*Cases de Sucesso,

Aumentamos o Funil de Inbound do Meu Crediário por 8 meses seguidos

Por Jean Vidal em 1 de setembro de 2016
Como a nossa união com a equipe do Meu Crediário está fazendo a diferença com números sempre positivos do Funil de Inbound!
Aumentamos o Funil de Inbound do Meu Crediário por 8 meses seguidos
4 (80%) 4 votes

Quando falamos de uma empresa “start-up”, é comum, no Marketing de Conteúdo, termos dois cenários ligados às suas soluções: não existe volume de buscas (por ser inteiramente novo), ou é uma dor real, com boas buscas por soluções e ideias para sanar o seu problema.

Podemos afirmar que a temática “crediário” (também ligada ao “aumento de vendas para lojistas”) encontra-se nesse segundo cenário, o que é fantástico se considerarmos os resultados que podem ser alcançados. Contudo, diversos fatores podem impedir o seu real sucesso, e precisam ser trabalhados.

No artigo de hoje, apresentamos um novo case de sucesso, onde a união da nossa Agência e da equipe do nosso cliente está fazendo a diferença em uma rotina sempre positiva de todos os números do Marketing Digital. Confira!

Quando o Meu Crediário começou no Inbound Marketing?

Foi em agosto de 2015 que a equipe do Meu Crediário chegou até nós. Tivemos uma visita de vários integrantes em nosso escritório e, até na época ficamos “encabulados”, pois tínhamos recentemente mudado de sede e tudo ainda estava uma bagunça, faltando até cadeiras.

Assim, em um “cafezinho” próximo, me contaram maiores detalhes sobre sua solução de SaaS (Software como Serviço, do inglês, Software as a Service) para quem tem interesse de colocar um sistema de Crediário em sua loja. O mais interessante é que cada novo cliente, com sua rotina de crediário, ajuda a aumentar a confiança nos dados de validação da venda, o que, em outras palavras, quer dizer que com o crescimento de usuários da ferramenta, ela se torna naturalmente melhor.

Um ponto que me chamou atenção desde o começo foi o fato de já terem um Blog Corporativo robusto (na época, pausado). Quando falamos de Marketing de Conteúdo, podemos comparar com uma “grande engrenagem”, que é pesadíssima no começo, para colocar em movimento, mas mesmo que você pare de empurrar por determinado período, ela perderá velocidade de modo muito lento, se tornando por muito tempo um ativo permanente de Marketing Digital.

Depois da nossa conversa, houve um período em que a equipe do Meu Crediário estava voltada para o “lançamento oficial” da sua ferramenta, e, assim, sé começamos o seu atendimento em novembro do mesmo ano. Vencida a etapa contratual, começamos a rotina de Inbound, contendo:

• Pauta de Conteúdo e atualização do blog em WordPress;
• Administração das Redes Sociais e Publicidade Online;
• Administração total do RD Station (software “tudo em um” de Marketing Digital);
• Criação de Conteúdo Rico para Geração de Leads;
• E-mail Marketing e Nutrição de Leads;
• Avaliação e busca de Leads Oportunidades para vendas;
• E a rotina de avaliação mensal de desempenho dos números do Marketing.

Nosso primeiro material indireto foi o ebook “Diminuindo o Índice de Inadimplência da sua Loja”, lançado no começo de dezembro, ainda em 2015. De lá pra cá, já estamos chegando no nosso material de número 9, além da excelente evolução em ofertas e materiais diretos, como a Apresentação Oficial, planilha de custos, solicitação de atendimento e até Programa de Parcerias.

 

unspecified

 

Excelentes resultados já alcançados no Funil do Inbound

Eu sempre bato na tecla da importância de consideramos um bom tempo (pelo menos dois anos) para atingir resultados expressivos, como o nosso case com a Acorde Cultural, contudo, em algumas contas, fica evidente seu crescimento desde os primeiros meses.

Em outras palavras, é possível um forte resultado já no começo. Não é comum, mas é possível. O Meu Crediário é, para a gente, um desses orgulhos, onde conseguimos manter uma rotina que força os números de Marketing para crescimentos constantes.

Para entendermos melhor um sucesso, procuro sempre começar com o primeiro passo no Inbound Marketing, aumentar Visitantes Qualificados. Se compararmos o período que começamos a atender essa conta com o período anterior, fica visível que, ativando todas as frentes de Visitantes, você constrói um forte resultado:

 

meu crediário visitantes

 

Esse gráfico foi retirado do Google Analytics, no menu lateral, em “Aquisição > Visão Geral”. Nele, comparamos as frentes que trazem visitantes, desde dezembro, quando efetivamente ativamos diversas frentes no Marketing Digital para o nosso cliente.

Para o Meu Crediário, que está para completar o primeiro ano em nossa parceria, já aumentamos 309,14% o número total de Visitantes.

Você pode estar se perguntando por que não estamos considerando o mês de novembro, sendo essa a data do começo dos trabalhos. A explicação é muito simples, todo começo de atendimento é voltado para o planejamento, definição de Personas, Keywords e Jornada de Compra. Assim, é nesse período inicial, chamado de “onboarding”, que nos concentramos em o que será foco durante a caminhada no Marketing Digital.

Depois de iniciadas as frentes, vamos compartilhando os resultados através de um relatório mensal com os números de Marketing, e apontando o que deu certo e o que precisamos melhorar. Além disso, temos um “dashboard”, uma planilha compartilhada, em que colocamos os diversos estudos que fazemos, além do Funil do Inbound Marketing.

Todo mês que atualizamos esses números para o Meu Crediário, é uma festa:

 

meu crediário funil de vendas

 

Nem sempre é comum um gráfico tão animador, com uma subida tão linear. Logicamente, sabemos que chegará o mês da maturidade, onde os números não darão saltos. Até chegarmos lá, continuamos nos empolgando sempre com essa busca e encontro que temos por altos resultados.

Um breve levantamento repassa mais informações sobre o forte crescimento, por exemplo, em Visitantes, com a seguinte rotina de crescimento:

Dez = 17% | Jan = 61% | Fev = 23% | Mar = 34% | Abr = 22% | Mai = 31% | Jun = 38% | Jul = 15%

Ou de Geração de Leads:

Jan = 117% | Fev = 24% | Mar = 56% | Abr = 33% | Mai = 28% | Jun = 18% | Jul = 15%

Aumentams todos os números do Funil de Inbound mês a mês, durante 8 meses seguidos.

Esse resultado é possível através de três pilares:

1. A ativação forte de crescimento de visitantes através de visitantes orgânicos, pagos, sociais, e até por uma iniciativa do cliente de buscar atuar com mídia programática;

2. A rotina de Geração de Conteúdos (seja para o blog ou materiais para download). Podemos afirmar que nesse ponto, a organização do cliente para manter a rotina de revisão e aprovação das frentes trabalhadas é um papel fundamental, que mantém a engrenagem funcionado;

3. E a última frente, que impacta diretamente nesse resultado, é trabalharmos forte as ações de AdWords, com foco em trazer Visitantes Qualificados e, mais do que isso, sempre julgarmos as campanhas e palavras pelo “Custo de Lead”, focando em um forte ROI (Retorno sobre o Investimento, do inglês, Return On Investment).

Nesse caminho, tivemos geração de Leads até surpreendentes para quem já trabalha durante anos com Marketing Digital, como mostra no gráfico com os melhores custos por conversão:

 

CPL Meu Crediário

 Na estratégia de AdWords do Meu Crediário, já conseguimos um Custo por Lead de R$ 0,44, sendo a média final de R$ 2,74 por Lead.

Já encerrando o nosso artigo, gostaria de registrar o nosso agradecimento para o diretor Jeison Isair Schneider, pessoa incrível que temos contato constante, que concordou em compartilhar um pouco de como está indo o atendimento. E gostaríamos também de agradecer a oportunidade de atender sua empresa e, juntos, crescermos em resultados. E olha que é só o começo hein! 😀 Aproveito e convido para conhecer o Meu Crediário!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal