Blog, Novidades, SEO,

SEO local: como usar sua localização a seu favor

Por Content em 19 de Janeiro de 2018
O SEO local é um braço do SEO que utiliza a relevância de seu site para ranquear também no Google Maps. Aprenda a usar essas técnicas a seu favor neste artigo!
Leitura de 5 minutos
SEO local: como usar sua localização a seu favor
5 (100%) 1 vote

O SEO local é um braço do SEO que especificamente trata de otimização de mecanismos de busca para negócios locais.

Uma campanha efetiva de SEO local vai ajudar sua empresa a estar no topo das pesquisas do Google, não só nos links mas também nas localizações via Google Maps. Lá atrás, o SEO local não era tão descolado do SEO convencional. Agora, existem algumas nuances que podem fazer a diferença para você aparecer entre os maiores de sua região. Quer saber como fazer isso? Vem com a gente!

O SEO local

Antes de tudo, vamos dar um exemplo do poder do SEO local. Você mesmo pode testar. Vamos digitar um termo no Google. Por exemplo, “hamburguer em Porto Alegre”.

seo-local-mapas

Voilà. Temos três das melhores hamburguerias da capital gaúcha. Alguns fatores são preponderantes para que elas estejam no topo do ranking do Google Maps. São eles:

  1. Presença em diretórios de empresas;
  2. Citações de sites que são autoridade no nicho;
  3. Citações consistentes;
  4. Autoridade de Domínio;
  5. Quantidade de backlinks;
  6. Distância do centro da cidade;
  7. Nome da cidade em tags, imagens, URLs, meta descriptions, etc.
  8. Distância do dispositivo que faz a busca.

É bastante coisa! Mas calma, vamos dar uma olhada em cada um desses critérios.

Diretórios de empresas

São sites que aceitam cadastros de empresas para sua base de dados. O Google Meu Negócio é um deles, por exemplo. Sejam do tamanho que for, é sempre bom estar cadastrado em todos que puder.

Também insira a categoria correta, quando aplicável, para seu negócio. Se você vende hamburger, não vai querer colocar sua empresa na categoria “pizzaria”.

Citações de autoridades no seu nicho

Se você der uma olhada nos resultados de “hamburgers em Porto Alegre”, vai perceber que as primeiras posições dos links orgânicos não são das próprias hamburguerias. Mas sim quem já foi lá, comeu e falou sobre em seus famosos sites de gastronomia.

seo-local-resultados

Essas são as citações de quem é autoridade.

São importantíssimas para que o Google reconheça sua relevância para o mercado e mostre seu site entre os resultados.

Citações consistentes

Esse é um dos fatores mais importantes do SEO local: a constância de informações. Mantenha padronizado quem você é na rede: seu nome, endereço e telefone. E não mude seus dados.

Por exemplo, “Le Grand Burger” e “Le Burger Grand” são inconsistentes. Se você usar diferentes nomes, endereços ou telefones para seu negócio, seu valor de SEO vai diminuir.

Agora se for estritamente necessário modificar seus dados, faça isso para todos os sites e diretórios com as novas informações.

Autoridade de Domínio (Authority Domain)

Autoridade de Domínio é a métrica que prevê o quanto um site vai ter mais rendimento do que outros em buscadores. Resumindo, ele é calculado pela qualidade e quantidade de links que esse site recebe.

Quantidade de backlinks

Além de ser citado em outros sites, é importante que também linkem o site de sua empresa com a citação. Assim, você ganha ainda mais impulso. Vale lembrar que o backlink está entre os 3 fatores que mais definem ranqueamento. Então, não deixe de pedir por links quando forem falar de seu negócio!

Distância do centro da cidade

Toda cidade tem uma área central pré-definida. Naturalmente que você não vai ter muito controle quanto a esse fator de SEO local, mas regiões centrais acabam sendo favorecidas.

Nome da cidade em tags, imagens, URLs, meta descriptions, etc

Colocar o nome da cidade em elementos de SEO On-Page é sempre bom para que o Google consiga reconhecer de onde você é. Sempre que for coerente, coloque frases que exaltem sua localidade, como “o melhor hamburger de Porto Alegre”, por exemplo.

Distância do dispositivo que faz a busca

Muitas pessoas não colocam a cidade no termo de busca. Com o crescimento da busca por voz, isso vai ficar cada vez mais evidente. Por isso, o Google já trata de buscar os resultados mais próximos do dispositivo buscador. Esse é outro fator de SEO local que você não tem controle, mas que pode ajudar você a ultrapassar opções próximas de seu negócio.

Como começar seu trabalho de SEO Local

Primeiramente, coloque sua empresa em diretórios como o Google Meu Negócio e o Bing Places, os maiores e mais populares. Vão dar mais visibilidade ao seu SEO local e trazer mais pessoas para seu estabelecimento.

Mantenha tudo atualizado, com fotos atuais, horários de funcionamento, etc. Busque palavras-chave que definam seu negócio, elas que vão balizar seu SEO como um todo, sobretudo na parte de categorização de sua empresa.

Depois, procure fortalecer estratégias de reviews nas redes (um brinde para quem fizer um, por exemplo). Quanto mais reviews positivos, melhor seu SEO Local.

Crie backlinks com relacionamento tanto online, quanto offline. São as pessoas que vão referir seu negócio na Internet, não outras empresas necessariamente. Apareça sempre que possível e você pode ter bons frutos.

Andei lendo em alguns lugares que o SEO morreu.

Particularmente, apesar de considerar conteúdo mais importante, eu discordo. O SEO era a árvore, agora ele é a floresta. Ele é a liga que junta o seu conteúdo on-site e off-site, combinando princípios técnicos com estratégias para alavancar sua mensagem e entregá-la aos melhores Prospects.

A grande sacada está em trabalhar duro e ter paciência. Só assim você vai chegar no topo do Maps quando buscarem pelo seu produto em sua cidade.

E o seu SEO local? Já conseguiu algum resultado com essa técnica?

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content