Blog, Geração de Leads, Leads,

Webinar: uma ferramenta para divulgar o seu produto ou serviço

Por Guest Post em 13 de setembro de 2017
Conheça como o webinar pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para divulgar seu produto ou serviço!
Leitura de 4 minutos
Webinar: uma ferramenta para divulgar o seu produto ou serviço
5 (100%) 5 votes

Resumidamente, podemos conceituar o Webinar (abreviação de web-based seminar) como uma conferência realizada virtualmente e ao vivo, na qual uma ou mais pessoas desenvolvem algum assunto por meio audiovisual e a audiência pode assistir e interagir de qualquer lugar. Além de colocar quem está disponibilizando o conteúdo como autoridade no assunto, o webinar converge na geração de mais Leads bem como nutrição dos Leads existentes, possibilitando o fechamento de negócios. Caso esteja pensando em criar o seu Webinar, mantenha em mente algumas dicas e benefícios:

  • Você está utilizando esta estratégia para divulgação do seu produto ou serviço e para captação de Leads, portanto é preciso desenvolver uma página de cadastro com poucas perguntas para o visitante não perder o interesse no formulário;
  • Se uma pessoa efetivou o cadastro, significa que possui interesse no tema ou no produto, portanto mesmo que não assista o webinar, você já possui os dados para poder convertê-lo em cliente;
  • Os webinars também podem ser utilizados como curso online, sendo uma opção para capacitar profissionais ou clientes para utilizar seu produto;
  • Na hora de divulgar seu evento, abuse das redes sociais e lembre-se que boas palavras-chave e links podem ser encontrados com mais facilidade em sites de busca.

Por que usar essa ferramenta?

Ao pensar em criar um seminário ou conferência, logo vem à mente os recursos financeiros e tempo despendidos para seu desenvolvimento. O webinar, na verdade, é uma ferramenta de marketing de conteúdo com ótimo custo-benefício e uma forma muito dinâmica e prática de disseminar conhecimento. Bastam um computador com webcam e microfone, um bom acesso à Internet e domínio do tema a ser trabalhado e pronto, seu evento estará no ar.

webinar curso

Outro ganho desta ferramenta é a possibilidade de interação com seu potencial cliente que ela oferece. Desta forma, a troca de informações entre espectador e quem está conduzindo o evento, torna a experiência mais construtiva para todas as partes.

Como já mencionado anteriormente, a criação de um webinar ou até de um curso online sobre determinado assunto, traz como principal benefício criar autoridade para a empresa que está disponibilizando o conteúdo, mostrando que é referência no assunto abordado.

Como utilizar webinars?

Primeiramente, assim como em qualquer estratégia de marketing de conteúdo, é preciso planejamento e definição do assunto a ser abordado. Você pode criar um script ou, se seu webinar for para responder perguntas do público, já desenvolver perguntas frequentes caso não haja tanta interação como esperado.

webinar conteúdo

Monte uma landing page para receber as inscrições das pessoas interessadas em seu evento para captar ao menos o nome e e-mail. Essas informações servem tanto para enviar os lembretes da transmissão quanto para gerar um lead e poder continuar divulgando seu produto. Não se esqueça de inserir as principais informações do evento nesta página, como tema, horário, nome do facilitador, etc.

Ao determinar o horário de transmissão, lembre-se de pesquisar o melhor horário para o seu público e não necessariamente o mais conveniente para você. Identifique os hábitos do seu público-alvo e assim poderá alcançar um maior número de pessoas.

Você irá precisar de uma plataforma EAD para fazer a transmissão online e ao vivo. Não esqueça de certificar que a plataforma seja intuitiva e tenha recursos como comentários e chat online para fazer a interação com os participantes.

Planeje um fluxo de emails tanto para lembrar o início da transmissão quanto para colher feedbacks e continuar interagindo com este novo potencial cliente e convertê-lo. No dia da transmissão, cheque seus equipamentos como microfone, câmera e principalmente se sua internet está estável. Verifique a iluminação e organize seu local de gravação de acordo com o tema em questão.

Conclusão

Divulgar um produto ou serviço, em tempos de disseminação de informação, envolve capacitar e dar suporte antes de perguntar se seu cliente tem ou não a necessidade que você supre. Ao oferecer conhecimento de forma gratuita, a reciprocidade pode ser maior, bem como o entendimento que é realmente da sua solução que seu potencial cliente está em busca. Nesse contexto, oferecer webinars ou criar cursos online são ferramentas de marketing que proporcionam ótimo custo-benefício para a empresa e praticidade para quem consome este conteúdo.

 

Por Victoria Cezimbra

Do time Criativo e Marketing da Eadbox, designer gráfica em formação e administradora. Amante da inovação e do aprendizado, gosta de enxergar o mundo sob a ótica da simplicidade.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Guest Post

Guest Post

Esse artigo foi produzido por um parceiro convidado. Caso queria participar do nosso blog também, entre em contato. 🙂
Guest Post