SKAGs: Como aumentar o índice de qualidade no Google Ads?

Se você já explorou um pouco do Google Ads, já deve ter visto que aumentar o índice de qualidade de suas campanhas de busca paga pode ser um baita desafio – mas um desafio que pode melhorar o seu ROAS.

Para te ajudar nesse desafio, vamos aproveitar esse artigo para explicar quais são os fatores que o Google considera para avaliar o índice de qualidade e entender se a sua campanha é relevante,

Além disso, vamos compartilhar algumas dicas de como você pode estruturar suas campanhas para reduzir custos e melhorar suas conversões! Continue comigo!

O que é o Índice de Qualidade?

O índice de qualidade é uma ferramenta de diagnóstico do Google Ads, que avalia a qualidade do seu anúncio relacionado àquelas palavras-chave, comparando-o com os demais anunciantes.

Ao fazer essa avaliação, seu anúncio receberá uma nota de 1 a 10, que – é importante lembrar – é apenas uma estimativa do seu desempenho geral nos leilões de anúncios do Google Ads.

Como de costume, o Google não disponibiliza a “receita do bolo” para entendermos como é calculado de fato o Índice de Qualidade. Porém, temos 3 pontos principais que irão nos ajudar a entender melhor o que é considerado na avaliação pelo algoritmo:

Captura de tela índice de qualidade Google Ads

CTR (Click Through Rate)

O principal fator é o CTR esperado, ou seja: a taxa de cliques esperada para aquele anúncio.

A análise é feita considerando a probabilidade de seu anúncio receber cliques dos usuários quando for exibido para aquelas palavras-chave.

Essa probabilidade varia de acordo com as informações incluídas no anúncio e quão relacionado ele está com a palavra-chave e intenção dos usuários.

Relevância do Anúncio

Além de afetar a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio recebe sua própria avaliação.

Ou seja, é super importante que seu anúncio esteja intimamente relacionado às palavras-chave que estão sendo compradas. Então procure incorporar a palavra-chave em questão nos anúncios daquele grupo (na maioria dos recursos disponíveis).

Experiência na Página de Destino

Por fim e, ao que tudo indica, tendo o menor peso dessa avaliação, o Google avalia se seu site está entregando exatamente o que os usuários que clicam nos anúncios procuravam.

Métricas com o engajamento e tempo de permanência na página de destino são levadas em conta, bem como o “match” da página de destino com o anúncio.

Além disso, também são avaliados o tempo de carregamento da página, navegação para computadores e dispositivos móveis, transparência, entre outros fatores.

Após avaliar os três fatores, a ferramenta apresenta um status (acima da média, na média e abaixo da média) para cada componente para então realizar a comparação com os anúncios veiculados para a mesma keyword nos últimos 90 dias e definir sua nota final.

Agora que esclarecemos os fatores que são levados em conta para a construção do Índice de Qualidade, é hora de mergulhar no conceito de Single Keyword Ads Group (SKAG). Vamos lá?

O que é Single Keyword Ad Group (SKAG)?

Ao traduzir o termo fica fácil entender o conceito: “grupo de anúncios de única palavra-chave”.

Basicamente, é a utilização de um único termo (explorando as variações de correspondência das palavras-chave) por Grupo de Anúncios.

Pode parecer estranho, ou até mesmo trabalhoso, mas essa estratégia permite criar uma estrutura de campanha mais relevante, garantindo que cada anúncio tem uma alta relevância com as palavras-chave ali incluídas.

Como consequência, vemos um aumento no índice de qualidade e queda no CPC.

Isso ocorre, pois, de certa forma, estamos entregando exatamente o que o usuário está buscando. Por exemplo, uma pessoa que pesquisa por “Apartamentos 3 Dormitórios” deseja que o termo da pesquisa apareça no título do anúncio e seja redirecionada para uma página de destino que apresente exatamente apartamentos que possuem aquele determinado número de dormitórios.

Como estruturar uma campanha de SKAGs no Google Ads?

O primeiro passo é fazer um estudo de termos, usando o Planejador de Palavras Chave do Google Ads, buscando por termos relacionados à suas ofertas.

Caso você já tenha histórico de anúncios em sua conta, você pode fazer uma pesquisa nos resultados anteriores, buscando entender quais são os termos que fazem seus anúncios serem exibidos.

A partir desse estudo, é importante entender quais palavras-chave possuem um grande ou médio volume de buscas.

A ideia é que você trabalhe os termos de maneira independente, para que exista um Grupo de Anúncios específico para cada termo, com anúncios que carreguem a palavra-chave escolhida em seu título e descrição.

É válido ressaltar, entretanto, que o objetivo não é usar apenas a correspondência exata do termo na configuração da sua campanha. A utilização das variações de correspondência (ampla, de frase e exata) é encorajada.

“Ah, mas a correspondência ampla traz termos muito abrangentes, não funciona pra mim”, você pode estar pensando. Ainda assim recomendo que adicione na configuração da campanha, e inclua em sua rotina de otimizações a atividade de negativação de termos que não condizem com seu anúncio.

Quando não é recomendado o uso de SKAGs

Essa estratégia parece ótima, né? É simples o suficiente para compreender e executar, e promete impactar diretamente seus resultados.

Mas existem situações em que ela pode não ser o melhor caminho.

Uma dessas situações é caso você tenha muitos produtos, ou uma variação grande de temas principais para anunciar.

Para aplicar SKAGs nesses casos, você teria que ter um orçamento alto, que permitisse criar e rodar toda essa estrutura, além de um reforço no time para dar conta de otimizar grupo a grupo.

Mesmo se esse for seu caso, recomendamos que você teste a estratégia, criando grupos específicos para aquelas palavras-chaves que estão se destacando mesmo estando em grupos mais abrangentes.

Ao selecionar alguns termos para aplicar a estratégia de SKAGs, você também conseguirá investir seu tempo na organização da estrutura, revisão de títulos, descrições, caminho de exibição dos anúncios, além de checar e fazer testes A/B nas páginas de destino.

Uma palavra final sobre o uso de SKAGs

Para resumir e encerrar esse artigo, a gestão das suas campanhas de pesquisa no Google Ads através de SKAGs é capaz de otimizar o retorno obtido com seus anúncios (ROAS).

Identificar os termos que estão trazendo mais resultados permite que você faça ajustes e otimizações específicas que beneficiem cada grupo de anúncios.

Além disso, a essência dos SKAGs é o aumento do índice de qualidade e relevância dos seus anúncios para o Google, fazendo com que você tenha um CPC reduzido e permitindo que alcance melhores posicionamentos no leilão.

Outros ganhos em trabalharmos com essa estrutura são a redução de custos e assertividade em atrair usuários altamente qualificados.

Trata-se de uma técnica detalhista e trabalhosa, porém, agora você está preparado para estruturar suas campanhas no Google Ads de maneira assertiva com SKAGs.

O que achou da estratégia apresentada? Já aplicava em suas contas e não conhecia o termo específico? Deixe aqui seu comentário.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x