O e-mail marketing é uma das ferramentas mais estratégicas de comunicação e de relacionamento com os Leads. Por isso, determinados erros em um e-mail marketing podem ser fatais para o sucesso de uma campanha.
Mas fique tranquilo! Enviar um e-mail marketing não é algo complexo, muito pelo contrário!
Por outro lado, erros que porventura passam despercebidos podem ter um impacto negativo, prejudicando taxas de abertura, cliques em links e até mesmo no entendimento da mensagem principal.
E para ajudar você evitar alguns erros em e-mail marketing listamos aqui algumas dicas que podem ser fundamentais no dia a dia de quem é responsável pelo planejamento, criação e envio desse tipo de peça.
Vamos lá?
O que você vai encontrar nesse artigo:
- 1. O assunto do e-mail merece uma atenção especial
- 2. Não se esqueça do pré-header
- 3. Personalize o e-mail do remetente
- 4. Seu e-mail marketing precisa oferecer valor
- 5. Foque no cliente, não no produto
- 6. Utilize CTAs com bom senso
- 7. Atenção especial para as imagens
- 8. Cuide da frequência de envios dos e-mail marketing
- 9. Segmente sua lista de e-mails
- 10 – Não compre listas de e-mails, conquiste seus Leads
- Checklist: o que considerar antes de disparar um e-mail
1. O assunto do e-mail merece uma atenção especial
O assunto de um e-mail marketing é o que poderá fazê-lo irresistível a um clique. Por isso, alguns cuidados especiais devem ser tomados. São eles:
- Foque em criar um assunto curto (entre 20 e 41 caracteres) e que seja direto;
- Seja criativo de forma a incentivar o leitor a abrir sua mensagem;
- Fuja dos clichês;
- Cuide para que seu assunto corresponda ao conteúdo oferecido;
- Se possível, utilize variáveis e até mesmo emojis;
- Arrisque. Teste. E analise o que cativa o seu público.
Lembre-se que todos os dias recebemos centenas de e-mails e que, muitas vezes, o que nos faz parar por um minuto e abrir uma mensagem é justamente o seu assunto.
2. Não se esqueça do pré-header
Sabe aquele texto de visualização próximo ou junto à linha de assunto? Então, é o pré-header, também chamado de preview da mensagem.
O pré-header é um pequeno texto que acompanha e complementa o assunto do e-mail e que, muitas vezes, acaba sendo negligenciado.
Mas o que muita gente se esquece é que o pré-header pode ajudar a aumentar a taxa de abertura dos e-mails, já que com ele é possível explicar um pouco mais o que o seu e-mail marketing está oferecendo.
Por isso, capriche também no pré-header! E não se esqueça de sempre acompanhar suas taxas de abertura.
3. Personalize o e-mail do remetente
Confesse: se você recebesse um email enviado pelo “Lojas Trololó” e um e-mail enviado por “João das Lojas Trololó”, qual deles você estaria mais propenso a abrir?
Posso garantir que a maioria das pessoas abriria o email enviado pelo “João das Lojas Trololó”, afinal de contas pessoas querem interagir com pessoas e não com um empreendimento.
Outro erro é quando as marcas utilizam o endereço “noreply”, que na prática significa “não queremos falar com você”. Bem desagradável, não é mesmo?
Por isso, cuide do email do remetente e da forma como ele irá se apresentar. Um cuidado simples, mas que pode ser fundamental para quem quer estabelecer um bom relacionamento com seus Leads.
E quem assina o e-mail marketing?
Bom, a resposta é simples: uma pessoa de verdade!
Como já citamos acima, pessoas gostam de interagir com pessoas. Então, nada melhor do que saber ( ou imaginar) que aquele e-mail que eu recebi em minha caixa de entrada foi preparado cuidadosamente por outra pessoa, que inclusive fez questão de assiná-lo.
Tenha certeza que quando seus Leads recebem um e-mail marketing assinado por você ou outra pessoa de sua equipe, a atenção que ele dá é muito maior, pois mostra que a empresa está realmente cuidando do relacionamento.
4. Seu e-mail marketing precisa oferecer valor
Você criou um e-mail marketing lindo, com assunto curto e direto, caprichou no pré-header, personalizou o remetente….mas o conteúdo não agregou em nada para seus Leads? Erro fatal!
Um bom e-mail marketing precisa entregar valor para seus Leads. Afinal de contas, a premissa dessa comunicação é que ela seja enviada para um determinado público, com afinidades com aquilo que você está oferecendo.
Por isso, coloque-se no lugar de quem irá receber a mensagem e reflita se o que você está oferecendo faz sentido e oferece alguma solução para uma dor ou necessidade de sua Persona.
5. Foque no cliente, não no produto
Este item pode ser considerado um complemento do item anterior, pois mais uma vez estamos falando da experiência do cliente, que deve ser o foco principal de sua mensagem.
Isso significa que o seu copy deve ser voltado para solucionar a dor desse cliente ou atender a um desejo seu. E não falar apenas do seu produto.
6. Utilize CTAs com bom senso
Um erro básico, mas que é constantemente encontrado por aqui, é a utilização de um número exagerado de chamadas para ação (call-to-action), os CTAs em um e-mail marketing.
Isso é considerado errado, pois com tantas opções para clique, o usuário pode ficar um pouco perdido e não ser direcionado para o objetivo principal de sua comunicação.
Por isso, sempre que possível, foque em uma mensagem por vez, incluindo um CTA com o link para a página de destino principal relacionada a sua oferta.
7. Atenção especial para as imagens
Afinal de contas: usar muitas imagens em um e-mail ou não usar imagem nenhuma?
Na dúvida, opte sempre pelo bom senso!
Se você utiliza imagens em todo o e-mail isso pode dificultar a abertura do mesmo em diversas situações, mas principalmente em dispositivos móveis, que costumam bloquear essa imagens.
Por outro lado, sabe-se que as pessoas são mais propensas a clicar em anúncios que contenham uma imagem quando comparados com peças sem imagens.
Por isso, a dica aqui é: busque sempre o equilíbrio!
8. Cuide da frequência de envios dos e-mail marketing
Aqui, novamente voltamos a dica: busque pelo equilíbrio.
Quando se trata da frequência de envios de e-mail marketing, é preciso sempre manter uma consistência, mas que não pode ser exagerada ou escassa.
Ao encher a caixa de entrada de seus Leads com seus e-mails você corre um sério risco de perturbá-los e assim, prejudicar bastante a sua campanha.
Por outro lado, se suas mensagens deixam de ser enviadas com certa frequência a chance de você cair no esquecimento é grande, e aí, o relacionamento não vinga!
Aqui na Conexorama fazemos envios pontuais e frequentes, que buscam informar e manter o relacionamento com nossos clientes, sem que isso deixe as caixas de e-mails deles lotadas.
Semanalmente enviamos uma newsletter com os artigos publicados no nosso blog. E uma vez ao mês enviamos um outro e-mail com a divulgação do lançamento de um material rico.
Uma boa dica é considerar, já no formulário de conversão, as preferências de recebimento de e-mails. Assim, seu Lead pode escolher o tipo de conteúdo que deseja receber e também a frequência, por exemplo: duas vezes por semana, uma vez por mês, todos os dias…
9. Segmente sua lista de e-mails
Pense em sua própria experiência….é bem chato receber um e-mail com uma solução ou produto que não tem nada a ver com o que você busca, não é mesmo…
Agora, imagine que sua Persona seja um torcedor fanático do Flamengo. Mas quando ele abre o e-mail tem uma oferta apenas com produtos do Vasco!
No mínimo trágico!
Mas isso poderia ser evitado se antes de enviar o e-mail marketing fosse feita uma segmentação especial da sua lista de e-mails, levando em conta características e preferências de suas Personas.
Por isso, antes de enviar um e-mail segmente sua base. Assim, além de não errar o destinatário você tem a oportunidade de deixar sua mensagem muito mais personalizada, direta e cativante.
10 – Não compre listas de e-mails, conquiste seus Leads
Muitas vezes você fez todo o dever de casa, cuidou dos 9 itens anteriores, e o seu e-mail marketing ainda está com baixos números de abertura e cliques. Eis que entra a famosa frase, “e-mail marketing não funciona mais” ou “e-mail morreu“.
Na prática, quando você faz o processo de e-mail marketing da sua empresa com todo cuidado, e ainda assim os números estão ruins, é que existe um problema anterior. Ou seja, como foi criada a sua base de e-mails?
É muito comum (ainda nos dias de hoje) existir formas de buscar rapidamente criar uma lista de e-mails. Claro que não vamos nem entrar no mérito de explicar essas ideias. Afinal, é uma premissa básica de boas práticas de e-mail marketing você ter Leads e não Listas de e-mails.
Sim, nunca confunda lista com Lead. Lista é o todo o processo de baixar uma listagem de contatos (cada vez mais errado, afinal a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, irá bater forte nesse assunto). E Lead, são contatos (pessoas) que optaram por entrar na sua base, e querem acompanhar e aprender mais com a sua empresa, com o seu Marketing de Conteúdo.
Quando nada fizer efeito, desconfie se a base da empresa está com Listas e não Leads, e então talvez seja o momento de fazer uma limpeza na sua base.
Checklist: o que considerar antes de disparar um e-mail
Não pense que nos esquecemos dos fatídicos e corriqueiros erros de português! Confira aqui, algumas dicas para evitar erros no e-mail marketing:
1. Peça para alguém revisar
Não importa quantas vezes você leu ou releu o texto do e-mail, nada é mais garantido do que outra pessoa ler também.
Nossa cabeça já está tão acostumada com o que deve estar escrito que muitas vezes não percebemos alguns erros simples, mas que podem prejudicar a sua campanha. Então, sempre mostre o e-mail para outra pessoa antes de enviar.
Além de reforçar a correção gramatical, ainda podem surgir novas ideias para a melhoria do conteúdo.
2. Teste os links
Sempre que utilizar links no seu e-mail, ou em qualquer outro material que será disponibilizado para outras pessoas, teste-os.
Se você utilizou links é porque são importantes, então evite que seu contato fique sem ter onde clicar. E, principalmente, confira que a url de destino está correta.
3. Não dispare no mesmo dia
Não dispare o e-mail no mesmo dia que escreveu. Da mesma forma que a dica número 1, seu cérebro já leu tantas vezes o mesmo conteúdo que pode não perceber algum erro de concordância ou até a falta de uma letra. Deixe para disparar no dia seguinte.
Relendo, você vai perceber como vai encontrar alguns erros que tinha certeza que não estavam ali no dia anterior e como novas ideias vão surgir quando for ler o e-mail novamente.
Por isso, sempre que possível, se programe para não escrever o e-mail no dia do disparo. Garanta que você terá, pelo menos, um dia para colocar essa dica em prática.
4. Não confie somente no ser humano
Assim como seu cérebro já estava “cansado” daquele conteúdo, outra pessoa que for revisar seu e-mail também pode estar saturada por algum outro motivo e deixar passar algum erro. Por isso, use também uma ferramenta de correção.
Algumas ferramentas de e-mail marketing já possuem corretor e podem reforçar ainda mais a qualidade do seu texto. Aqui na Conexorama nós utilizamos o Flip e gostamos bastante. Existem outras ferramentas gratuitas no mercado. Não deixe de utilizar.
5. Sempre teste o envio
Nunca dispare um e-mail sem enviar um teste antes. Muitas vezes o e-mail pode parecer correto, mas o tamanho ou cor da letra não estão de acordo com o que você programou, além de ser justamente nesse momento que os erros ficam perceptíveis para você ou para quem você pediu para revisar.
Acredite, não tem nada mais desestimulante ao ler um e-mail marketing do que erro de português ou de concordância. Siga essas dicas e evite constrangimento ao reler a sua campanha já disparada.
Lembre-se, e-mail enviado não tem volta!
Uma vez disparado com o erro, você até poderá encaminhar uma versão com suas desculpas e a peça corrigida, mas já terá passado uma mensagem ruim para sua base de Leads.
E você, já encaminhou algum e-mail errado? Comente sua experiência em nossos comentários. Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe nas redes sociais!