Você já se deparou com banners de anúncios enquanto navegava em sites e blogs ou até mesmo em sua caixa de entrada no Gmail? Não, não estamos falando da campanha de Display e sim da campanha de Discovery no Google Ads.
Tem curiosidade para saber como funciona esse tipo de campanha e como atingir o seu público-alvo com todos os posicionamentos disponibilizados por ela, levando em consideração a sua estratégia de anúncios?
Continue com a gente que te contamos tudo neste artigo!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Como funciona a campanha de Discovery
As campanhas de Discovery são distribuídas nas plataformas do Google e alcançam mais de 3 bilhões de pessoas por mês ao redor do mundo. O objetivo principal dela é se tornar uma publicidade de forma nativa, ou seja, mais natural possível para o usuário que está navegando entre os serviços do Google.
Os posicionamentos disponíveis de veiculação são: aba de Promoção ou Social no Gmail, Feeds da página inicial e “Assistir a seguir” do YouTube, ou na seção Discover do próprio smartphone (os únicos países que ainda não têm disponibilidade para a seção Discover são França e Alemanha).
Após a escolha do objetivo de campanha, podemos configurar os locais, idiomas, lances, ação de conversão que desejamos que a plataforma acompanhe para essa campanha e programação
Podemos perceber que, enquanto estamos configurando, é disponibilizada uma estimativa semanal de impressões e desempenho do lado direito da tela, assim, você consegue verificar os números de acordo com sua estratégia e demais definições.
Após as configurações iniciais, vamos para o passo de segmentação de públicos.
Listamos aqui os mais diversos tipos de públicos que podem ser alcançados de acordo com a sua configuração:
- Público alvo-personalizado através de interesses;
- Público-alvo personalizado através de intenção de compra;
- Público-alvo personalizado através de termos de pesquisa que o usuário buscou no Google;
- Público-alvo personalizado de usuários que navegam por determinados tipos de sites (aqui você pode inserir como fonte as URLs);
- Público-alvo personalizado de usuários que usam determinados tipos de aplicativos;
- Público-alvo personalizado de usuários que visitaram determinados lugares;
Além de:
- Remarketing com públicos que interagiram com a sua empresa ou semelhantes a eles;
- Ou Interesses e informações demográficas.
Após todas as configurações, chegamos finalmente ao anúncio.
As características disponibilizadas pelo Google são os anúncios responsivos, com um card único ou carrossel (até 10 cards), contendo imagem, logotipo, títulos, descrições e definição de texto do botão com call-to-action.
A campanha de Discovery é um tipo de campanha que tem como limitações a definição da meta (apenas com conversão), e estratégia de lances (maximizar conversões, CPA – custo por aquisição – desejado ou ROAS – retorno sob investimento em anúncios – desejado).
Assim como fizemos para as campanhas de Gmail Ads, deixamos para você a recomendação sugerida pela própria plataforma: adicione um orçamento pelo menos 10 vezes maior do que o valor que você tem como meta do custo por aquisição e espere até que sua campanha obtenha 40 conversões para realizar alterações das configurações.
Afinal, Discovery e Display são a mesma coisa?
Sim, eu sei que pode parecer confuso pois ambas são veiculadas no YouTube e em blogs e sites parceiros do Google. Porém, costumamos notar que a campanha de Display se mostra em melhor resultado para branding e estratégias que podemos buscar mais cliques e visitantes para o nosso site.
Já a campanha de Discovery, conforme conversamos no tópico anterior, é voltada completamente para conversões, o que não permite muitas alterações de estratégias de lances e requer um investimento bem maior do que o previsto para a campanha de Display.
Ela ainda pode ser utilizada para estratégias de topo de funil, visto que uma de suas melhores otimizações busca mostrar o seu anúncio de forma personalizada de acordo com o comportamento do usuário, porém, se torna uma campanha de valor mais alto por ser voltada para a ação de conversão.
Quais métricas posso usar para avaliar a minha campanha?
As principais métricas para avaliar se sua campanha está sendo bem sucedida são:
- Engajamento (primeiros cliques em anúncios no Gmail que geram cobrança);
- Taxa de engajamento (cliques por número de exibições);
- Cliques (com CTR – taxa de cliques e CPC – custo por clique);
- Interações (combinação de todos os cliques, incluindo o primeiro clique no anúncio de Gmail);
- Taxa de interação;
- Custo médio.
Essas métricas são colunas que podem ser adicionadas no relatório das campanhas de Discovery dentro do próprio Google Ads.
Vimos que conseguimos aliar mais esse tipo de campanha às nossas estratégias de Inbound Ads, trabalhando em conjunto com o Inbound Marketing, ampliando o seu alcance e conversão de forma assertiva, assim, trazendo mais visitantes e, consequentemente, Leads Qualificados para a sua base.
Não esqueça de verificar quais são os principais erros que você não pode cometer nas campanhas do Google Ads.
E aí, vamos colocar a mão na massa?
Se você tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários abaixo, combinado?