Blog, Marketing de Conteúdo, Visitantes Qualificados,

Cuidados para criar e publicar artigos no Blog da sua empresa

Por Content em 19 de outubro de 2016
Nem todos que trabalham nesse meio tem facilidade para escrever artigos para blogs. Confira cuidados para criar e publicar artigos no Blog da sua empresa!
Leitura de 10 minutos
Cuidados para criar e publicar artigos no Blog da sua empresa
5 (100%) 8 votes

Algumas pessoas têm muita facilidade em sentar na frente do computador, escolher um tema e, tranquilamente, criar e publicar artigos. Mas, nem todos que trabalham nesse meio e precisam escrever textos para blogs conseguem tão facilmente. Por isso, no artigo de hoje, falarei sobre dicas valiosas para facilitar a escrita do seu próximo post.

Não pense que este artigo não foi pensado em você que tem essa facilidade para escrever. Também vou falar sobre alguns cuidados essenciais que, se praticados, podem ser extremamente eficientes para rankear uma boa posição nas buscas do Google. Continue a leitura!

Antes de escrever o texto

Antes de começar a escrever suas ideias e compartilhar seu conhecimento, é importante ficar atento a alguns detalhes que, no final, podem fazer uma grande diferença. Vamos lá?

Tenha um controle com as pautas dos artigos para o seu blog

Antes de escrever um artigo, o ideal é que você crie uma pauta com os conteúdos que serão produzidos, independentemente de quem irá escrever: você, sua equipe ou uma pessoa externa.

Faça uma lista com todos os temas que você deseja abordar no seu blog, podendo até separar por prioridade e definindo qual mês determinado tema será escrito e publicado. Exemplo: Temos um cliente que possui diversos espaços de entretenimento onde é possível realizar formaturas, casamentos e eventos diversos. Como, nos meses de julho a outubro, muitos estudantes começam a planejar a formatura, será uma boa escolha publicar mais artigos desse tema nesse blog, concorda?

Além disso, a pauta é importante para se organizar e definir o que se espera do artigo. Nesse caso, o ideal é definir o tema e, em seguida, criar um briefing com os principais objetivos do texto, para deixar claro quais tópicos precisam ser abordados e que informações não podem faltar.

Outro fator que precisa ser levado em conta – e este é o momento ideal para pensar nisso -, é a persona que se quer atingir, ou seja, para que público o texto está sendo escrito. Independente de quem for escrever, se a produção será interna ou terceirizada, é importante que sua empresa tenha as personas bem mapeadas para ajudar o redator, seja no tom que deverá ser utilizado ou na própria estrutura do texto, inclusive se devem ser utilizadas imagens para ilustrar ou não.

Produção interna? Tenha um controle com datas e redatores responsáveis

Depois de definir os temas, é hora de criar um cronograma para organizar os artigos por data. Isso é importante para que não haja nenhuma falha de comunicação e o blog não deixe de ser atualizado.

Aqui, destacamos a importância de manter a frequência de publicação. Exemplo: Você definiu que o blog da empresa será atualizado uma vez por semana, ok? Assim, você terá que garantir que um artigo por semana seja entregue para o responsável por essa atualização. Repetimos muito isso aqui na agência e estamos sempre acompanhando a produção de conteúdos dos nossos clientes para conseguir manter essa boa prática de SEO.

Primeiro, defina qual será o dia da semana que os seus artigos serão postados no blog. Depois, faça a lista das pessoas que irão escrevê-los. Mas, por que fazer esse cronograma? Ele é ideal para sinalizar quem será o responsável por aquele texto, a data que precisa ser entregue e a data que será publicado no blog.

Uma dica valiosa: Nesse cronograma, insira o título do artigo, o nome do redator, a data de envio para a pessoa iniciar a produção, a data que precisa estar finalizado e ser enviado à pessoa responsável pela publicação e, por fim, a data de publicação.

Exemplo:

Título Redator Início produção Finalização artigo Data de publicação
Melhor hora para publicar no Facebook Isabella Vicentin 10/10/2016 17/10/2016  

19/10/2016

Como fazer a Landing Page ideal Lucas Henrique 17/10/2016 24/10/2016 26/10/2016

 

Se você seguir essas dicas, pode ter certeza que tudo caminhará bem e seu blog sempre estará atualizado. Com um simples cronograma, você evita estresses desnecessários e a produção dos seus artigos estará sempre em dia!

Ter um editor (responsável pelo blog) para cobrar os artigos

É super importante que uma pessoa seja responsável pelo blog, seja para controlar a produção dos artigos como para publicá-los. Geralmente, pelo cronograma, as pessoas já sabem a data que precisam entregar o texto, mas, quando tem alguém para cobrar, fica mais fácil de não ocorrer nenhum problema em cima da hora.

O editor tem o papel de não deixar que nenhum conteúdo falte para o dia da publicação. Caso quem esteja responsável de escrever o próximo conteúdo, por algum empecilho, não possa, é o editor que vai ser procurado para alinhar uma possível troca de datas, e também para tirar dúvidas sobre o que se espera daquele conteúdo.

Na hora de escrever o texto

Depois de alguns passos, chegou a hora de escrever o seu artigo. Apresentaremos algumas dicas importantes para facilitar a escrita e fazer com que o seu conteúdo tenha qualidade.

Tenha claro as keywords que serão trabalhadas

É importante que, no título do texto que você vai escrever, já exista a palavra-chave escolhida para ser abordada no artigo. Lembre-se que a keyword precisa ser trabalhada no título e no decorrer do texto. Por isso já ensinamos a definir Palavras-Chave e transformá-las em temas para o Blog.

Antigamente, as pessoas adicionavam de forma abundante a keyword no texto. Mas, o robô de busca está cada dia mais inteligente. Então, quando você for escrever, use as keywords de forma sucinta e objetiva, fazendo com que tenham sentido no texto e não apenas volume. Se usadas de maneira correta, contribuirá para o seu rankeamento nos mecanismos de busca.

Faça um checklist dos pontos que irá descrever no seu artigo

Para não se perder durante o texto, faça um checklist dos pontos que serão abordados. Uma dica para facilitar a escrita e não esquecer de nenhum item que você quer escrever é colocar tópicos no arquivo que o artigo será escrito. Assim, fica mais fácil para eleger o que vai antes ou depois no texto e também classificar o que deve conter no post.

Peça para alguém revisar o seu texto e use um corretor de texto

Sabe aquela velha história de que algo visto com os olhos de outra pessoa pode ajudar? Então, quando você finalizar o seu texto, peça para aquele colega que adora português – e não deixa passar nenhum erro – revisar o seu artigo.

Outra dica, é utilizar um corretor de texto. Pode parecer bobo, mas, ajuda bastante a enxergar aquela palavras que escrevemos errado ou a falta de pontuação que foi esquecida.

Acredite, um texto bem escrito e com um português adequado chama atenção e ganha a confiança das pessoas que leem seu Blog.

Defina a versão final do título só depois de tudo pronto

Não se preocupe em definir o título final do seu artigo antes mesmo de ser produzido. Primeiro, você já tem o tema e o assunto que será abordado. A partir disso, você escolhe um título provisório, que será o ponto inicial para nortear suas ideias durante o processo e saber qual caminho seguir.

Depois que o artigo for finalizado, você terá certeza de qual é o título ideal para o seu conteúdo. Não esqueça de utilizar a keyword no título, que ele deve ser atrativo e que instigue a curiosidade das pessoas.

Na hora de publicar o texto

Chegou o momento de publicar o artigo no seu Blog. Acompanhe essas 7 dicas, coloque-as em prática, e seus posts ficarão melhores ainda. Confira!

1. A importância da quebra de linha

Adicionar o “more” ou quebra de linha no primeiro parágrafo do texto é fundamental por diversos motivos. Vou explicar os dois mais importantes: 1. Assim, o texto não fica todo na página principal e a página do blog não fica tão pesada; 2. É muito importante para mensurar métricas de quantas pessoas clicaram e entraram para ler aquele artigo.

Veja como adicionar o “more” ou quebra de linha no artigo:

imagem-1

 

Veja como fica no blog (pode variar de acordo com o layout):

imagem-2

2. Cuide das Heading Tags do artigo

Lembra dos tópicos que falei para inserir antes de começar a escrever o artigo? Então, eles podem te ajudar a definir os Heading Tags do texto, que são os subtítulos. Na estrutura recomendada de hierarquia de título, eles são definidos por h1, h2, h3, etc. h1 para o título principal, h2 para o subtítulo do h1, h3 para o subtítulo do h2, e assim por diante.

Se possível, adicione a keyword em algumas Heading Tags, isso ajudará ainda mais nos mecanismos de busca.

3. Adicione Links de outros artigos

Se você já tem artigos publicados que abordam assuntos que apareceram no seu novo post, lembre-se de adicionar os links correspondentes. E, quando o texto que você está escrevendo for publicado, lembre-se de linká-lo nos outros artigos também. Assim, o seu leitor estará interagindo cada vez mais com os seus conteúdos.

4. Adicione um CTA no final do artigo

Quer que os leitores do seu Blog virem leads? Adicione, no rodapé dos seus artigos, um CTA de algum material rico da empresa. Coloque sempre um CTA que tenha relação com o assunto em questão, como um bônus de informações daquele tema. Você oferece o conteúdo e, em troca, o leitor fornece informações e dados dele.

O que é e como criar um banner CTA para divulgar o seu eBook?

Exemplo de CTA no rodapé de artigo:

cta_rodape

5. Revise o Yoast do Artigo

Revisar o Yoast do artigo é fundamental. Mas, como fazer? É simples. Se você utiliza o WordPress, baixe o plugin SEO by Yoast e você conseguirá facilmente, preenchendo o título, a meta-descrição e a palavra-chave. Como otimizações extras, você pode alterar o ‘título’ e o ‘texto alternativo’ da imagem.

Após otimizar esses campos, um gráfico explica o que pode ser melhorado para que sua página fique melhor classificada no ranking das pesquisas de acordo com a keyword escolhida.

6. Escolha uma imagem para o artigo

Além do título, outro item que chama muito a atenção dos leitores é a imagem. Por isso, escolha uma que ilustre o seu conteúdo, e também seja atrativa e instigue a curiosidade de abrir o artigo. Lembre-se de respeitar a identidade visual da sua empresa e procure seguir um padrão. Exemplo: se você utiliza ilustrações, escolha sempre uma para utilizar.

7. Escolha uma categoria

Por fim, escolha uma categoria para o seu artigo. Além da categoria concentrar, no blog, apenas artigos relacionados àquele assunto, os leitores podem encontrar facilmente o que querem.

Agora você já tem o seu artigo finalizado e pronto para ser publicado com qualidade. Pode parecer que são muitos tópicos a serem seguidos, mas se você colocar em prática, vai perceber que, com o tempo, será um hábito no momento da produção e divulgação dos artigos.

E aí, você já utilizou algumas dessas dicas? Tem alguma outra dica que realiza nesses processos? Conte para a gente nos comentários. Gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas e assim, teremos cada vez mais artigos de qualidade e com melhor rankeamento nas páginas de pesquisas!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content

Últimos posts por Content (exibir todos)