Blog, Ferramentas, Marketing de Conteúdo,

O que é o software da Contentools?

Por Camila Rosa em 25 de outubro de 2017
Neste artigo, veremos como funciona a plataforma da Contentools, além de um passo a passo para colocar sua estratégia de conteúdo no ar. Confira!
Leitura de 9 minutos
O que é o software da Contentools?
5 (100%) 7 votes

A Contentools é uma plataforma de Marketing de Conteúdo que realiza o planejamento, produção e a publicação dos conteúdos nas redes sociais. Dentro da plataforma, é possível criar e organizar sua estratégia, controlar seu calendário editorial, organizar o fluxo de trabalho e também ter a autonomia das entregas e datas de publicação.

Aqui na agência, muitos dos nossos clientes utilizam a plataforma e eu, como Social Media, sou a responsável por controlar a produção dos conteúdos. Ou seja, uso diariamente a Contentools e vou poder ajudar você a entender melhor como ela funciona. 🙂

A seguir, vou te mostrar algumas funcionalidades da ferramenta, como escolher o especialista que vai produzir os conteúdos para o seu negócio e como ela pode otimizar o seu processo de marketing de conteúdo!

A plataforma de Marketing de Conteúdo

A ferramenta da Contentools é super intuitiva: passando o mouse por cima de uma aba que se encontra na esquerda após fazer o seu login, é possível acessar vários menus (dashboard, planejamento, criação, distribuição, análise e configurações).

Começando pelo Dashboard, que fica na página inicial, você encontrará 4 boxes cada um para determinado objetivo: criação de nova ideia, conteúdos em produção, conteúdos atrasados e conteúdos não programados. Eles são extremamente úteis para o acompanhamento da sua produção, principalmente quando se refere aos conteúdos em atraso.

Contentools 1

Logo abaixo, temos o gráfico sobre a produção de conteúdo é nele que você irá analisar a quantidade e o tipo de conteúdo produzido desde que o seu projeto iniciou:

Contentools Dashboard

Antes de dar início ao seu projeto, é importante que sua estratégia de marketing de conteúdo esteja bem definida. Dentro da plataforma Contentools, é possível anexar toda sua estratégia de marketing de conteúdo na página “Content Strategy”:

Contentools Strategy

Nesta página, você pode deixar as informações centralizadas, para todos da sua equipe interna e da equipe de produção da Contentools terem acesso a suas Personas, keywords, objetivos, voz da marca, fontes de informação e também anexos. Mas fique tranquilo porque, depois de preencher todas informações, ainda existe a possibilidade de atualizá-las quando achar necessário. 😉

O próximo passo é encontrar escritores freelancers que possuem o perfil ideal para escrever o seus conteúdos. É o que veremos a seguir:

Contratação dos redatores na Contentools

Os redatores possuem perfis dentro da plataforma para que você possa conhecê-los, é basicamente um “Tinder” com vários freelancers onde, nesse caso, você dá um “match” com quem é especialista em assuntos relacionados ao mercado da sua empresa. Desde os hobbies até os assuntos que eles mais dominam você pode analisar antes de fazer sua escolha.

O primeiro passo para ir atrás dos seus redatores é acessar a aba “My Team” e depois clicar canto superior direito onde aparece um ícone azul “Find Content Professionals”, este ícone abre uma página com uma lista de vários perfis de redatores freelancers e no lado esquerdo aparece – uma funcionalidade que acho muito útil – um filtro para que a sua pesquisa se torne mais assertiva, conforme o print abaixo:

Contentools Redatores

Você pode filtrar tanto por nome de redator, tags de habilidade, linguagem que deseja que seus materiais sejam produzidos, categorias e tipos de materiais.

É ideal você escolher trabalhar com um mínimo de dois redatores para cada projeto, para que eles possam suprir a demanda de conteúdos que serão destinados a produzirem e também para  conseguirem cumprir os prazos estipulados do seu calendário planejado.

Produção de conteúdo

Após a seleção de redatores e o planejamento da sua estratégia, o fluxo de todo processo começa na sugestão e brainstorming de ideias. Nós com Agência de Inbound Marketing ficamos com o processo de gerar as pautas e briefings para nossos clientes – função especificamente de nossa Planner -, porém se o cliente preferir, pode contratar dentro da Contentools um profissional de Content Manager responsável por sugerir as ideias.

Quando aprovadas as ideias, elas são transferidas para etapa de produção de conteúdo. É nesta etapa que a mágica acontece! O desenvolvimento de artigos, comumente chamados de blog posts, além de outros materiais ricos.

Antes de iniciar a produção, você pode escolher qual tipo de material deseja, dependendo do que sua empresa está necessitando no momento. O artigo ou material que estiver pronto é automaticamente transferido para etapa de revisão ou diretamente para etapa de aprovação do cliente (a etapa de revisão não é obrigatória).

Clicando em “Production”, você pode ter uma visão geral de todos os conteúdos que estão em produção na plataforma, podendo visualizar

  • Tipo do material
  • Título
  • Data que iniciou a produção
  • Em qual etapa se encontra o conteúdo
  • A data que o conteúdo vai para a próxima etapa
  • A data de entrega do conteúdo
  • A data marcada para publicação
  • E o nome da pessoa responsável pela etapa

Para você entender melhor, confira o print abaixo:

Contentools Production

No momento da aprovação do conteúdo, dentro da plataforma na página “Production”, existe uma aba no canto superior direito chamada “Activity” em que, existe a possibilidade de editar, pedir alterações e ainda dar feedbacks aos redatores, tornando o processo mais ágil, gastando menos tempo e trazendo resultados cada vez melhores.

A aba “Activity” serve também para você acompanhar em que data o conteúdo foi transferido para outra etapa, seja para produção, revisão ou aprovação. Como podem observar aqui:

Contentools Activity

Depois de concluído, revisado e aprovado seu blog post ou material rico, é hora de divulgar!

Integrações diretas com a Contentools

A Contentools, faz integração com outras plataformas como WordPress, Facebook, Twitter e muitos outros Apps, o que agiliza o processo de publicação.

Em “Settings”, você tem como última opção a página “Media Integration”: é aqui que você conecta todos os perfis de redes sociais que seu negócio está presente, assim como outras plataformas úteis que você pode utilizar no seu negócio. Para adicioná-las, basta clicar no ícone azul “Add Account” e começar a fazer as integrações que julgar importantes:

Contentools Integrações

Visibilidade pelo Calendário

Para ter uma visibilidade ampla da produção e entrega dos seus conteúdos, você pode acessar a página do calendário para acompanhar as atividades semanais, mensais e até anuais de tudo que foi entregue ou que ainda será produzido.

Lembrando que também existem filtros para facilitar a busca, como o filtro por conteúdo, por status, redator e título do conteúdo.

Basta acessar a página “Calendar” abaixo da aba “Distribute” para acessar o calendário de produção:

Contentools Calendário

Workflow do seu projeto de conteúdo

O Workflow ou fluxo de trabalho, é uma funcionalidade importante para o seu projeto de conteúdo. Aqui você pode definir quais pessoas vão atuar na produção de cada tipo de conteúdo, o deadline de cada etapa, dias a considerar como produção (onde você pode selecionar todos os dias da semana e/ou retirar os finais de semana), além de quais etapas farão parte da produção do conteúdo específico (ideia, produção, revisão ou aprovação).

Contentools Workflow

Mas afinal, o que faço para começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

Para você iniciar uma estratégia efetiva de marketing de conteúdo, é indispensável definir primeiramente quem irá produzir o conteúdo do seu negócio, seja internamente ou por plataformas de marketing de conteúdo como a Contentools.

Depois que a parte da produção estiver definida, você deve manter alguém responsável por acompanhar a frequência de produção de conteúdos. Aqui na Conexorama, todos os nossos clientes fazem pelo menos uma atualização semanal de artigo no seu blog. Mensalmente, lançam algum tipo de material rico, seja um eBook, Webinar, Templates, etc.

Além da frequência, é primordial que os seus conteúdos sejam bem produzidos e que estejam de acordo com as boas práticas de SEO. Mas acima de tudo, qualquer tipo de conteúdo que sua empresa produzir deve ter um objetivo: educar seus leads, reconhecer o mercado que o seu negócio domina e ainda divulgarem organicamente seus materiais para outras pessoas.

A plataforma da Contentools possui outras inúmeras funcionalidades, neste artigo citei as que mais utilizamos e são relevantes para o nosso dia a dia.

[Extra] A Contentools é a nossa principal solução de Marketing de Conteúdo

Existem diversas soluções de Marketing de Conteúdo no mercado, diante o avanço da compreensão dos benefícios diretos e indiretos dessa estratégia. Até já debatemos aqui no nosso blog sobre conteúdo terceirizado ou in house, que é uma dúvida bem comum que recebemos.

Nesse contexto, como atendemos diversos clientes em variados segmentos é evidente pra gente que a aplicação do Marketing de Conteúdo é peculiar para cada empresa. Alguns preferem produzir com a equipe interna, outros tem jornalistas freelances ou assessores de impressa ligado a essa atividade, e para alguns existe uma unificação entre varias situações.

É justamente diante essa variedade de circunstâncias que a Contentools desbancou qualquer outra oferta e é para a nossa agência a solução ideal. Em outras palavras ela não é uma solução engessada (como vemos muitos por aí) e permite que eu possa trazer minha equipe para a ferramenta, ou buscar os redatores, ou vivenciar os dois casos, todos conversando, seguindo um fluxo de trabalho e alinhados com a estratégia de conteúdo estabelecida.

Por isso que até mesmo em nosso processo de Lead Scoring, o Lead que sinaliza já utilizar a ferramenta é um Lead Qualificado para nossa equipe comercial. Quando não tem, fazemos questão de indicar, já que organiza, automatiza e engrena o conteúdo, que é a base do Inbound Marketing.

Para você saber mais como podemos te ajudar junto com a Contentools, entre em contato com a gente! E caso surgir alguma duvida, comente logo abaixo! Até a próxima!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Camila Rosa

Camila Rosa

Social Media Expert em Conexorama
Amor pela natureza, praia, animais e Floripa. Apaixonada pela comunicação, Marketing Digital e Social Media.
Camila Rosa

Últimos posts por Camila Rosa (exibir todos)

  • Emília Chagas

    Oi, Camila. Fantástica essa apresentação. Artigo fluido e fácil de ler, parabéns MESMO! 🙂

    • Camila Rosa

      Olá, Emília! É extremamente gratificante ler seu feedback. Muito obrigada! 🙂

  • Pedro Correia Guedes

    Gostei do texto. Também sou redator/escritor e artigos como esses são fundamentais para quem ainda não possui afinidade com a ferramenta.

    • Camila Rosa

      Que bacana, Pedro! Fico feliz por ajudá-lo. 🙂