Que o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais usado no Brasil você já deve imaginar (são 197 milhões de usuários no país, segundo estimativa da Meta). E estando tão presente no nosso dia a dia, não é difícil entender como ele pode também ser uma poderosa ferramenta para fechar mais vendas.

Agora, se você está investindo em Inbound Marketing e tem um link que leva direto para o WhatsApp, sem capturar esse Lead, sinto informar que você está jogando contra seu próprio Inbound.

A chave para o Inbound funcionar é a geração de Leads, e aí entra em campo uma ferramenta poderosa do RD Station Marketing: o botão de WhatsApp do RD Station.

Neste artigo vou compartilhar algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que o WhatsApp tracione não apenas suas vendas, mas também seu Inbound Marketing. Vamos lá?

O que é o botão de WhatsApp do RD Station

O botão de WhatsApp do RD Station Marketing permite que você inclua um botão flutuante em qualquer uma de suas páginas. Com a logo do WhatsApp, esse botão chamará a atenção dos seus visitantes e, relacionando o logo imediatamente com o app de conversas, será um estímulo para aqueles visitantes que têm o desejo de dar um passo além e entrar em contato com você.

Ele funciona tão bem justamente porque pode tanto despertar no visitante o interesse pelo contato, como também é um caminho simples para aquele visitante que cogitou, mesmo que por 1 segundo apenas, entrar em contato com seu time comercial.

A diferença é que, em vez de levar o visitante diretamente para o link que abre uma conversa do aplicativo, o visitante é obrigado a realizar uma conversão – tornando-se, portanto, um Lead.

botão whatsapp rdstation
Exemplo de formulário do botão de WhatsApp do RD Station

A grande vantagem está justamente na captura do email desse Lead, que permite não só que ele passe a receber suas campanhas de email marketing, como também permite que você construa uma nutrição específica para esses Leads.

Como configurar um botão de WhatsApp no seu RD Station

A ferramenta para criação dos botões de WhatsApp está disponível em todos os planos do RD Station Marketing – sim, até o plano Light!

Para criar seu primeiro botão de WhatsApp, siga o passo a passo abaixo:

  1. Clique em Converter > Botões de WhatsApp (se você reparar, verá que é a mesma tela da listagem de pop-ups, com um filtro aplicado pra exibir apenas os botões de WhatsApp – o que faz muito sentido, considerando que ele é, no final das contas, um pop-up).
  2. Clique em “Criar”, no canto superior direito e selecione um modelo para começar. Todos os modelos podem ser personalizados durante a edição, mas gosto de indicar que comece pelo modelo “Pedido de Orçamento por WhatsApp”
modelo botão de whatsapp rdstation
  1. Defina o nome para o seu botão. Lembre-se que o nome que você definir nesse momento servirá como identificador de conversão, então considere um nome simples (depois você poderá alterá-lo para se encaixar nas suas regras de taxonomia).
  2. Na tela de edição você pode ajustar a apresentação (layout) do pop-up, personalizando-o como preferir. Também é neste momento que você poderá editar o seu formulário – vou falar mais sobre isso a seguir, em minhas dicas.
  3. Ainda na página de edição você poderá selecionar onde quer exibir o seu botão. Essa opção pode ser encontrada, na barra de edição da direita, em “pop-up”. Convencionalmente o botão é usado no canto inferior direito, mas você pode testar diferentes posicionamentos!

posicionamento botão whatsapp rdstation
  1. Ao finalizar a edição, avance para a tela de configurações, onde você deverá inserir um número de telefone válido, incluindo o DDI (+55 no Brasil), e criar uma mensagem padrão para que seu Lead tenha maior facilidade ao iniciar a conversa – mais sobre isso nas dicas a seguir!
  2. É ainda em “configurações” que você definirá as regras de exibição do botão. Ele pode ser exibido em todas as páginas do seu site, ou em páginas específicas – e você pode listar tanto as páginas em que ele deve ser exibido, como as páginas em que ele não pode ser exibido.
  3. Por fim, é só salvar e ativar para começar a usar o botão para gerar mais Leads!

Hacks para usar o Botão de WhatsApp do RD Station como um expert

Agora que você já sabe o passo a passo para configurar um botão de WhatsApp no RD Station, vamos às dicas que vão fazer a diferença para que ele tenha impactos positivos em toda a sua estratégia de Inbound Marketing:

1. Cuidado com o formulário!

Se você já acompanha os conteúdos que publicamos aqui no blog, já deve ter esbarrado com algum conteúdo em que defendemos que você sempre faça perguntas além de nome e email nos formulários.

Sim, você está correto em pensar que um formulário extenso pode afugentar alguém que queria um contato no WhatsApp justamente pela agilidade e simplicidade, mas você precisa pensar na saúde das suas estratégias e no investimento adequado do tempo do seu time.

Você quer mesmo que o seu time de vendas invista horas falando com um contato que não tem nada a ver com seu público-alvo?

Por isso defendemos que todos os seus pontos de conversão – inclusive os botões de WhatsApp dentro do RD Station – tenham ao menos as perguntas qualificadoras ativas, permitindo que você identifique de imediato quem são Leads Qualificados.

Leia mais: Como construir sua segmentação de Lead Qualificado

2. Alinhe a mensagem padrão à oferta

Ao configurar o botão do WhatsApp no RD Station você pode deixar registrada uma mensagem padrão, que aparecerá no campo de mensagem digitada quando o app abrir para o seu Lead.

Ele ainda tem total liberdade de editar essa mensagem, mas preparar essa mensagem com cuidado ajudará que o vendedor que receber esse contato saiba exatamente de qual oferta o contato se trata, ou até mesmo de onde ele veio.

Por isso, tomar o tempo para configurar essa mensagem padrão, e até mesmo considerar criar mensagens diferentes de acordo com as páginas onde esse botão está ativo é um caminho para elevar o nível das suas estratégias.

3. Escolha o contato correto para cada oferta

Um dos motivos pelo qual indico sempre o uso do modelo de “pedido de orçamento” é porque este modelo prevê o uso da identificação do contato de modo muito similar ao que é usado pelo aplicativo de mensagens.

Com isso, mesmo que o Lead tenha que preencher o formulário, ele já está experienciando uma interface familiar, e está vendo que esse é um passo para conversar com uma pessoa real, reduzindo o atrito e aumentando suas chances de prosseguir com a conversão e com a mensagem.

Mas tome cuidado! Não adianta selecionar a foto do vendedor no pop-up e, ao levar para o aplicativo, ser outra pessoa! Isso pode acabar com a confiança do seu Lead.

4. Selecione as páginas onde exibir com cuidado

Pode ser tentador ativar o botão para ser exibido em todas as suas páginas – especialmente se você está enfrentando uma baixa na geração de Leads ou Levantadas de Mão. Mas é necessário muito cuidado, especialmente com essas situações:

  • Exibir o botão em páginas de alto volume de visitas e baixa especificidade pode levar a muitos Leads e contatos desqualificados, tomando tempo do seu time comercial e sujando sua base (acredite, é muito comum chegarem contatos pedindo vagas de emprego ou tirando dúvidas sobre assuntos relacionados ao mercado, mas sem qualquer relação com vendas)
  • Exibir o botão em Landing Pages que já têm um formulário de conversão podem gerar conflitos e baixar a taxa de conversão dessas Landing Pages;
  • Exibir o botão em páginas de checkout pode reduzir suas vendas ou aumentar seu ciclo de vendas.

Por isso, nosso conselho é que você comece com cuidado!

Teste adicionar seu botão de WhatsApp em páginas de agradecimento (acelerando um contato que já foi solicitado); ou páginas de produtos que têm um bom tempo de permanência, mas baixa taxa de conversão e vá tornando a exibição mais ampla à medida que você sente que é preciso aumentar o número de Leads e sentindo a qualidade desses contatos.

5. Associe à outras estratégias

Não se esqueça que, no marketing, nenhuma ação deve caminhar sozinha. Por isso, inclua no planejamento ações para estreitar o relacionamento com estes Leads!

Vale desde uma nutrição focada em mostrar cases de sucesso e benefícios da sua solução, até campanhas de Ads direcionadas, para imprimir seus anúncios e manter sua marca fresca na cabeça desse público.

Uma vez que os Leads estão dentro do RD Station, existe uma infinidade de ações que você pode incorporar à sua estratégia visando estreitar o relacionamento e prepará-los para comprar!

Para conhecer todas essas estratégias em detalhes e aprender como executar toda sua operação de marketing dentro do RD Station, conheça nosso treinamento completo em RD Station:

Agora que você chegou até aqui, me diz, já estava usando os botões do WhatsApp em sua estratégia? Estava seguindo essas boas práticas que indiquei aqui?

Aproveite o campo de comentários para nos dizer que outras dicas gostaria de ver por aqui, e nos contar o que achou deste artigo!