Blog, Redes Sociais, Visitantes Qualificados,

Redes Sociais: De quais participar e qual deve ser a rotina de publicação?

Por Gabriella Szpoganicz em 8 de Março de 2016
Redes Sociais estão incorporadas no dia a dia da grande maioria das pessoas e, por isso, devem fazer parte da rotina da sua empresa. Entenda!
Leitura de 5 minutos
Redes Sociais: De quais participar e qual deve ser a rotina de publicação?
4.6 (91.11%) 9 votes

As redes sociais estão incorporadas no dia a dia da grande maioria das pessoas e, justamente por isso, devem fazer parte da rotina da sua empresa. São ferramentas que podem agregar muito valor à sua marca e ajudar na prospecção de novos leads e potenciais clientes. Mas, de que redes sociais devo participar? Qual a frequência ideal de atualização?

São dúvidas frequentes e que devem ser esclarecidas antes de alocar esforços na criação e atualização de várias redes sociais que não trarão resultados significativos para a sua empresa. Afinal, você não precisa estar presente em todas, mas nas certas.

Para isso, é essencial que se conheça o perfil das pessoas que frequentam cada uma e os seus diferenciais. São tantos canais existentes atualmente que, sem um objetivo claro e um alinhamento com o seu negócio, você estará jogando dinheiro fora ao investir em algumas redes sociais, sem entregar valor ao público.

De quais devo participar?

Comece identificando onde seu público-alvo está. Podemos afirmar que Facebook, Twitter e LinkedIn são canais interessantes para a sua empresa, embora cada um a seu modo.

Facebook

É uma rede social que se destaca pelo seu poder de alcance. É considerada a maior rede social do mundo e é muito útil para ampliar o relacionamento com seus clientes, otimizar o poder da sua marca, através de curtidas na fan page, comentários e compartilhamentos de publicações patrocinadas, e captar leads.

Twitter

Caracteriza-se pela troca de informações com usuários. Além de ser um canal com muitos influenciadores, a maioria dos usuários se conecta via dispositivos móveis. Entre seus objetivos, podemos citar a ampliação do alcance da sua marca através dos tópicos de assunto, a geração de tráfego e leads pelos tweets patrocinados, e a criação de ativos como números de seguidores.

LinkedIn

Conhecida como a maior rede social de contatos profissionais, é ideal para gerar leads qualificados, pois fornece acesso a informações sobre o perfil profissional dos usuários, como cargo, empresa (tamanho, segmento de atuação, entre outras), rotinas e experiências em cada função, certificados, escolaridade, etc. Assim, você consegue segmentar e encontrar de forma ágil o perfil desejado, sem precisar perder tempo com outros meios menos precisos.

Qual a frequência ideal de atualização?

Aqui na Conexorama, atualizamos estas três redes sociais toda semana, tanto para a agência quanto para os nossos clientes. Porém, cada uma com seu formato e frequência ideais. Quer saber como utilizamos cada uma? Confira!

Facebook

Como já comentado anteriormente, é a maior rede social do mundo, então não poupamos esforços para atualizá-lo com uma frequência superior às outras. Por permitir agendamento, programamos publicações de segunda a sexta, com conteúdos diversos, intercalando entre novos e antigos.

Além disso, investimos em FaceAds, impulsionando novos artigos e materiais ricos, e criando campanhas multimagens com os eBooks de maior conversão. Conseguimos segmentar o público dos anúncios e alcançar pessoas mais propensas a se envolverem com a marca.

Twitter

Atualizamos com grande frequência também, programando tweets através dos softwares RD Station ou Hubspot. Na maioria dos casos, as publicações são diárias, mas nunca deixamos com menos de 3 por semana. Inclusive, temos clientes com 3 atualizações por dia no Twitter.

Não permite agendamentos diretamente na ferramenta e a quantidade de caracteres é extremamente limitada, mas tem a vantagem de concentrar muitas pessoas com forte capacidade de influência.

LinkedIn

Por ser conhecido como o canal com mais contatos profissionais de todos, é a mais certeira em termos de segmentação. Não é à toa que seus anúncios exigem maior investimento que as demais redes. Aqui na agência, atualizamos o LinkedIn uma vez por semana com os novos artigos publicados no blog, e sempre que temos um novo material rico lançado.

Outras Redes Sociais que minha empresa pode estar presente

Existe uma infinidade de redes sociais, mas como comentamos anteriormente: o importante não é estar em todas, mas estar nas certas. Listamos algumas que são importantes e que também podem trazer resultados positivos para a sua empresa. Conheça!

Instagram

Nada mais é do que uma rede social de fotos, onde é possível tirar fotos com o dispositivo móvel, escolher efeitos para as imagens e compartilhar com seus seguidores. É focada no público jovem e muito utilizada por empresas relacionadas à moda, lojas de acessórios e joias, marketing pessoal ou de figura pública, etc.

Pinterest

É uma rede social de compartilhamento de fotos também, mas com o intuito de ser um quadro de inspirações, um catálogo de imagens temáticas, que as pessoas podem recompartilhar para criar suas próprias coleções. Muito utilizado quando o design é um diferencial, por exemplo, por empresas de arquitetura, design de interiores, fotografia, relacionadas à arte, entre outras.

Youtube

Uma rede social para as pessoas carregarem e compartilharem vídeos em formato digital. Em seu segmento, é o site mais popular pela grande variedade e facilidade em publicar vídeos. Permite que empresas divulguem seus trabalhos, sendo assim um ótimo canal para atrair visitantes. Empresas que utilizam bastante: produtoras de vídeos para expor seus materiais, blogueiros, etc.

Google+

É uma rede social do Google e tem como principal objetivo facilitar o compartilhamento na web. Permite, entre outras funções, trocar mensagens com os amigos, compartilhar links interessantes e divulgar fotos. Por ser do Google, possui maior indexação do conteúdo. Empresas dos mais variados segmentos estão utilizando esta rede para criação de webinars e gravação de Hangouts.

Agora que apresentamos as principais redes sociais com suas respectivas funções, alcances e rotinas ideais de publicação, está na hora de definir quais se encaixam na sua empresa e a frequência de atualização de cada uma.

Defina o canal de acordo com o seu orçamento e lembre-se: além da criação e atualização das contas, com conteúdos de qualidade e frequentes, o monitoramento das redes sociais é fundamental para medir os resultados obtidos e planejar as ações futuras.

Gostou desse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais 😉

 

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Gabriella Szpoganicz

Gabriella Szpoganicz

Customer Success General Manager em Conexorama
Administradora, apaixonada por Marketing Digital e insuportavelmente organizada. Não consigo "deixar pra depois" um atendimento. Amo viajar, ler e não cozinhar.
Gabriella Szpoganicz