Blog, Geração de Leads, Leads,

Como gerar mais Leads e Oportunidades através de CTAs e Landing Pages

Por Jean Vidal em 15 de Março de 2016
Você já ouviu os termos “CTA” e “Landing Pages”? Entenda como usar esse dois elementos para gerar mais Leads e Oportunidades!
Leitura de 6 minutos
Como gerar mais Leads e Oportunidades através de CTAs e Landing Pages
4.9 (97.14%) 7 votes

Se você trabalha com marketing digital, com certeza já ouviu os termos “CTA” e “Landing Page”. Mesmo que não pareçam expressões familiares, você está constantemente navegando, clicando e passando por ambos na internet.

Contudo, poucas empresas sabem como trabalhar bem um Call-to-action e os diversos modelos de Landing Pages para aumentar a quantidade de Leads e registrar os Leads Oportunidade. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar um exemplo bem importante de como interligar os pontos. Confira!

O que são Landing Pages e CTAs?

As Landing Pages (ou páginas de destino), em sua definição “técnica” seriam basicamente qualquer página de um site em que se pode “aterrissar”, ou seja, por onde se chega naquele website.

Entretanto, no caso deste artigo, estamos falando de Landing Pages feitas com características mais específicas, com o foco em uma ação ou conversão, um formulário para captar informações do usuário e um design otimizado para diminuir “distrações”.

E é aí que entram os CTAs (do inglês “Call-to-action”, literalmente chamada para ação), que podem ser textos com hiperlinks, botões, imagens, etc, que nos levam até as páginas de destino e que estão sempre colocados em locais estratégicos e que façam sentido para o leitor e também para seus objetivos (falamos mais sobre CTA nesse artigo).

Geralmente, uma boa Landing Page possui uma oferta gratuita para o usuário. Tal “brinde” pode vir na forma de um eBook, Whitepaper ou Webinars (vídeos educativos). Assim, essa página de destino deve ter um conteúdo que valha a pena e também transmitir segurança para o visitante de que as informações fornecidas por ele não serão usadas de forma indevida, gerando assim uma taxa de conversão mais alta.

Trabalhando CTAs para aumentar visitantes nas Landing Pages

Com o objetivo de gerar mais Leads para o seu negócio, você deve saber onde colocar os CTAs que levarão os usuários até a Landing Page que você deseja que eles cheguem.

Por exemplo, no caso de Materiais Indiretos (que tem teor educativo e ensinam sobre algum tema do mercado em questão, sem “vender” a empresa ainda) você poderá divulgá-los em suas Redes Sociais, blog e através de Publicidade Online (AdWords e FaceAds), cada qual com a sua call-to-action apropriada (imagem, banner, hyperlink em anúncio, etc) que levará até a respectiva Landing Page.

Uma dica importante é considerar que ao final de cada blog post apareça uma chamada para Conteúdos Ricos interessantes e relacionados ao tema do artigo. Será o “próximo passo” desenhado para quem quer continuar aprendendo mais e uma excelente forma de utilizar o rankeamento orgânico natural do Marketing de Conteúdo para ser um fonte de geração de Leads.

Já em relação aos Materiais Diretos, você pode colocar banners no seu website, como na Home ou na lateral do blog por exemplo, com chamadas para páginas que você gostaria de ter mais visitantes. As chamadas podem ser para divulgar ofertas diretas como um pedido de orçamento ou contato, ou para baixar uma apresentação oficial da empresa.

Os Tipos de Landing Page e suas chamadas para ação

Para o sucesso na geração de Leads e Oportunidades, é importante trabalhar bem nas Landing Pages os CTAs e também alguns formatos específicos.

Por exemplo, um CTA que aumenta a geração de Leads é a opção de acessar a oferta através do Login Social, onde o usuário utiliza seu perfil na rede social escolhida para preencher as informações solicitadas. Costumamos chamar este modelo de Landing Page de Conversão com Login Social.

Após a conversão de um material em uma Landing Page, o novo Lead deve ser redirecionado para uma página de agradecimento (também conhecida como Thank You Page). A “TYP” é o momento onde você divulga o link final para o download do material e ali você já poderá divulgar também uma segunda chamada (uma oferta direta, por exemplo), que pode ser uma apresentação sobre a empresa ou então oferecer um atendimento personalizado para o visitante.

Para entender, veja um exemplo de Landing Page de Conversão com Login Social (na esquerda) e uma Thank You Page (na direita):

LP Conversão + TYP
Observe como a Thank You Page, muitas vezes esquecida pelo Marketing das empresas, é o momento ideal para uma segunda oferta direta pois é aqui que se pode trabalhar um CTA estratégico para os leads mais qualificados e interessados no seu negócio.

Um outro formato é a Landing Page de Pagamento Social. É diferente do Login Social, pois não iremos usar a rede para compartilhar os dados pessoais, mas sim para ter acesso à oferta. O visitante deve compartilhar uma mensagem na mídia social, justificando o nome de “pagamento social” pela oferta.

Uma outra Landing Page muito interessante é a LP de Progressive Profile, onde o formulário geralmente é um pouco maior e possui perguntas mais específicas, que vão “filtrar” e qualificar o novo Lead de acordo com a necessidade da empresa. Como o nome já diz, um “perfil progressivo” é criado para ajudar no importante processo de qualificação de leads.

Quando você tiver um modelo de cada Landing Page ficará com algo assim:

  • Landing Page de Conversão
  • Landing Page de Conversão com Login Social
  • Landing Page de Pagamento Social
  • Landing Page de Progressive Profile
  • Thank You Page

Quando chegar nesse ponto, o desafio será interligar as pontas e saber quando usar cada modelo. Ajudamos você nessa decisão, mostrando o que utilizamos para nossos clientes.

Primeiro vamos separar a Thank-You-Page desse bolo, afinal ela é única e cada Landing Page (indiferente do formato) deverá redirecionar o agora Lead para essa página de agradecimento.

Os demais formatos de Landing Page vamos usar em momentos específicos, considerando que o formato de criação pode ser para gerar mais Leads (Login Social), para viralizar uma mensagem (Pagamento Social) e para entender mais sobre a base que já se tem (Progressive Profile).

Ciente disso, você pode considerar usar as LPs do seguinte modo:
1. Landing Page de Conversão com Login Social: divulgar no Site, Blog, Redes Sociais e Publicidade Online
2. Landing Page de Pagamento Social: divulgar em e-mails de nutrição
3. Landing Page de Progressive Profile: divulgar nos e-mails de lançamento de material

Para entender melhor, criamos uma “ilustração” de onde e como utilizar os diferentes formatos de Landing Pages (para ver maiores detalhes, você pode clicar na imagem):

Conjuntos de Landing Pages

E você, já utiliza CTAs e Landing Pages para atrair mais leads e principalmente oportunidades de negócio para a sua empresa? Espero que tenha aproveitado as dicas deste artigo! Se gostou, comente abaixo e compartilhe nas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal