Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

Topic Clusters em SEO: tração e visibilidade para o seu site

Por Content em 12 de outubro de 2018
Os Topic Clusters em SEO ganham atenção entre profissionais de marketing que usam essa estratégia como um trampolim direto para a primeira página do Google

O Marketing Digital não para de evoluir, assim como todas as ferramentas e estratégias de otimização. Especificamente no caso do SEO (Search Engine Optimization), que cada vez mais é influenciado pelo hábito dos consumidores e a aprendizagem das máquinas.

Outra questão que não podemos deixar de lado é o fato de que o número de conteúdos na Internet cresce de maneira assustadora. Isso acaba aumentando a concorrência na hora de rankear um conteúdo.

Então, o que podemos fazer?

É aí que entram os Topic Cluster, uma estratégia de organização de conteúdos que ajudará você a colocar o seu artigo no topo!

Como você já deve ter visto logo acima, PARAR DE APRENDER NÃO É UMA OPÇÃO! Então, vamos conhecer mais sobre os Topic Clusters e como a adoção dessa estratégia irá beneficiar o seu trabalho no marketing digital.

O que são Topic Clusters?

Estratégia definida pela Hubspot, os Topic Clusters buscam organizar os conteúdos de seu blog, combinar volume de tráfego e autoridade em um tema específico, e dessa forma, aumentar a visibilidade de suas páginas.

De forma resumida, é como se em volta de um tema principal, você organizasse os conteúdos afins, trabalhando-os de forma interconectada.

Quer um exemplo prático?

Você possui um site especializado em esportes radicais. Ao invés de escrever 50 artigos curtos sobre paraquedismo, você deverá produzir um conteúdo mais completo e aprofundado sobre o tema, de forma que responda as principais dúvidas de seu público.

Então, para enriquecer esse material, você pode escrever outros artigos que complementam as informações e estejam linkados naquele conteúdo mais completo.

http://gph.is/29aHmEg

Como organizar um Topic Cluster?

O Topic Cluster possui uma estrutura simples, formada por três elementos:

Esses elementos precisam formar uma estrutura lógica, de forma que o produtor de conteúdo consiga ter uma visão geral do seu trabalho e para que também possa mensurá-lo.

Agora, vamos conhecer com mais detalhe cada um desses elementos.

Post Pilar

O artigo escolhido para ser o post pilar é aquele mais completo, o que funcionará como a estrutura principal do grupo.

Esse conteúdo deverá englobar os principais pontos do tópico tratado e, consequentemente, ter sido produzido em torno de uma palavra-chave com alta relevância para a sua estratégia de negócio e, é claro, para o seu funil de vendas.

É importante destacar que nem sempre essa palavra-chave será uma head tail ou de topo de funil. É que essa escolha dependerá da sua estratégia, o que significa que não existirá um padrão na escolha das palavras-chave.

O fato é que o post pilar deverá refletir a sua estratégia de rankeamento e o seu objetivo de conversão, tratando sempre de tópicos que são fundamentais para sua empresa e que estão conectados aos seus objetivos.

Clusters

Definido o seu post pilar, o próximo passo é selecionar os conteúdos que estão relacionados e giram em torno desse artigo principal.

Enquanto o post pilar é mais abrangente, os clusters são matérias mais específicos e trabalham determinado tema de forma mais minuciosa.

Aqui um lembrete importante:

É fundamental que o post pilar aborde ou faça referência a todos os clusters selecionados. A dica é que para cada post pilar sejam listados de 10 a 30 clusters (isso não é uma regra!).

Lembra do nosso exemplo sobre paraquedismo? Nesse caso, nossos clusters poderiam ser:

Para descobrir os seus clusters, a dica é utilizar ferramentas de busca de palavras-chaves! ?

Links internos

Como você já sabe, o post pilar e os clusters precisam estar conectados. E para que isso aconteça utilizamos os links internos, uma estratégia já conhecida e importante para o rankeamento no Google.

Mas atenção!

A linkagem dos clusters no post pilar não pode ser feita de qualquer forma. Como tudo em marketing digital, é preciso planejamento e estratégia! Veja algumas regrinhas que podem te ajudar:

  1. Sempre link o cluster ao post pilar. A recomendação é que o primeiro link vá para o post pilar, mas isso não é obrigatório.
  2. O post pilar deve linkar de volta para o cluster.
  3. Utilize textos âncora de forma estratégica. Aqui temos um vídeo incrível sobre textos âncora para te ajudar!

E como as ferramentas de busca entendem Topic Clusters?

Já parou para pensar de que forma você realiza uma pesquisa no Google ou pede ajuda a Siri? Você utiliza uma linguagem mais formal e apenas palavras-chaves ou pesquisa de forma mais complexa e casual?

A segunda opção é mais próxima da nossa realidade, afinal de contas, quando pesquisamos já sabemos que os buscadores consideram nosso comportamento. De forma bem resumida, é como se o Google, a Siri ou qualquer outra ferramenta de busca nos conhecesse. O que não deixa de ser verdade.

Como essas ferramentas já possuem dados de suas pesquisas anteriores, elas “entendem” sua demanda e o direcionam para aquele resultado que mais se aproxima de seu perfil. E isso acontece porque não apenas os seus dados são avaliados, mas também os dados das páginas que podem oferecer a melhor resposta.

As ferramentas de busca compreendem o valor de páginas que possuem uma relação semântica entre outras páginas que estão conectadas. Ou seja, elas conseguem detectar se os artigos fazem sentido e se complementam ao analisar o histórico do leitor e sua relação com o tema apresentado.

Ao colocar uma página no topo dos resultados de busca, as ferramentas fazem um cruzamento de dados e destacam aquelas que fazem mais sentido e possuem maior profundidade em determinado assunto ou palavra-chave. E é por isso que o Topic Cluster é cada vez mais fundamental nos resultados da pesquisa.

De forma resumida, o Topic Cluster irá proporcionar a sua estratégia:

Quem tem medo do Google?

Você tem medo das atualizações do Google?

Sinceramente, espero que não! Isso porque toda atualização do Google tem apenas um objetivo: oferecer a melhor resposta aos usuários.

É claro que do ponto de vista do usuário isso é sensacional. Mas e no nosso caso, como produtores de conteúdo?

O segredo é observar a forma como estamos consumindo as informações. Isso diz muito sobre as possíveis mudanças de algoritmos ou aparecimento de novas técnicas.

Outro ponto é: Não pare de produzir conteúdo! E melhore sempre aquilo que já está em seu site. Comece a pensar seus conteúdos já com uma estrutura pronta para aplicar a estratégia de Topic Clusters.

E o mais importante: NÃO PARE DE APRENDER NUNCA! Em nosso blog você encontra uma série de artigos e materiais que podem te auxiliar a desenvolver melhor suas estratégias e encontrar soluções para suas dúvidas. Fique de olho!


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x