Blog, Redes Sociais,

SEO para Youtube: como dar os primeiros passos

Por Camila Rosa em 1 de dezembro de 2017
O Youtube se consolidou como líder em compartilhamento de vídeos na Web. Mas para o seu aparecer, existem técnicas de SEO para a plataforma. Saiba mais!
Leitura de 7 minutos
SEO para Youtube: como dar os primeiros passos
5 (100%) 2 votes

Os vídeos, como alguns sabem, chegaram no seu auge em 2017. Conteúdos audiovisuais possuem mais de 80% de interação do que as imagens. Por isso, os usuários preferem assistir aos vídeos por serem mais dinâmicos e rápidos de serem consumidos.

Existem diversos sites de compartilhamentos de vídeos, mas nenhum se equiparou até o momento com o Youtube. Ele é um site destinado ao compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da Internet. Além disso, o Youtube é o segundo maior mecanismo de busca da Web.

A plataforma não ficou para trás e inseriu métricas de SEO, como muitas redes sociais já implementaram. Devido esse acontecimento, é fundamental que a marca que tenha intenção de gerar resultados com o Youtube, adquira o hábito de praticar algumas técnicas de SEO.

Essas boas práticas de SEO geralmente são inseridas antes de divulgar seu material, com o objetivo de otimizar a pesquisa do seu conteúdo e também aumentar o ranqueamento – sua posição – nas pesquisas do Google.

Se você produz vídeos e já tem um canal criado no Youtube, é importante que todas as informações sejam preenchidas antes de publicar o seu vídeo. Comece a praticar as boas práticas de SEO em sua rotina para que sua visibilidade e engajamento com seus usuários aumente.

A seguir, mostrarei algumas otimizações de SEO para Youtube fundamentais para ajudar você a conquistar melhores resultados. Acompanhe!

Defina a palavra-chave do título seu vídeo

Para quem está habituado as pesquisas de palavra chave para SEO comum, no Youtube funciona da mesma maneira. Antes de publicar seu vídeo, é indispensável que você realize a pesquisa da palavra-chave para o SEO para Youtube.

Aqui na agência, nós usamos o Google Keyword Planner para analisar o volume de buscas das palavra-chaves. O ideal é que você primeiramente elenque quais palavras são mais relacionadas ao seu vídeo e quais que estão sendo mais pesquisadas no Google, depois disso você define a palavra-chave que seja mais coerente com o que você precisa.

Escolha um bom título

A escolha de um título é a parte fundamental de qualquer tipo de conteúdo. Os mecanismos de busca precisam entender que tipo de conteúdo o seu usuário encontrará. Sendo assim, jamais esqueça de usar um bom título de acordo com o SEO para YouTube

Enfatizo a importância de criar um bom título com a palavra chave definida pois, os robôs ainda não leem conteúdos visuais, a intenção é que eles consigam filtrar da melhor maneira possível o seu vídeo nos resultados de pesquisa.

Quando você criar seu título, ele precisa ser curto, em média no Youtube é ideal utilizar de 40 a 55 caracteres no máximo. Seja realista e não invente um texto polêmico para impressionar o seu público, crie o seu título exatamente de acordo com o que o seu vídeo vai transmitir. Desperte a curiosidade e insira alguma emoção no seu título, assim pode atrair mais views.

Crie uma capa para o seu vídeo ou Thumbnail

Você certamente já deve ter ouvido falar aquela expressão de que “a primeira impressão é o que vale”, não é mesmo? Para o Youtube, ela é realmente tem um significado. a capa ou thumbnail do seu vídeo é muito importante para chamar a atenção do público que navega no Youtube.

De preferência, crie uma arte personalizada para a capa, que se relacione ao tema do seu vídeo e que seja atrativa. Caso você preferir, também existe a possibilidade de utilizar um frame do seu vídeo. Portanto, se você escolher esta opção, pense em utilizar um frame impactante para usar de capa.

Após escolher qual a imagem de capa que será utilizada, não esqueça de inserir o título do vídeo, para que fique visível e o seu público consiga absorver a mensagem que você deseja transmitir logo de cara ou você pode optar por usar somente a keyword escolhida.

Use Tags nas boas práticas de SEO para Youtube

Quando você for carregar seu vídeo no Youtube, existe um campo logo abaixo da descrição, para inserir as principais tags relacionadas ao conteúdo do seu vídeo. Confira abaixo:

Insira palavras-chave que sejam objetivas e simples para que as pessoas possam encontrar com mais facilidade seu vídeo. Geralmente, pesquisamos assuntos com palavras informais e diretas. Sendo assim, tente manter sempre o padrão de utilizar palavras relacionadas com o seu vídeo que sejam o mais claro possível.

No mínimo, você deve preencher de 10 a 15 tags de cauda longa. Se faltarem ideias sobre que palavras inserir, pesquise no campo de busca do Youtube vídeos relacionados ao tema do seu, para analisar quais tags que estão sendo utilizadas. Assim, você saberá se o seu vídeo pode alcançar um bom lugar nas posições de busca.

As tags otimizam a pesquisa quando alguém procura algum assunto relacionado ao tema do seu vídeo, então nunca esqueça de inseri-las, ok? 🙂

Crie uma descrição para o seu vídeo

Inserir uma descrição no seu vídeo também auxilia os robôs a filtrarem qual é o conteúdo que você gravou. Além disso, facilita o entendimento e desperta o interesse o leitor sobre o que você vai transmitir no seu vídeo.

Existe um limite de 250 caracteres na descrição até a parte onde diz “Mostrar mais”, mas é claro que você pode criar uma descrição maior. Porém, poucas pessoas leem mais do que as três linhas de descrição.

Use sua criatividade para criar uma descrição interessante e objetiva, mas não se esqueça de incluir a palavra-chave que você escolheu antes de publicar o vídeo. Caso você desejar, é permitido inserir links na descrição, pode ser para o seu site ou até mesmo para outras redes sociais da sua empresa. Esse detalhe ficará ao seu critério, então trace uma estratégia e pense bem qual lugar você quer atrair mais visitantes.

Insira Call To Actions

Os CTA (call-to-action ou chamadas de ação) são botões que dão acesso a qualquer página que você deseja. É necessário que você escolha links relevantes para inserir no botão.

Há inúmeras possibilidades de links que podem gerar bons resultados. Tanto um material rico ou outro vídeo que seja relacionado com o assunto do seu, quanto um link que direcione para o seu site podem fazer com que sua estratégia de SEO para Youtube seja eficaz.

Para inserir o CTA, você precisa ir nos recursos que são oferecidos pelo Youtube, onde existe essa opção no final do vídeo. Assista ao vídeo no Youtube Academy para saber como você insere os cards (é em inglês mas, existe a opção de inserir a legenda).

Nesse canal de procura, as empresas podem alcançar bons resultados aplicando corretamente as dicas de SEO para Youtube que citei. Em outras redes sociais, existe uma ampla concorrência e grandes negócios que investem fortemente nelas e no Youtube ainda é pouco explorado.

Não perca a chance de criar um canal para o seu negócio e iniciar uma estratégia de Inbound Marketing diferente. Talvez essa seja a sua oportunidade de destacar sua marca no âmbito digital e atingir o sucesso!

Comente abaixo quais estratégias de SEO para Youtube você aplica atualmente nos seus vídeos ou, se existir alguma dúvida sobre o assunto, estarei à disposição para respondê-las. Até a próxima!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Camila Rosa

Camila Rosa

Social Media Expert em Conexorama
Amor pela natureza, praia, animais e Floripa. Apaixonada pela comunicação, Marketing Digital e Social Media.
Camila Rosa

Últimos posts por Camila Rosa (exibir todos)