O que é régua de relacionamento e como a Automação de Marketing pode te ajudar com a sua?

Já falamos muito de relacionamento com o cliente por aqui, e sua importância para que o Lead avance na Jornada de Compra. 

Afinal, relacionar-se com seu público é fundamental para que ele conheça cada vez mais sobre seu serviço e confie em você até o momento da compra.

Mas como a Automação de Marketing pode ser útil nessa estratégia e como ela pode te ajudar com a régua de relacionamento? Continue a leitura para entender!

O que é uma régua de relacionamento?

É muito raro alguém que nunca ouviu falar sobre sua empresa cliente chegar no seu blog e, a partir de um único artigo, já finalizar uma compra, não é? Ele tem toda uma Jornada para percorrer, e precisa namorar seu produto até se sentir confiável e confortável para adquirir.

É aí que entra a régua de relacionamento. Basicamente, uma régua de relacionamento é um conjunto de ações de comunicação do Marketing que serve para construir uma boa relação com seus Leads, buscando fazer com que ele percorra o Funil de Vendas até o momento da compra.

Alguns recursos de Automação de Marketing podem te ajudar a construir esse relacionamento, mas vamos falar disso mais adiante.

Confira os 3 benefícios de uma régua de relacionamento!

1. Fidelizar o cliente

Com a comunicação que vem da régua de relacionamento, é possível conquistar seus Leads através de um contato regular bem feito

Além disso, se você tem uma boa comunicação e de fato conquista seu Lead, até mesmo antes de virar um cliente, ele pode se tornar um promotor da marca uma vez que se torne um cliente.

2. Diferencial competitivo

Ter uma boa estratégia de comunicação pode ser um destaque no mercado. 

Provavelmente você conhece alguma marca que é conhecida por ter um bom relacionamento com o público – veja o exemplo da Netflix: até mesmo quem não é assinante reconhece o trabalho de comunicação que a empresa tem nas redes sociais. 

Ou seja, a régua de relacionamento pode ser uma boa estratégia de branding.

3. Informar o que você quer

A comunicação serve também para educar seu público. Já reparou que alguns clientes precisam do seu serviço mas chegam até você sem saber muito sobre o assunto? 

Pois é, a régua de relacionamento pode te ajudar a direcionar esses Leads, educando-os e indicando o melhor caminho para que se tornem clientes.

Por onde começar a construir uma régua de relacionamento?

Agora que você já sabe o que é a régua de relacionamento e alguns de seus benefícios, está na hora de usar a Automação de Marketing a seu favor!

E então, como a automação pode ajudar com a sua régua de relacionamento?

Na verdade, o conceito é bem mais simples do que parece. Basicamente os fluxos construídos para nutrir seus Leads fazem parte da régua de relacionamento que pode ser automatizada.

Uma boa estratégia de Automação de Marketing pode te ajudar a construir esse relacionamento com seu público de forma mais minuciosa, garantindo que seu Lead receba todas as informações que ele precisa para chegar lá no final da Jornada de Compra e, por fim, se tornar um cliente.

Quer um exemplo para ficar mais fácil de entender?

Uma Nutrição de boas-vindas para novos Leads pode ser usada para apresentar sua empresa e “situar” esse novo Lead – e é um excelente ponto de partida para sua régua de relacionamento.

Para construir sua Nutrição de boas-vindas são necessários dois passos::

  • Liste todo o conteúdo que você tem (blog e Materiais Ricos) e que você sabe que todos os seus clientes precisam saber antes de se tornarem clientes;
  • A partir dessa lista, comece a construir uma sequência de emails baseando-se na essa curva de aprendizagem pela qual o Lead precisa passar, indicando os conteúdos listados, que vão ajudá-lo a evoluir na Jornada de Compra. 

Esse fluxo de boas-vindas é apenas um exemplo. Vamos ver então como construir sua estratégia de relacionamento?

Passo a passo para montar sua estratégia de relacionamento

Agora que você já sabe como a Automação de Marketing pode te ajudar, preparei esse passo a passo para te dar o caminho de como pensar e construir sua estratégia de relacionamento:

Passo 1: Conheça seu cliente (e suas Personas!)

A primeira coisa que você precisa ter é a definição das suas Personas. Não tem como você iniciar uma nutrição sem saber com quem está falando. Conhecer seu cliente é saber em qual perfil ele se encaixa e qual a melhor forma de conversar com ele.

Se você não sabe como construir suas Personas, a gente te ensina o que é, como defini-las e como utilizá-las de forma estratégica.

Passo 2: Mapeie a Jornada de Compra

Além de conhecer quem são suas Personas, é fundamental que você compreenda como cada uma das Personas evolui pela Jornada de Compra.

Qual é o conteúdo que dá um “clique” sobre a maior dor da Persona? Qual assunto faz com que ela comece a pensar na importância de solucionar essa dor?

Você vai precisar definir qual conteúdo faz parte de cada etapa, dessa forma, quando for construir seus fluxos, você sabe o que é Topo, Meio e Fundo de Funil, e pode ser mais certeiro em suas indicações.

Passo 3: Planeje o conteúdo

Com as Personas e as etapas da Jornada definidas, é preciso planejar seu conteúdo. Se você já tem artigos e Materiais Ricos publicados, ótimo! Volte no passo 2 e defina em qual etapa eles se encaixam. 

Se você ainda não tem conteúdos prontos, esse é o momento de criar. Pense o que a sua Persona precisa saber para sair lá do início da Jornada e caminhar até o final, defina e escreva os conteúdos pensando nisso.

Passo 4: Defina os canais de comunicação

Agora que você já tem o conteúdo pronto, por onde você deseja se comunicar com seu cliente? Ou melhor: por onde seu público espera receber uma comunicação desse tipo?

Definir o canal de comunicação também é importante para você saber o formato da nutrição e como levar seu Lead de onde ele está para seu site.

Passo 5: Automatize a comunicação

Por fim chegamos no momento mais esperado: criar as comunicações que serão usadas para “materializar” a régua de relacionamento – os Fluxos de Nutrição.

Aqui você define qual o fluxo quer fazer. É uma Nutrição de Topo de Funil? Que comportamento você espera do Lead nesse Fluxo? O que vai fazer com que ele saia desse Fluxo? Você precisa dessas definições para construir a parte prática.

Na hora de escrever, lembre-se: você está conversando com o seu Lead. Use um tom menos formal e mais pessoal, indicando conteúdos que façam sentido na estratégia escolhida e o direcione para o caminho que você quer que ele siga. 

Ah, e uma dica, se você acha que o desenho da sua nutrição pode ser confuso, desenhe no papel primeiro, dessa forma, no momento que for passar para as ferramentas de Marketing, o processo se torna mais simples e até mesmo mais rápido.

Depois desse passo a passo acredito que você está pronto para pôr a mão na massa e construir seu Fluxo de Nutrição que vai te ajudar a melhorar sua régua de relacionamento.

Pra finalizar, posso pedir que você deixe um comentário falando o que achou deste artigo? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar aqui também!

Banner "Conquistamos um ROI de 174% com ações de marketing digital, confira o case"
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x