Uma página de vendas nada mais é do que uma Landing Page que tem como principal função converter um Lead em cliente. É a partir dela que você leva seu visitante para a etapa final do funil: a compra do seu produto.
Além de ter que apresentar um conteúdo atrativo e capaz de cativar e convencer o visitante a dar o próximo passo, sua página de vendas deve explorar elementos de design que intensificam o poder de persuasão da página.
Para te ajudar nesse desafio, reuni algumas dicas que podem fazer total diferença na hora de criar a sua própria página de vendas. Continue a leitura para conhecê-las.
O que você vai encontrar nesse artigo:
1. Utilize vídeos ou imagens de seus produtos
Você provavelmente já se deparou com uma página de vendas de um produto com muitas informações sobre funcionalidades e benefícios, mas sem mostrar nada do produto.
Agora, me diga: quão motivado você ficou em concluir a compra sem ter a menor ideia de como o produto é?
A representação visual do seu produto é algo de extrema importância, mesmo que ele seja um produto digital.
Para isso, aposte em vídeos ou mockups que mostram como é o seu produto, ou mostrem pessoas que pareçam estar utilizando seu produto – ou colhendo os benefícios dele.

Seu visitante quer saber se ele vai conseguir se adaptar àquela ferramenta e se ela supre suas necessidades. Mas como ele fará isso sem ter um “primeiro contato” com ela?
A página de vendas é o lugar ideal para oferecer esse primeiro contato. Não é preciso entregar todo ouro, foque em mostrar o suficiente para que o visitante entenda do que se trata aquele produto e como ele funciona.
No caso de SaaS, aposte em mockups de tablets, computadores ou smartphones que mostram uma tela de seu software. Com isso você conseguirá gerar mais valor, mostrando a funcionalidade do seu produto em um exemplo real do dia a dia.
2. Distribua CTAs na sua página
O próprio nome já diz: os calls-to-action (chamadas para a ação) são elementos que indicam qual deve ser a próxima ação desse visitante.
No caso de uma página de vendas, eles serão os botões que têm como objetivo direcionar seu visitante para o formulário de conversão para Levantada de Mão ou para a finalização de compra.
Não espere que seu visitante role a página até chegar na conversão desejada. Espalhe CTAs pela sua página de vendas, utilizando diferentes copies e cores para cada um deles.
Em cada sessão você pode criar uma nova oportunidade de conquistar a conversão desejada.

Mas, atenção: utilize os CTAs com sabedoria.
Não basta incluir apenas um CTA no topo de sua Landing Page, e o formulário no final. Você estará desperdiçando o poder de persuasão dos outros elementos que reunir nesta página de Oferta Direta.
Usar CTAs de menos pode fazer com o que o seu visitante fique perdido, ou que desista de chegar até o final de sua Landing Page por falta de direcionamento.
3. Aposte em depoimentos com imagens ou vídeos
Depoimentos e avaliações são uma das melhores formas de mostrar prova social para o seu produto.
E não se engane: isso pode fazer total diferença para convencer seu Lead a decidir pela sua empresa.
As pessoas tendem a confiar mais em um produto quando sabem que outras pessoas o aprovam, especialmente quando são grandes autoridades.
Por isso, utilizar depoimentos em sua página de vendas é muito importante. Mas, você pode fortalecê-los ainda mais ao apostar na pessoalidade dos depoimentos: mostrando quem deixou esse depoimento, seja com fotos ou vídeos.

Acredite, seu visitante quer saber o que as pessoas falam do seu produto antes de realizar a conversão e estará muito mais aberto a ouvi-lo se souber que outras pessoas que considera relevantes atestam sobre a qualidade do seu produto.
4. Utilize imagens em alta qualidade e descritivas
A internet é feita de imagens, elas enchem nossos olhos e têm um poder de comunicação tão forte quanto as palavras. Por isso, é extremamente importante saber como usá-las em seu favor na sua página de vendas.
Você pode usar imagens próprias, de bancos de imagens ou até mesmo ilustrações. O mais importante é que sua imagem:
- Se encaixe no contexto;
- Converse com suas Personas;
- Tenha uma ótima qualidade;
- E, por fim, bons enquadramentos.

Deixe de lado as imagens genéricas. Se você está usando uma imagem qualquer apenas para dar um “respiro” no texto, é hora de repensar essa imagem.
Por exemplo, caso você esteja oferecendo uma ferramenta que seja voltada para consultórios médicos, nada melhor do que utilizar uma imagem de um médico em seu consultório durante uma consulta ou utilizando o computador.
O uso de imagens descritivas têm o poder de se aproximar da realidade da sua Persona, afinal, aquele é o dia a dia dele, ele vai se sentir naquela imagem.
Imagine que você entra no site de uma loja de tênis de caminhada, o que vai chamar mais a sua atenção, uma imagem com uma pessoa com roupas de caminhada utilizando os tênis e fazendo exercício, ou uma pessoa usando os tênis em um evento social?
Utilize imagens que se comuniquem diretamente com a realidade da sua Persona.
Outro ponto importante a se destacar: evite a utilização de imagens que transmitam tédio, raiva ou descontrole, afinal, você não quer que seu visitante pense que terá esses sentimentos quando utilizar seu produto, certo?
5. Considere a experiência do formulário
Há quem defenda que o ideal é fazer um formulário com o mínimo de perguntas possível para reduzir o atrito com os Leads. Mas esse não é o melhor caminho.
O formulário de conversão para uma levantada de mão precisa fazer todas as perguntas necessárias para validar o Lead como uma oportunidade e, ao mesmo tempo, fornecer as informações que seu vendedor precisa para um atendimento de qualidade.
É o caso do formulário abaixo: extenso mas fundamental para os vendedores.

Seu formulário de conversão precisa ser muito bem pensado, tanto na escolha das perguntas, como na escolha da forma de apresentá-lo.
Se uma quantidade grande de perguntas é inevitável, a forma de apresentá-las se torna ainda mais importante para promover uma boa experiência e reduzir o atrito gerado (propositalmente) pela quantidade de perguntas.
Outro ponto de atenção é a sessão onde está localizado o formulário: um copy atraente nesse espaço, o uso de imagens e a aplicação minuciosa da sua identidade visual podem fazer total diferença na sua taxa de conversão.
[Bônus] Tenha uma página limpa e otimizada para mobile
Eu sei que você tem muito a dizer, mas lembre-se de manter as informações bem organizadas, prezar por um layout limpo e bem otimizado para o mobile.
Distribua os elementos de acordo com as necessidades, exagere nas cores, efeitos ou imagens pensando que são necessárias para chamar a atenção.
A organização da página, a boa hierarquia dos textos e a divisão correta das seções será suficiente para guiar a leitura e chamar a atenção do visitante..
Por fim, mesmo que seus acessos aconteçam majoritariamente em dispositivos desktop, cada vez mais é importante garantir que suas páginas funcionem igualmente bem no mobile.
Sabemos que essas telas são menores e mais difíceis de leitura em alguns casos, por isso, reduza o tamanho do texto quando necessário e remova imagens ou modifique sessões conforme a necessidade para criar uma melhor experiência para o usuário.
E você, já estava atento a esses detalhes na sua página de vendas? Compartilhe aqui nos comentários o que achou deste artigo e não deixe de conhecer nosso curso rápido HTML/CSS para criar Landing Pages incríveis.