Blog, SEO, Visitantes Qualificados,

Como criar Heading Tags perfeitas para SEO

Por Giovanni Carus em 26 de maio de 2017
Entenda o que são Heading Tags, como utilizá-las na estruturas do seu texto e, claro, a como montar a Heading Tag perfeita para seu SEO. Confira!
Como criar Heading Tags perfeitas para SEO
5 (100%) 5 votes

Não se culpe. As Heading Tags são confusas mesmo.

Muita gente – eu incluso – quando começou a ter acesso a experimentar temas nos processadores de texto, teve essa ideia de associar as tags com design. “Eu quero que meu texto fique itálico em minúsculas, então coloco h4” ou “meu texto tem que estar em maiúsculas em negrito, vou de h2”.

E isso deixa o Google maluco na hora de indexar seu conteúdo.

Heading tags são para estruturar seu texto, não (só) promover um design melhor. Por isso, neste artigo, vamos entender o que são Heading Tags, como utilizá-las e, claro, a Heading Tag perfeita para seu SEO. Boa leitura!

Afinal, o que são Heading Tags?

A linguagem de programação que a maior parte das pessoas usa para criar sites chama-se HTML (Hypertext Markup Language). Dentro dessa linguagem, existem heading tags – ou intertítulos, se preferir – que direcionam e indicam a importância de cada tópico. O código HTML referente a cada uma delas vai do “h1” até “h6”.

Por meio deles que o Google consegue interpretar se o seu texto está bem organizado e, então, mais relevante e útil para o leitor. Quer ver na prática? Siga esse passo-a-passo:

Passo 1: Entre em uma página da web – de preferência um blog de qualidade

Post com Heading Tags

Passo 2: Aperte Ctrl + U no Windows – ou CMD + Option + U no Mac. Você vai acessar o código-fonte dessa página.

Código Fonte de Heading Tags

Passo 3: Aperte Ctrl + F e procure pelas tags: h1, h2, h3…

Destaque Heading Tags

O texto “Quando sua página estará na primeira posição do Google?” está com a tag h1. Portanto, ele é o título do post e mais importante na hierarquia das tags. O próximo assunto deverá ser um h2 e, se houver um tópico interno ao h2, ele será um h3, e assim por diante:

Exemplo Heading Tags

Simples, não?

Como você deveria estar usando as Heading Tags?

Agora você já entende como as Heading Tags funcionam. Mas qual é a prática ideal para utilizá-las plenamente? Vou dar um exemplo de construção de texto, para que seus blogposts não fiquem mais um emaranhado de conteúdo:

Título do post [h1]

“Mas todos meus textos precisam ser assim?”, você pergunta. Não, mas a organização deve seguir esse sentido, separando tópicos e subtópicos. Dessa forma, o algoritmo do Google vai compreender seu conteúdo e ranquear sua página melhor.

Quer saber mais? Se você procura algum conteúdo aprofundado, temos um eBook sobre SEO com tudo que você precisa!

Como criar Heading Tags perfeitas?

Agora, o crème de la crème. Criar tags já não é mais segredo, mas existe uma diferença gritante entre saber usar heading tags e usar o potencial máximo de heading tags. É o que vamos ver nesta seção.

Um h1 é suficiente para seu texto

Toda página precisa de um h1. Não há motivos para usar mais de um. Por que? O poder de SEO de um h1 é enorme, já que ele deve possuir a palavra-chave que será recorrente no restante do texto. Se você usar mais de um h1, não quer dizer que seu SEO será neutralizado, mas o potencial da palavra-chave vai ser pulverizado ao longo do conteúdo. Trocando em miúdos, o resultado será menos impactante com dois ou dez h1.

Apenas um h1 tag é o suficiente.

Suas tags devem descrever o tópico atual

Geralmente, seu h1 vai parecer com seu título de SEO, que você pode configurar via Yoast – plugin do WordPress que vai ajudar muito no seu processo de otimização.

E como já disse, ele será o título de seu post e deve oferecer uma amostra do que o leitor vai encontrar ao longo do texto.

O restante das tags precisa dar o tom do que será falado a seguir. Não adianta prometer e não cumprir, é ruim para seu conteúdo e para seu SEO. A Google pode ver tudo isso.

Seu h1 deve possuir entre 20 e 70 caracteres

Isso costumava ser mais importante. Hoje, o Google não liga muito para o tamanho de seu h1. Mas o tamanho ideal continua sendo entre 20 e 70 caracteres, para utilizar o espaço oferecido de forma coerente para o SEO de sua página.

Quer mudar a aparência de suas tags? Aprenda CSS!

Se o design de suas heading tags incomoda você, modifique sua aparência você mesmo! Com o uso de CSS (Cascading Style Sheets), você consegue ajustar as tags do jeito que fica mais aprazível para você. Assim, seu SEO fica intacto e o visual do seu jeito.

Com essas dicas, esperamos que você consiga entender e utilizar o poder total de uma Heading Tag. Para SEO, é uma das coisas mais básicas e importantes ao produzir conteúdo, deixando os textos bacanas e mais compreensíveis para seu leitor, para você e para o SEO de sua página!

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre SEO e Heading Tags? Fale com a gente nos comentários! Queremos saber sua opinião!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus

Últimos posts por Giovanni Carus (exibir todos)