Blog, Customer Success, Funil de Vendas, Growth Hacking, Marketing de Conteúdo, RD Station,

[RD Summit] O que aprendemos com o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina?

Por Penélope Vitória em 1 de novembro de 2017
A Conexorama compareceu no RD Summit deste ano, o maior evento de Marketing Digital da América Latina. Confira como foi nossa experiência!
Leitura de 17 minutos
[RD Summit] O que aprendemos com o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina?
5 (100%) 5 votes

Neste ano, estivemos presentes na 5ª edição do RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. Foram 3 dias de duração (18,19 e 20/10/2017), quando aproximadamente 10 mil pessoas se reuniram para compartilhar conhecimento, fazer networking, fechar parcerias e debater sobre o mercado digital brasileiro.

E não é para menos: foram 80 expositores (entre startups que acabaram de ‘sair do forno’, até grandes players de mercado) e mais de 150 palestrantes, povoando um espaço de 22 mil m² de estrutura. Com tudo acontecendo simultaneamente, o único problema foi faltar tempo para mergulhar ainda mais no RD Summit.

O evento, que é realizado pela Resultados Digitais, já é consagrado internacionalmente e conta todos os anos com nomes de peso. Que o diga Martha Gabriel, única palestrante a participar de todas as 5 edições.

Se você participou do RD Summit este ano, proponho fazermos uma retrospectiva juntos. Topa? E, quem não participou ainda, entenda este artigo como um guia completo sobre o evento. Quem sabe ano que vem a gente não se vê por lá, não é?

Agora vamos nos concentrar aqui. Hora de mergulhar de novo no RD Summit!

RD Summit Entrada

Começando pelas palestras (algumas das que mais gostamos!)

A abordagem das palestras foi bem diferente este ano. Digo isso pois, no ano passado, o evento estava bem voltado ao Marketing Digital e a Vendas. O fantástico é que em 2017 o RD Summit não perdeu a essência, na realidade voltou ainda melhor.

A grande novidade foram as palestras de desenvolvimento pessoal, com especialistas em liderança, coaching executivo, mindfulness e inteligência emocional. Embora essas trilhas tenham sido uma novidade fantástica para a gente, as palestras de Vendas, Marketing Digital, Customer Success e Content jamais ficariam por menos.

Para otimizar o tempo dos participantes, o evento conta com um aplicativo, onde as pessoas podem saber mais sobre as palestras e destacar as que mais se identificam. Ufa, isso foi o que nos ajudou a voltar para a casa com sensação de dever cumprido. E com muitas ideias para colocar em prática!

Vamos destacar as palestras que mais agregaram para nós e, se você quiser, pode procurar mais sobre os palestrantes depois, ok? 🙂

Avinash Kaushik – “O que é inteligência artificial e como ela está sendo aplicada no Marketing Digital?”

Nós não precisamos nem dizer que Avinash Kaushik foi um dos nomes mais esperados do RD Summit 2017. Avinash é especialista em Web Analytics e elevou o assunto “Marketing x Analytics” a um outro patamar.

Além de frisar conceitos como a importância do fator humano na estratégia de Marketing, Avinash trouxe muitos insights da influência da Inteligência Artificial no Marketing Digital.

O ponto alto da palestra foi a sutil crítica à análise crua de dados. Avinash quis nos dizer que é impossível saber o que uma pessoa deseja sem cruzar intenções de compra e observar seu comportamento consumidor. Isto não era possível na era do Marketing 1.0, mas hoje é.

Nosso aprendizado: O fator humano é o ponto mais importante de uma estratégia de Marketing Digital. Não é efetivo trabalhar para “agradar” ou “enganar” os robôs. Fazer Marketing para pessoas e se preocupar com elas é o mais inteligente que se pode fazer.

RD Summit Conexorama

Martin Spier (Netflix) – “Uma Cultura de Inovação Contínua”

O nome do cargo de Martin Spier na Netflix é Senior Performance Engineer. Isto é, seu trabalho é garantir a performance do serviço de stream oferecido.

O tema da palestra de Martin foi justamente sobre o seu método para garantir a qualidade do produto Netflix e sobre a importância da criação de uma cultura de inovação contínua na empresa.

Na palestra, Martin trouxe o cenário de engenharia e produto dentro da própria Netflix e explicou qual sua estratégia para manter os colaboradores sempre produtivos, inovadores e intraempreendedores. Ou seja, como cultivar um verdadeiro trabalho a milhares de mãos.

Nosso aprendizado: Os tempos em que o colaborador era um empregado acabaram. A ideia de fazer com que os funcionários sintam-se parte da história da Netflix é fantástica e visionária. A Netflix opera por meio de incentivos e de um ambiente incrível de trabalho, criando além de colaboradores, fãs encantados pela marca.

Martha Gabriel – “Neurobusiness: usando o cérebro para alavancar negócios”

Martha esteve presente no RD Summit todos os anos e novamente nessa edição deixou a sua marca. Desde o que evento foi criado, sua palestra fica entre as melhores, tanto é que geralmente acontece na Main Session do Summit, sempre na plenária.

Apesar de ter trazido conceitos já conhecidos por profissionais de vendas, o que fez diferença foi a abordagem, com exemplos reais e muito “orgânicos”. Para nós, o efeito da palestra foi abrir várias “portinhas mentais” para coisas que são tão simples e que não aplicamos por falta de planejamento.

Martha foi bem incisiva quando o assunto foi performance profissional. Ela deixou bem claro que a vida pessoal está muito conectada à profissional e devemos entender isso para crescer. Dicas para aumentar a produtividade e a capacidade de raciocínio por meio do bem-estar foram um dos pontos altos da palestra.

Nosso aprendizado: Para nós, a palestra foi uma espécie de “wake up it’s time to play”. Foi como se as ferramentas que precisamos para viver bem estivessem em nossas mãos e só temos que aprender a usá-las. Saímos desejando criar uma rotina de meditação mindfulness para dormir bem melhor!

Renato Curi – “Gerenciando Emoções X Fracassando na Carreira – Faça sua escolha

Até 2020, a inteligência emocional passará de diferencial do colaborador para exigência profissional, segundo a WEF (World Economic Forum). Muita gente ainda não se deu conta, mas estamos à beira da quarta revolução industrial.

A palestra de Renato Curi foi muito ao encontro da performance profissional na era da automação, quando a maioria dos cargos serão de gerência e estratégia. Além de trazer uma perspectiva de futuro, Renato falou muito do presente, do nosso atual papel no mercado de trabalho. A palestra terminou com a indagação: “É possível conseguir sucesso profissional com um quociente de I.E baixo?”. A resposta é quase sempre não.

Nosso aprendizado: Ter noção de que a 4ª revolução industrial está por vir, nos dá combustível para correr atrás de aprimoramento profissional e aproximação cada vez maior da tecnologia. E, claro, aqui o paralelo vida pessoal x profissional se fortalece. Não há como ter sucesso profissional quando não se está bem psicologicamente.

Rafael Damasceno – “Testes A/B: Como explorar ao máximo a arma secreta das empresas que mais crescem no mundo?”

A palestra de Rafael Damasceno, CEO da Supersonic, nos trouxe hacks fantásticos para planejar e tomar decisões com Testes A/B. Além de trazer alguns exemplos das grandes Facebook e Google, Rafael ainda apontou alguns dos erros mais comuns que os próprios profissionais de Marketing Digital cometem ao montar os testes.

Nosso aprendizado: Nossa principal lição foi em relação às escolhas de hipóteses. Rafael deu dicas bastante ricas de como reduzir as chances de um teste ser “vazio” (Ou seja, como escolher uma tese baseada em dados para rodar o teste).

Raphael Lassance “Growth Hacking: Criando e acelerando negócios do zero?”

Raphael Lassance é co-founder e Growth Hacker na Growth Team. Com mais de 15 anos de experiência em empreendedorismo, Raphael ainda leciona Growth em grandes projetos fomentadores do Marketing Digital, como a Gama Academy.

O foco da palestra foi apresentar alguns dos principais hacks para aumentar a receita dos negócios. Dentre eles, Lassance nos mostrou como descobrir e-mails de tomadores de decisão e como otimizar a conversão, principalmente em e-commerces.

Nosso aprendizado: Como bom Growth Hacking que é, Raphael falou bastante sobre hacks de monitoramento da concorrência. Ele trouxe muitas ferramentas interessantes para a palestra. Por aqui nós já estamos selecionando quais testar!

Shawna Stephenson – “Lições avançadas de automação de marketing”

A palestra de Shawna Stephenson, em nossa opinião, foi uma divisora de águas no assunto automação de marketing. Consultora de Marketing renomada, Shawna trouxe dados sobre os resultados das empresas que utilizam automação, em comparação às empresas que não utilizam.

Após isso, nos apresentou um esquema avançado de automação, que trabalha totalmente em cima das intenções do Lead.

Para reforçar, Shawna alertou da importância de criar segmentações dinâmicas, que podem ser desde condições pelo comportamento do usuário no site, até pelo aplicativo que utilizam.

Nosso aprendizado: Foi muito rico ouvir Shawna dar exemplos de quando utilizar nutrições dinâmicas e lineares. Ela também exemplificou com uma estratégia de automação que montou, o que abriu muita a mente dos participantes – em especial a nossa! – a respeito das possibilidade infinitas de automação de marketing.

Toni Barros – “Mindfulness: Calibrando sua mente para alcançar melhores resultados”

Toni Barros nos trouxe um novo olhar sobre desenvolvimento pessoal e profissional. A abordagem de Mindfulness foi adotada por empreendedores do Vale do Silício, que precisavam produzir mais, com mais qualidade, em menos tempo e com menos esforço.

Como Toni disse, Mindfulness é uma prática milenar, mas só agora as pessoas estão entendendo seu valor para o mundo dos negócios. Na palestra, Toni falou da atenção como nosso mais rico recurso, pois é por meio dela que conquistamos o que desejamos.

Nosso aprendizado: Atualmente, as coisas mudam cada vez mais rápido. Essa aceleração diz respeito tanto ao âmbito profissional, como pessoal. Quando focamos nossa atenção no momento, temos muito mais efetividade e concluímos muito mais rápido nossos objetivos.

Romero Rodrigues – “Movido por pessoas que vieram para vencer”

Romero Rodrigues, o CEO da Buscapé, deu o exemplo de sua empresa para falar da importância do cultivo de uma cultura corporativa e de tirar aprendizados dos momentos ruins.

Ele falou que são três os ingredientes para o empreendedorismo: Ter resiliência, ser consistente no que faz e conviver com o fracasso. Isto é, não desistir nos primeiros obstáculos.

Romero trouxe uma perspectiva muito humilde e humana da posição de um empreendedor. Com seu aprendizado no Buscapé, suas maiores lições foram execrar por completo à arrogância e ouvir mais as pessoas. Também falou bastante da importância de delegar atividades, pois “ninguém faz algo grande sozinho”.

Finalizou a palestra com uma frase que “empurra” muitos empreendedores para frente: “Estamos construindo um novo Brasil, e o que faz um país crescer é a educação e o empreendedorismo.

Nosso aprendizado: A palestra de Romero foi uma das mais motivadoras do RD Summit. Tendo apresentado sua história, que é composta de muitas vitórias, mas também de muitos fracassos, Romero plantou uma sementinha de persistência em cada um dos profissionais da plenária. Já está anotado: não vamos desistir no primeiro, nem no segundo, nem no terceiro tombo!

Entretenimento e Marketing Digital: a união que dá certo!

Como falamos, um dos objetivos principais do RD Summit, além do compartilhamento de conhecimento, foi o rico networking. Empresas de todo o Brasil foram apresentadas a agências, possíveis parceiros e, claro, possíveis prestadores de serviços.

O networking acontecia o tempo todo: na hora do break, no almoço no food truck, na sala de descanso e de jogos e, claro, ainda mais intensamente nos Happy Hours. Após às 17h30, as “chopeiras” começavam a funcionar e os encontros eram ainda mais estimulados.

[Networking na Ilha da Magia] Como aconteciam os encontros?

Presenciamos pessoas de todo Brasil trocando experiências, contatos e até criando amizades. Aproveitamos até para fazer o nosso próprio networking cada vez que sentávamos ao lado de alguém nas palestras e também nos intervalos, ao transitar pelos estandes. Nós, por exemplo, conhecemos startups incríveis, só de sermos atraídos pelos brindes – tão amados! – de cada empresa.

RD Summit Happy Hour

Além de ser incrível conhecer profissionais, cargos, projetos e empresas diferentes, tivemos um panorama de como o Marketing Digital acontece nos outros estados do Brasil. Foi ainda mais rico constatar que Florianópolis, além de ser a capital da inovação, está sendo reconhecida como uma das cidades mais importantes do Inbound Marketing no país. *Olhos brilhantes*!

A experiência da Conexorama com o RD Summit

Desde que o RD Summit nasceu, em 2013, estivemos presentes em cada edição. Antes como Inteligência Network – nossa antiga marca – e, em 2016, fizemos a apresentação do nosso rebranding, já como Conexorama.

No entanto, foi de 3 anos para cá que tivemos nossas maiores conquistas no cenário Inbound do Brasil.

Em 2015, ainda como Inteligência Network, ganhamos nossos dois primeiros prêmios. Esse cenário se repetiu nos dois anos seguintes, quando emplacamos duas outras categorias.

Quer ver nossas conquistas? Então aí vai:

2015

Em 2015 saímos do evento com dois prêmios. Ganhamos o primeiro lugar em Sucesso do Cliente e não paramos por ali: o segundo lugar em Máquina de geração de Leads também veio pra casa. Neste mesmo ano, também ficamos entre as Top 5 agências digitais do país inteiro. Aguenta coração!

2016

Em 2016, já como Conexorama, nos tornamos bicampeões na categoria de Sucesso do Cliente, que é o prêmio que soma 4 marcos de sucesso (fatores que consideramos ao buscar o sucesso dos nossos clientes). Novamente, ficamos entre as 5 maiores (e melhores) agências digitais do Brasil.

2017

2017 nos trouxe um prêmio que não havíamos ganho até então, o de Melhor Campanha Integrada de Marketing e Vendas. Esse primeiro lugar foi realmente merecido, já que chegou por meio de um nossos maiores cases: nosso querido cliente Meu Crediário. Particularmente, acreditamos que este seja um dos prêmios mais gratificantes para uma agência de Inbound, já que os critérios são as várias frentes do Marketing Digital atuando juntas para trazer sucesso para o cliente.

RD Summit Prêmio

Neste ano, nosso cronograma foi bem agitado durante o RD Summit. Foram 3 dias desta vez, então resolvemos aproveitar MESMO.

Avinash Kaushik: Coletiva exclusiva com o mestre do Web Analytics

Acho que um dos acontecimentos mais marcantes deste ano, sem dúvidas, foi participar de uma coletiva, restrita para poucos participantes, com um dos maiores nomes do Marketing Digital na atualidade: Avinash Kaushik.

Na ocasião, um membro da Conexorama – no caso eu mesma 🙂 – recebeu o privilégio de participar da coletiva e conhecer Avinash. Avinash, que é autor de livros, blogueiro, empreendedor e evangelista de Marketing Digital, é, além de tudo isso, uma pessoa muito bacana.

Mesmo bastante nervosa, comecei minha entrevista questionando uma frase dele, bastante marcante: “Quando minha mãe me pergunta o que eu faço, eu digo a ela que ajudo a mudar a mente das pessoas”. Ele sorriu satisfeito e respondeu: “That’s what I do!”.

Após a recepção entusiasmada, perguntei ao Avinash (que só fala inglês) como havia surgido o blog dele, o Occam Razor, que é sobre a ascensão da inteligência artificial, web analytics e marketing.

Também entrei em um debate sobre as ferramentas de web analytics que Avinash mais nos recomenda. Ele, claro, não foi direto ao ponto, mas me sinalizou que acha o Google Analytics e o Similar Web bem importantes e que usa com frequência.

A experiência foi muito rica não só pela enorme carga de conhecimento que Avinash tem, mas também pelo jeito simples, carismático e acolhedor do mestre. Valeu mesmo, Avinash!

Dia 1 – Prêmio de Agências

Além das palestras, no primeiro dia do evento, tivemos a premiação das agências, que foi realizada no Second Jurerê, uma das casas do nosso cliente All Espaços. Lá, participamos do coquetel de confraternização entre agências, que sucedeu o prêmio. O ponto alto da noite foi quando subimos no palco para receber o prêmio de melhor campanha integrada. Como foi bom dormir com sensação de dever cumprido!

RD Summit Parceiro RD

Dia 2 – Happy Hour Conexorama

Para aproveitar a vinda de nossos clientes de outros estados, nós resolvemos fazer um Happy Hour na sede da agência. Contamos com a presença de alguns clientes e aproveitamos para conhecer melhor seus negócios e expectativas com o Inbound.

Dia 3 – Fechamento de Evento + Trilha de Agências

Na sexta-feira, último dia do RD Summit, participamos da Trilha exclusiva para agências parceiras. Lá foram disponibilizados conteúdos exclusivos para nossos gestores e CEOs, que aproveitaram para planejar as ações para 2018. Além da Trilha de Agências, também tivemos o encerramento do evento com a presença das cantoras Gretchen Preta Gil, que aproveitaram para fazer um feat de “Melô do Piripiri”. Demais!

RD Summit Gretchen

2018

Chega prêmio de Agência do Ano! Quem sabe?

Curiosidades das Edições do RD Summit

  • Martha Gabriel foi a única palestrante a participar de todas as 5 edições do RD Summit. Em 2015 Martha não pôde comparecer, mas marcou presença por meio de uma videoconferência no Skype. Isso que é parceria!
  • A capacidade de participantes dos eventos sempre foi proporcional ao número de clientes. Por isso, este ano, quando a RD atingiu o número de 10 mil clientes, tivemos um evento com capacidade para 10 mil pessoas. Acredito que seja porque queriam todos os clientes presentes!
  • Números do RD Summit 2017: Foram + 8 000 profissionais, + 80 expositores na feira de negócios (entre startups e grandes players do mercado), 8 palcos paralelos de palestras, 150 palestrantes (entre referências nacionais e internacionais), 40 000 materiais promocionais e 20 mil litros de chopp!
  • O evento está 26 vezes maior que a sua 1ª edição, em 2013!

Onde entram os RDoers?

Não é muita gente que sabe, mas o treinamento dos RDoers foi feito com base no treinamento da equipe da Disney. Isto é, os colaboradores foram treinados para cultivarem a alegria e manter o alto astral do evento, não importando qual fossem suas funções.

RD Summit T-Rex

A todo momento os RDoers estavam dispostos a ajudar, desde a busca por um assento na plenária, até no momento de encontrar as salas com as palestras de interesse. Sempre cordiais e alegres, os RDoers foram o “fechamento com chave de ouro do evento” na saída da plenária, quando fomos recepcionados por palmas, gritos e assobios. Valeu, RDoers, foi realmente emocionante!

Por que participar do RD Summit 2018?

Se você é cliente/ou potencial cliente

  • Palestras com grandes nomes do Marketing, Vendas e Desenvolvimento pessoal;
  • A oportunidade de conhecer alguns dos maiores players do mercado é fantástica. Conheça a equipe e os serviços de grandes empresas como Zendesk, Pipedrive e Hostgator;
  • Grande rede de networking com fornecedores, parceiros, grandes profissionais e possíveis clientes. Tudo é possível!
  • Diversão garantida nos Happy Hours, com milhares de litros de chopp e apresentações exclusivas;

RD Summit Save the Date

Se você é agência

  • Especialização da equipe e contato com as tecnologias mais recentes do mercado;
  • Networking, Networking, Networking! Seja nos happy hours, na fila do food truck ou na sala de massagem: o importante é fazer acontecer!
  • Encontre possíveis parcerias com empresas de tecnologia e até outras agências. Boa sorte!

Be so good they can’t ignore you!

Com certeza, uma das maiores riquezas do RD Summit é a motivação. De todos os participantes, podemos estimar que no mínimo 90% do público saiu motivado a fazer mais, seja pela empresa que possui, ou até pela empresa que representa como colaborador.

A Resultados Digitais vai muito além do RD Station, e passou a perceber o “Efeito RD Summit” nas pessoas e por isso criou o slogan “Be so good they can’t ignore you”, que se encaixa perfeitamente ao formato do evento.

Além do conteúdo técnico, que planta milhares de “sementinhas da inovação” na cabeça das pessoas, o fator humanista, a associação de satisfação profissional e pessoal, sem dúvida nenhuma, é combustível na performance de qualquer profissional do marketing digital, de vendas, do RH, ou de qualquer outra área.

Os ensinamentos foram múltiplos, mas se pudéssemos destacar um, seria justamente relativo à relação trabalho x vida pessoal, que muitas pessoas ainda não entendem. Sim, é possível ser um profissional de alto desempenho e aproveitar os bons momentos da vida. O segredo é: a vida profissional só funciona bem quando a pessoal também vai bem.

E assim encerramos este artigo e fechamos o baú de lembranças do RD Summit 2017. Valeu, pessoal. Ano que vem tem muito mais!

RD Summit Tchau

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Penélope Vitória

Penélope Vitória

Planner Expert em Conexorama
Apesar de formada em Design Gráfico, sempre fui aficionada por comunicação. Quando conheci o Marketing Digital, soube que ele veio para ficar. Estou sempre em movimento e absorvendo conhecimento. Posso dizer que sou uma “engraçadinha” com um grande apetite!
Penélope Vitória
  • Felipe De Andrade Zorzi

    Excelente!

    • Penélope Vitória

      Oi, Felipe.

      Fico feliz que tenha gostado. Esse artigo foi feito com muito carinho 🙂
      O RD Summit é um marco para a nossa trajetória como agência e esse artigo fala justamente disso. Você já participou do RD Summit? Caso sim, compartilha com a gente a sua experiência. Outras pessoas podem gostar do que você tem a dizer!

      E se ainda não foi, espero te ver por lá ano que vem. Abraços!

      • Felipe De Andrade Zorzi

        Oi Penélope! Eu ainda não fui, acredita? Esse ano nos dividimos aqui na gdm, aí uma parte foi pro RD Summit e outra (incluindo eu) foram para o Inbound da Hubspot. O pessoal que foi gostou bastante, voltou cheio de ideias! Acho que vem eu devo ir! Bjs

        • Penélope Vitória

          Que legal, Felipe. Acredito que o evento da Hubspot também deva ser incrível para os apaixonados por Marketing Digital, como nós =] A experiência do RD Summit vale muito a pena, te recomendo.

          Se nos vermos ano que vem, trocaremos uma ideia, então. Um abraço e sucesso para você e para a GDM, Felipe!