Blog, Design, Geração de Leads,

Por que o UX é essencial para o Marketing Digital?

Por Content em 10 de Janeiro de 2017
A "Experiência do Usuário" é determinada pelas reações que uma pessoa tem ao usar um produto ou serviço. E o que isso tem a ver com marketing digital?
Leitura de 4 minutos
Por que o UX é essencial para o Marketing Digital?
5 (100%) 3 votes

A experiência do usuário é um fator crucial para o sucesso de uma empresa e seus produtos e/ou serviços. Quando um prospect procura por sua empresa na internet, qual a experiência que ele tem com seu site? Como ele faz para entrar em contato com você?

Neste artigo, explicamos melhor qual é a importância da experiência do usuário para uma empresa e qual sua relação com o Marketing Digital. Ao final, também damos dicas de como melhorar a experiência do seu site. Confira! 🙂

Por que o UX (Experiência do Usuário) é importante para seu site?

Experiência do usuário, do inglês UX (User Experience), é a experiência que uma pessoa tem ao usar um produto ou serviço, tanto em nível funcional e prático, como em nível emocional.

Portanto, quando trabalhamos com a experiência do usuário, devemos pensar de maneira interdisciplinar, levando em conta aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, capacitativos e contextuais das pessoas.

É aqui que está o segredo para o sucesso do seu produto/serviço: atender aos desejos, necessidades e expectativas dos usuários!

Imagine que você precisa comprar um produto em uma loja virtual e, quando começa a navegar no site, observa que as páginas demoram para carregar e que o site está tão sobrecarregado de informações que você não consegue achar o caminho até seu produto. Você retornaria a esse site? Não, pois teve uma péssima experiência nele.

Em seguida, você entra em outro site que possui um menu organizado, boas imagens e descrições dos produtos, além de ter um processo de compra simples e ágil. Não é muito melhor de navegar? Você executa a função que deseja de modo prático e se sente confortável. Por trás desse site, UX designers trabalharam para que sua experiência fosse satisfatória!

Percebeu agora por que é importante que o seu site proporcione essa mesma experiência para seus usuários?

No mundo digital de hoje, o seu site pode ser a primeira impressão que um prospect terá da sua empresa. Ou o primeiro lugar que ele buscará para entrar em contato com você.

Aliada a uma boa experiência, seu site também precisa de boas estratégias de vendas – e é aqui que o Marketing Digital entra. O UX Design e o Inbound Marketing podem andar de mãos dadas para criarem um site eficiente e rentável.

Juntos, são decididos os melhores caminhos para a compra, onde devem ser posicionados os call-to-action, como criar uma Landing Page e formulários que convertam, entre outras atividades.

Então, que tal aperfeiçoar o UX do seu site?

Preparamos algumas dicas que unem UX Design com Inbound Marketing para alavancar seu site, confira!

1. Quem é seu usuário?

O que ele deseja? Ele navegou com facilidade em seu site? A experiência foi prazerosa? Ele usaria seu produto ou serviço novamente?

Coloque-se no lugar do seu usuário e analise seu contexto. Conhecer suas personas é fundamental nesse processo. Saiba aqui como definir personas de forma rápida e efetiva!

2. Seu site é responsivo?

O mobile mudou a forma de interação das pessoas com marcas e produtos. Segundo o Google, o número de usuários mobile já superou o de computadores convencionais.

Antes, os consumidores navegavam na internet sentados, em frente a um desktop. Hoje, eles podem fazer qualquer atividade enquanto usam o celular. Portanto, seu site deve ser visualmente atrativo, funcional, dinâmico e ágil para que seu usuário permaneça ali, tanto no desktop, quanto no mobile. Analise se o seu site se adapta à maioria dos tamanhos de tela de celulares, tablets, computadores e até mesmo TVs.

Unifique as funções do site em todos os devices, como, por exemplo, salvar um produto no carrinho e poder encontrá-lo em outro aparelho.

3. Crie call-to-actions destacados

As suas principais ofertas devem ser achadas de maneira rápida por seus usuários. Deixe um botão de contato ou de compra destacados.

4. Faça formulários e Landing Pages eficientes

A captação de leads é objetivo central do Inbound Marketing. Portanto, com ajuda do UX, aumente suas chances de conversão. Faça apenas as perguntas necessárias, simplifique os campos, deixe o botão destacado!

5. Tenha uma boa busca

Os campos de busca são fundamentais para o usuário encontrar o que procura. Portanto, devem ser visíveis, e levar a resultados de busca relevantes e filtros eficientes.

6. Teste seu site

Realize testes com usuários que ajudem a comparar resultados e melhorar seu site. Um deles é o Teste A/B, que é uma análise comparativa de resultados através de duas versões distintas de uma mesma página. Saiba melhor como funcionam, lendo nosso artigo O que são Testes A/B e por que você deve realizá-lo.

Gostou? Comente o que observou de impacto no seu Marketing Digital com relação a melhorias na experiência do usuário que você já aplicou. Se gostou do nosso artigo, compartilhe! 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content

Últimos posts por Content (exibir todos)

  • Edouard Guerle

    Gente, parabéns pela matéria que desperta interesse. Em nosso caso também é bem provável termos que avaliar de novo este UX, pois várias pessoas já tiveram dificuldade em achar a informação certa em nosso site.

    • Liana

      Ficamos felizes que tenha gostado do artigo, Edouard! Qualquer dúvida, estamos aqui. Um abraço!