tenho os dados para verificar, o próximo e mais importante passo é entender o que fazer, que ações tomar. Aqui vamos listar alguns pontos que aplicamos com nossos clientes. Para isso vamos separar em alguns pontos:

1. Os artigos do blog com maior visitação

Avaliando os dados do site, será comum que a página inicial e algumas páginas principais do site fiquem entre as mais acessadas. Por hora, vamos começar avaliando as páginas do blog, assim posso filtrar os dados considerando um momento do público padrão dessa navegação – aprender mais, nesse caso.

Com a listagem, indicamos verificar as 10 primeiras urls com mais acesso, e aprofundar-se na compreensão da fonte de visitantes de cada url. Para isso, basta cruzar os dados com uma dimensão secundário, por exemplo “mídia”, conforme mostramos no print.

Ciente da intenção da navegação (“aprender mais”) e de onde vieram a maior parte dos visitantes (por exemplo, do Google orgânico) posso considerar algumas ações testes, como:

2. As Landing Pages com maior visitação

Outro ponto interessante nessa avaliação é encontrar as Landing Pages de materiais indiretos ou diretos com boa visitação. Aqui, o exercício seria muito parecido com o do item anterior, vendo de onde vêm as fontes de visitantes. Depois, posso definir algumas ações como:

3. Outras páginas mais acessadas

Na avaliação, é comum identificar algumas páginas fora do padrão (home, blog e Landing Pages). Às vezes, você pode ter uma segunda página da estrutura do seu site com forte adesão – por exemplo, na Conexorama a indexação da nossa página de Inbound Marketing é tão (ou mais) importante quanto a indexação da home. Ou pode existir uma página exclusiva para clientes que surgiu no ranking dos mais acessados. Aqui, o foco das ações será avaliar se estar entre as mais acessadas é correto ou ruim.

4. As páginas menos acessadas

É indicado também no exercício considerar um bloco de tempo para verificar as menos acessadas. Aqui você poderá encontrar alguns artigos do blog ou páginas que, na sua estratégia, não deveriam estar no final do ranking. Assim poderá cruzar o que falamos do Link Juice para dar força ao ranqueamento. Poderá também colocar no seu controle de atualização de Redes Sociais divulgar mais essa url.

5. Os conteúdos mais acessados de outros sites

Por fim, considerando que você também avaliou os conteúdos mais acessados de outros sites, podemos citar que você poderá tirar ideias interessantes. Por exemplo, quando vejo os conteúdos mais engajados dos concorrentes, posso tirar insights para o meu próprio conteúdo. Posso identificar até mesmo canais para anunciar. E por aí vai.

Em suma, avaliar e anotar quais ações implementar naquele mês é parte das atividades rotineiras do Marketing de Resultados. E você, já fez esses exercício? Se sim, compartilhe comentando o que já fez de ação, pois a troca de informações ajudará que todos nós evoluamos os nossos negócios. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal