Temos em nossas mãos várias plataformas de mídias pagas atualmente, e, além disso, existem diversos tipos de campanhas em cada uma delas e isso pode deixar qualquer um confuso.

É por isso que hoje estamos aqui para te apresentar e tirar todas as suas dúvidas sobre a nova campanha do Google Ads, “Perfomance Max”, ou, em português, “Maior Desempenho”. Continue a leitura para entender mais!

É de se esperar que a maior ferramenta de busca da internet seja uma das principais fontes de tráfego para campanhas de Inbound Marketing

Sua participação se dá tanto pela busca orgânica, como também pelas campanhas do Google Ads.

Com estes anúncios, podemos ampliar nosso alcance, atingindo diversos públicos, desde aqueles que ainda estão na fase inicial de sua Jornada de Compra, passando por aqueles que já estão buscando mais informações sobre seu problema, e até mesmo aqueles que já conhecem a solução e precisam apenas decidir qual empresa irá ajudá-los neste processo.

Além disso, as campanhas de Display e Discovery vêm ganhando cada vez mais adeptos.

Além de trabalhar também com estímulos gráficos, elas podem angariar o público que possui interesses em assuntos relacionados à sua empresa, ou até mesmo aquele público que já namorou o seu site ou algum vídeo da sua empresa – as chamadas estratégias de remarketing.

Quando lançada, a campanha de Discovery se destacou por ser mais voltada à conversão. Mas o Google não deixou para trás as invocações e trouxe aos anunciantes uma campanha ainda mais automatizada e que trabalha com dados, então chamada de Maior Desempenho. 

Vale destacar que, por ser um novo tipo de campanha, ela está sendo liberada gradualmente para as contas de anúncios.

Então, vamos aprender mais sobre essa campanha que está revolucionando os resultados?

Como configurar a minha campanha de maior desempenho no Google Ads?

Dada a importância desta nova campanha, mostraremos para você o passo a passo de configuração para que você possa executar na sua conta do Google Ads.

Passo 1: Tipo de campanha

Se você já é um anunciante no Google Ads, já deve saber que alguns tipos de campanha estão disponíveis apenas para alguns objetivos, certo?

Para explorar uma campanha de maior desempenho será necessário escolher um dos seguintes objetivos:

  •  Vendas;
  • Leads;
  • Tráfego do site;
  • Sem meta.
Captura de tela exibe tipos de campanhas

Em seguida, verifique quais as metas que você precisará acompanhar com esta campanha:

Imagem exibe metas de conversões em campanhas

Ao clicar em continuar, você poderá escolher o tipo de campanha, selecionando a de “maior desempenho”, e seguindo com o preenchimento do nome da campanha:

Imagem exibe seleção de campanha de maior desempenho

Passo 2: Orçamentos e lances

Ao continuar, você deverá definir o orçamento desejado para a campanha. 

Aqui, recomendamos no mínimo R$20, mas você pode encaixar de acordo com o seu orçamento disponível e de quanto tempo você está disposto a dedicar para analisar os dados e a pagar no custo por ação desejada. 

Tenha em mente que, como falamos, essa campanha é semelhante à campanhas de Discovery em ter apenas lances para conversões ou valor da conversão.

Página exibe opções de orçamentos e lances

Caso deseje definir manualmente um custo por ação desejado, selecione apenas a caixinha e informe à plataforma, assim como nas demais campanhas. A depender da quantidade de conversões, o Google pode trazer o valor recomendado.

Caso você ainda não tenha uma ideia do custo médio de conversão da sua conta e esteja com receio de estipular um teto que possa fazer com que a campanha não consiga performar, ou prefira que a inteligência do Google traga estes dados para você, pode deixar desmarcado e ir acompanhando esta métrica em suas otimizações.

Página exibe configuração de CPA em campanhas

Um item importante que você deve também usar para se basear enquanto segmenta e configura sua campanha está na barra lateral direita, que contém as informações de estimativas semanais.

Passo 3: Configurações da campanha

Seguindo na configuração da campanha, você deve inserir os locais desejados e idiomas. 

Aqui vai mais uma recomendação: como muitos brasileiros acabam configurando o idioma do celular para algum que estejam aprendendo, sempre coloque ao menos português, inglês e espanhol como indicações.

página exibe configurações de campanha

Clicando em “mais configurações” você poderá programar a veiculação dos anúncios, restringindo ou não os dias e horários em que os anúncios podem ser exibidos e podendo determinar a data de início e término da campanha.

É aqui também que você pode configurar uma URL específica para enviar quem clica no seu anúncio, ou deixar que o Google identifique a URL mais relevante.

Página exibe configurações adicionais em campanhas

Opções de URL da campanha

Falando um pouco sobre o direcionamento da URL, temos duas opções para o item “Expansão de URL final”. 

A recomendação do Google Ads é que você selecione o total. Mas você pode incluir um nível adicional de controle e excluir as páginas que você não acha relevante para que o seu público realize uma conversão. 

Captura de tela exibe configuração de opções de URL em campanhas

Caso selecione ”desativada”, você deverá configurar a URL de destino nas configurações dos anúncios. 

Passo 4: Grupo de recursos

No “grupo de recursos” você irá configurar o anúncio que vai aparecer para o usuário. Lembre-se que, nesta campanha, o Google irá veicular seus anúncios em todas as plataformas Google, incluindo YouTube, Gmail e outros produtos.

Mesmo apontando a URL final aqui nas configurações, caso você tenha selecionado “expansão de URL ativada” na configuração anterior, o Google irá enviar o usuário para a página que ele achar mais relevante. Caso você tenha selecionado “desativada”, essa será a URL que o usuário será encaminhado.

Captura de tela exibe configurações de grupos e recursos em campanhas

Não esqueça de colocar o máximo possível de itens, como imagens, vídeos, títulos e descrições, seguindo também o índice de qualidade do anúncio, indicado pela própria plataforma de acordo com o preenchimento do anúncio. O ideal é sempre mirar no “excelente”. 

Aqui devemos lembrar que nem sempre quem tem mais dinheiro vence todos os leilões. Como a plataforma prioriza a experiência do usuário, quem possui uma qualidade maior de anúncio, tem muitas chances de vencer em relação à concorrência. 

Qualidade do anúncio em campanhas

Mais abaixo, após a configuração do anúncio, você poderá indicar públicos-alvos para a ferramenta. Assim, ela trabalhará de forma mais inteligente para alcançar as metas definidas previamente por você.

A recomendação da plataforma para esta configuração é de trabalhar com dados de segmentação personalizada e também aqueles dados que você já tem do seu site (como visitantes).

Captura de tela mostra indicador de público-alvo em campanhas

Por aqui costumamos criar dois grupos de recursos com os mesmos anúncios, configurando um para aquele público quente, que já nos conhece. E outro para um público personalizado, que pode ser de termos relacionados ao nicho ou até indicações de URLs que os usuários costumam acessar. Lembre-se que sempre vale testar formas diferentes de segmentar seu público alvo.

Passo 5: Extensões

Logo após, chegamos à última configuração, que é a de extensões do anúncio. Aqui você pode, e até deve, adicionar o máximo de extensões possíveis que se encaixem com a sua realidade e estratégia. Quanto mais recursos adicionarmos à campanha, melhor o índice de qualidade dos nossos anúncios.

Captura de tela exibe configuração de extensões em campanhas

Logo após você poderá conferir o resumo da sua campanha e, enfim, publicar!

O que podemos esperar como resultado das Campanhas de Maior Desempenho?

Falando um pouco sobre expectativas e resultados, estamos percebendo que o Google está entregando melhor essa campanha. O único viés é que não conseguimos ter tanto controle de otimizações como nos demais tipos de campanha.

Nosso conselho é que você não deixe para trás as demais campanhas por conta de uma maior taxa de entrega. Outros tipos de campanha são importantes para construir uma estratégia completa que permitirá que toda a sua conta performe melhor e atinja os resultados esperados.

E aí? Você está gostando dessa fase mais inteligente do Google Ads, onde os anunciantes agora devem pensar melhor em cada detalhe e indicação da estratégia e saber conciliar com a tecnologia em rápido andamento?

Conta para a gente aqui nos comentários a sua percepção sobre essa nova era e se você quer saber mais sobre o que o Facebook Ads também está fazendo de automação em suas novas campanhas.