Blog, Geração de Leads, Leads,

eBook: Como produzir um material de qualidade otimizando Custo e Tempo

Por Content em 29 de novembro de 2016
Saiba como otimizar seu tempo e custo durante o processo de criação de um material rico, sem perder a qualidade. Confira!
Leitura de 5 minutos
eBook: Como produzir um material de qualidade otimizando Custo e Tempo
5 (100%) 3 votes

Quando o assunto é produção de conteúdo, por muitas vezes, culpamos o tempo que essa atividade pode levar.

Então, a produção de um novo material é deixada de lado por conta do “trabalho” que dá, quando deveria estar na sua lista de prioridades.

Um exemplo disso é a criação de um eBook que, quando de fato oferece um conteúdo de qualidade para os leitores, pode ser um poderoso material para trazer leads orgânicos para a sua base.

Mas, será possível produzir um eBook de qualidade, mesmo não tendo muito tempo disponível na minha semana? É sobre isso que irei falar neste artigo! Continue a leitura e saiba como otimizar seu tempo e custo durante o processo de criação de um material rico, sem perder a qualidade.

A importância de manter uma rotina de lançamento de eBook

Antes da produção do material, é importante ter um cronograma de lançamento. A divulgação de, pelo menos, um novo eBook por mês é fundamental. Isso fará com que você mantenha a sua base de leads (e-mails) aquecida, ou seja, sempre ativa esperando por novos conteúdos, e o que é mais importante: aprendendo com seus materiais. Assim, seu propósito de educar seu público-alvo estará fluindo a cada mês.

Outro ponto importante de manter uma rotina de lançamento de eBook são as chances que você tem de conseguir melhores performances em Ads, além de aumentar as chances de indexação de Landing Page.

Mas lembre-se, quando você produz um material completo, também é preciso divulgá-lo de maneira correta e atraente. Neste outro artigo, explicamos como e onde divulgar um eBook e, assim, conseguir atrair mais leads.

Dica para conseguir manter a rotina

Não adianta apenas falar para você manter uma rotina de lançamento, não é mesmo?  Vou explicar como fazemos aqui na agência. Não pense que temos uma fórmula mágica, organização é nosso ponto chave para todas e quaisquer atividades executadas.

Faça um cronograma de todos os meses do ano e separe cada mês assim:

  • 1 semana para definir o título do eBook e criar o texto;
  • 1 semana para a diagramação (fazer a arte) do material;
  • 1 semana para criar os CTAs, as landing pages e a nutrição;
  • 1 semana para criar o e-mail marketing, fazer a divulgação nas redes sociais e ativar os Ads.

Com as atividades definidas por semana, ficará mais fácil manter uma rotina, já que antes mesmo de divulgar um eBook, você pode visualizar quando será a produção do próximo. Assim, você não se perde nas datas e consegue manter a divulgação de um novo eBook por mês.

Aproveitando os artigos do seu blog para produzir o eBook

Até agora vimos como é importante manter uma frequência de divulgação de materiais ricos. Mas, como é possível produzir o material otimizando tempo e custo?

Sabe os artigos que estão publicados no seu blog? Você também pode aproveitá-los para gerar seus próximos materiais ricos, como um eBook.

Defina o tema do seu próximo eBook

Escolher o tema que será abordado pode não ser muito simples. Mas, para que essa etapa não seja temida, acesse seu blog e confira todos os artigos que já foram produzidos. Existe ali um tema que você queira abordar melhor ou dar outro foco? Pegue este tema e veja se já foram escritos mais artigos sobre o assunto. Depois de selecionar os artigos, você terá mais clareza para definir o tema do seu próximo eBook.

Exemplo: Meu blog aborda assuntos de Produção de Conteúdo, Geração de Leads, Relacionamento e Vendas. Vejo que ainda não produzi um material rico de qualidade sobre Produção de conteúdo. Acesso essa categoria do meu blog e faço uma análise dos artigos produzidos sobre o assunto. Escolho os artigos: Como produzir artigos de qualidade, A importância da sua empresa ter um blog e 4 passos para ter um blog de sucesso, e defino que o próximo tema do meu eBook será: Produção de conteúdo: a importância de ter um blog e escrever conteúdos de qualidade.

Aproveite os conteúdos do seu blog para produzir seu eBook

Depois que você definiu o tema, é hora de iniciar a produção. Os artigos selecionados do seu blog podem ser aproveitados para a produção do texto do seu novo eBook.

Seguindo o exemplo que foi dado no tópico anterior, em que foi definido o tema do eBook: “Produção de conteúdo: a importância de ter um blog e escrever conteúdos de qualidade”, você vai utilizar os artigos selecionados “Como produzir artigos de qualidade”, “A importância da sua empresa ter um blog” e “4 passos para ter um blog de sucesso” para compor o texto.

Em um documento do Google Docs, Word ou outra plataforma que você está acostumado a utilizar para a criação de textos, insira o título do eBook. Para facilitar a escrita, separe o texto tem tópicos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. No desenvolvimento, você pode inserir trechos dos seus artigos, isso fará com que a produção do conteúdo flua, já que boa parte do texto estará pronta.

Não deixe de ler o conteúdo e veja se existe ligação de um parágrafo com o outro. Se necessário, faça as adaptações necessárias. Afinal, a ideia principal não pode se perder no decorrer do texto. Por fim, escreva a introdução e conclusão do texto.

Agora que você já sabe como produzir seu próximo eBook de maneira prática, já pode pensar no tema que será abordado.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco escrevendo nos comentários se essas dicas foram úteis e como é o seu processo de produção de eBooks. Acha que esse conteúdo pode ajudar outras pessoas? Compartilhe nas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content