1) Visitantes Qualificados, Blog, Links Patrocinados,

Guia ilustrado para criar sua primeira campanha no Google AdWords

Por Jean Vidal em 9 de dezembro de 2015
Passo a passo ilustrado para criar a primeira campanha no Google AdWords, uma solução capaz de trazer resultados de forma praticamente imediata!
Guia ilustrado para criar sua primeira campanha no Google AdWords
5 (100%) 10 votes

Quando alguém faz uma pesquisa online sobre algum produto ou serviço, geralmente usa o Google, a maior plataforma de buscas da web. Não seria errado considerar que nesse exato momento vários clientes em potencial estão provavelmente fazendo pesquisas relacionadas ao seu negócio.

Para poder figurar em destaque entre os resultados de busca dos usuários, muitas empresas utilizam a ferramenta de Publicidade do Google, o Google AdWords, com o intuito de trazer mais clientes e Leads Qualificados.

No artigo de hoje vamos mostrar um passo a passo ilustrado sobre como criar a primeira campanha no Google AdWords, uma solução que, diferente de outras ações de Marketing Digital, é capaz de trazer resultados de forma praticamente imediata. Confira!

Passo 1: Crie uma conta no AdWords

Para começar a usar a ferramenta, o primeiro passo é configurar uma conta, para isso na página do AdWords, clique em “começar agora”.

Passo 1 - AdWords - 1

Na próxima tela, você pode escolher entre preencher os dados sobre sua empresa. Lembrando que aqui é importante usar um e-mail que nunca utilizou em nenhum conta de AdWords.

Passo 1 - AdWords - 2

Depois de concluir os procedimentos e de verificar sua conta, você já pode partir para os próximos passos. Contudo, antes de criar a sua primeira campanha, indicamos que primeiro configure sua forma de pagamento, que é o nosso próximo passo.

Passo 2: Insira sua forma de pagamento

O Google Adwords possui um sistema de cobranças bastante flexível para quem deseja customizar as finanças de marketing digital. Permitindo trabalhar tanto com pré-pago quanto com pós pago. As formas de pagamento são:

2.1 – Boleto bancário

A forma mais simples de cobrança do Adwords. É pré pago e o usuário só precisa clicar na engrenagem no canto superior do painel e selecionar “Faturamentos e pagamentos” . Na tela, encontrará o botão em destaque “efetuar um pagamento”. Ele apenas há de gerar o boleto  com o valor escolhido e imprimir. O vencimento será sempre para 20 dias após a impressão. Caso seja gerado com o valor errado o deixe de ser pago. O Adwords apenas não contará, não havendo qualquer encargo ou multa para o titular da conta.

Credito no AdWords

2.2 – Cartão de Crédito (pré pago)

O usuário pode escolher inserir o seu cartão de crédito e faturar um valor a ser gasto com os anúncios, devendo ter que faturar novamente quando o montante acabar. É uma forma prática, pois dispensa ter que pagar boleto sempre e segura, pois garante um controle maior de investimentos. Após inserir o cartão de crédito, deve selecionar “pagamentos manuais” na guia configurações.

2.3 – Cartão de Crédito (pós pago)

Método mais ágil de gerir investimentos, porém requer maior cuidado por parte do gestor, pois efetua as cobranças de maneira automática ao acumular montantes progressivos até o teto de R$2000,00. O valor é sempre pago após a aquisição da campanha. Para usar essa opção, basta selecionar “pagamentos automáticos” na guia configurações.

Cartão de crédito no AdWords

Passo 3: Faça uma lista de palavras-chave

Agora antes de seguir na configuração da campanha, será importante fazermos um “planejamento estratégico” para a oferta que irá anunciar. Considere sempre fazer esse procedimento nas suas campanhas, mas fique tranquilo é bem simples.

3.1 – Liste as palavras ligadas a sua oferta

Pense em todas as palavras que você acredita que seus clientes usariam para pesquisar o que estará anunciando e anote todas em uma lista de palavras-chave, que pode ser em um bloco de notas.

Passo 2 - AdWords - 1

Se você possui um e-commerce de bonés de times de futebol, por exemplo, poderia anotar em sua lista palavras abrangentes como “comprar bonés online” e também palavras-chave específicas como “bonés de clubes estrangeiros”, e etc.

3.2 – Utilize o Planejador de Palavra-chave

Agora, para aumentar a sua lista e entender como as pessoas pesquisam o seu produto, considere utilizar uma ferramenta do AdWords chamada Planejador de Palavras-chave (ou Keyword Planner).

Passo 2 - AdWords - 4

Com o uso dessa ferramenta você poderá encontrar outros exemplos relacionados aos termos que já anotou ou relacionados a uma ulr (que pode ser a página da sua oferta). Para o exemplo acima, poderão aparecer sugestões como “Loja bones”, “Bones baratos” ou então “Boné Feminino”.

Passo 2 - AdWords - 2

Você irá observar que a ferramenta já separa algumas ideias de grupos de anúncios, afinal esse será o próximo passo.

3.2 – Separe a lista de palavras em grupos de similaridade

Ao fazer essa separação, deixe apenas termos que são variações de forma de pesquisa. Quanto mais você for criterioso nesse passo será melhor, afinal a intenção é separar as palavras para formarem grupos que vão refletir nos seus anúncios.

Passo 2 - AdWords - 3

Passo 4: Comece a criar sua campanha

Depois de planejado, podemos voltar no Google AdWords, considerando que é possível criar diversos anúncios para uma mesma campanha. Por padrão o indicado são dois anúncios (para testar duas abordagens diferentes). Você pode fazer maiores testes, mas considere sempre ter mais de uma opção para poder otimizar (pausar ou acelerar) um anúncio conforme o seu desempenho.

Passo 3 - AdWords - 2

Nesse ponto é importante entender um pouco a estrutura das campanhas no AdWords. Cada campanha é composta por grupos, que por sua vez são formados conjuntos de palavras e anúncios interligados. Ou seja, cada grupo de anúncio possui sua própria lista de palavras-chave que, ao serem pesquisadas em mecanismos de busca, poderão ativar os anúncios criados para esse grupo, participando do Leilão do AdWords.

4.1 – Cadastrando sua primeira campanha no AdWords

Para começar a cadastrar uma campanha é bem simples, basta ir em “campanhas” no menu superior e usar o botão “+ Campanha”.

Passo 3 - AdWords - 12

Aqui você pode escolher para onde quer direcionar seus anúncios, ou seja, você pode escolher “Rede de Pesquisa”, para aqueles usuários que buscam diretamente pelo Google Search, “Rede de Display”, para veicular em espaços nos websites que usam AdSense, ou até mesmo para ambas (e outras opções que surgem).

Neste caso, a exposição é maior, porém só a rede de pesquisa já é suficiente para quem está começando e quer aparecer na busca ativa para as suas palavras-chave, e vamos continuar a ilustrar o processo considerando a escolha “apenas rede de pesquisa”.

Em seguida começará os detalhes da configuração:

Passo 3 - AdWords - 3

Aqui nomeie sua campanha (livre escolha) e defina “todas as funcionalidades”. Vamos passar por ela para entendermos o que todas as opções que você tem no cadastro das suas campanha. No próximo passo vamos escolher o local de veiculação dos anúncios:

Passo 3 - AdWords - 4

Aqui você poderá escolher por países, estados ou cidades utilizando o buscador, ou até se aventurando no “Pesquisa avançada” onde teremos a opção de segmentar por raio (conforme o mapa) entre outras opções. No começo considere as opções entre estado e uma lista de cidades.

Durante a criação da primeira campanha, também é preciso definir seu orçamento global diário e a sua estratégia de lances. Dependendo do tipo de lance escolhido, o pagamento da campanha poderá ser por clique (CPC), impressão (CPM, ou custo por mil impressões), ou por conversão (CPA, ou custo por aquisição). Aqui, você deve ter em mente os objetivos da sua campanha e o quanto você possui para bancá-la. Para facilitar, você pode fazer um cálculo mensal do orçamento e dividir por 30,2. O resultado será o valor máximo a ser pago por dia.

estrategias de lances

Escolha o tipo de lance que funciona melhor para o seu negócio. Na ilustração acima colocamos no caso de clicar em “opções avançadas” onde abre uma lista com maiores opções. O CPC (custo por clique) é uma boa opção para quem quer aumentar as visitas, pois a cobrança só é feita quando alguém clica no seu anúncio.

Já no CPA a cobrança é feita ainda por clique, mas o Adwords conta com uma I.A que otimiza a campanha para mostrar os anúncios quando há maior probabilidade de  conversão, como uma compra, um cadastro, ou um download, mas essa opção só funciona quando tiver as conversões configuradas, opção essa que vamos conversar em outro artigo.

Por hora indicamos colocar “O Google definirá meus lances…” , indicar um limite de CPC e registrar o seu orçamento diário. Feito isso, aparecem ainda algumas opções, qual pode manter a configuração padrão, e em “guardar e continuar” chegamos na hora de começar a escrever seus anúncios.

4.2 Crie Grupos e Anúncios

Agora que a campanha já está criada, você pode criar também seus grupos de anúncio. Começo colocando um nome para seu grupo de anúncios, utilizando nomes relevantes que resumem do que se trata os anúncios. Assim fica mais fácil lembrar do conteúdo do grupo ao longo da campanha.

Dentro do grupo, você vai criar os anúncios que serão usados na campanha, considerando título, linhas, url de visualização e url final.

grupos anuncios

Você pode optar por anúncios que contenham imagens, texto e até versão para celular. No caso da nossa ilustração pode ficar apenas na versão “Anúncio de texto”. O anúncio de texto do Google AdWords é dividido em quatro partes:

– O título 1, que é a primeira linha do anúncio, deve ter no máximo 25 caracteres e refletir o que o usuário está pesquisando, já que é a parte mais chamativa do anúncio

– O título 2, Funciona igual o título 1, ajudando a dar uma frase complementar ao anúncio;

Descrição, permite inserir um breve resumo de 80 caracteres ao anúncio.

– A URL de visualização, que nada mais é que um endereço “fictício”, também de no máximo 35 caracteres, onde você vai sintetizar o próprio domínio da empresa e a oferta por trás do clique.

– A URL de destino, que é o endereço real para onde o usuário será levado após o clique e que deve ter perfeita relação com o anúncio e conter exatamente o que ele procurou.

Para criar bons anúncios, deve-se sempre ter em mente alguns pontos: Quanto maior for a relevância das suas palavras-chave e página de destino do site, melhores serão os desempenhos do seu anúncio. Você também deve mostrar ao potencial cliente o valor do seu produto ou serviço, como descontos, gratuidades, qualidade superior aos demais, enfim, algo que faça com que a pessoa tenha mais interesse naquilo que você está oferecendo.

Depois de passar por todas estas etapas, o seu anúncio será revisado e liberado pela equipe de qualidade do AdWords. Em alguns casos são solicitadas algumas revisões por base das políticas do AdWords.

Deixe seu comentário abaixo se gostou do artigo e conte-nos sobre suas primeiras experiências com o Google AdWords! Se teve algum problema pode utilizar os comentários para solicitar nossa ajuda. 

 

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal