Blog, SEO,

Texto Âncora: otimize ainda mais seus links

Por Giovanni Carus em 4 de agosto de 2017
Se a Web é um oceano que você navega, você vai precisar de uma âncora eventualmente. Descubra o que é o Texto Âncora e sua importância para SEO!
Texto Âncora: otimize ainda mais seus links
5 (100%) 1 vote

Se a Web é um oceano onde você navega, âncoras são ferramentas necessárias para você ser capaz de desembarcar em novos mundos – ou sites, se preferir. Mas como exatamente ele funciona? E qual é a importância dele para seu SEO? É o que vamos descobrir neste artigo. Vem comigo!

O que é Texto Âncora

O texto âncora é o texto visível e clicável em um hiperlink. Por padrão na maior parte das páginas, ele aparece azulado e sublinhado, como este link para nosso site:

<a href=”http://conexorama.com/“>Melhor agência de Marketing Inbound</a>

Claro, você pode modificar a aparência dele por meio de seu HTML ou CSS, dependendo da sua necessidade.

Geralmente, um texto âncora amigável para o SEO é sucinto e relevante com relação à página que está sendo linkado. Ele deve oferecer aos usuários e aos mecanismos de busca informação contextual suficiente sobre o conteúdo para onde ele está apontando.

E por que ele é importante?

A ideia geral é bem simples. Digamos que outro site coloque um link direcionado para sua página. Mas ele não vai lançar a URL inteira dentro do texto, ele vai escrever um texto âncora que faça sentido com o que existe no seu site. É o que motores de busca querem.

Claro, a Google tem noção de que você não controla o que os outros acham de seu site, mas você tem o dever de usar um texto âncora que seja útil, descritivo e relevante para linkar páginas internas.

Tipos de texto âncora

Correspondência exata

Texto âncora se caracteriza como “correspondência exata” se inclui uma palavra-chave que repete a página que está sendo linkada. Por exemplo, “ebook de Marketing de Conteúdo” para uma página onde temos o nosso ebook de Marketing de Conteúdo.

Correspondência parcial

Aqui existe uma variação da palavra chave para a página linkada. Exemplo: “os canais para Marketing de Conteúdo” para um artigo sobre os formatos e canais de Marketing de Conteúdo.

Marca

Um nome de marca usado com texto âncora. Exemplo: “Conexorama” linkando a home da Conexorama.

URL

Uma URL por si só também pode ser definida como um texto âncora. Obs.: a Google precisa entender que a URL tem a ver com o que está na página, portanto, fique ligado para otimização na hora de publicá-la online!

Genérico

Palavras ou frases genéricas que são utilizadas como texto âncora. Aqui temos os famosos “Leia mais” e “Clique aqui”.

Esse tipo de criação de texto âncora não é muito indicado, pois devido a quantidade de spam (links “maldosos”, se assim podemos dizer) que existe na internet, por padrão o robô considera essa característica e diminui a importância do link.

Imagens

“Mas espera aí, Gio, imagem não é texto!”. Muito perspicaz da sua parte, mas a Google não considera necessariamente as imagens e sim, o que vem dentro delas.

Existe uma tag “alt” no código HTML das imagens, que o Google entende como texto âncora. Por isso, é importante otimizar SEO de imagens também.

Melhores práticas de SEO para textos âncora.

Os pontos mais críticos na hora de criar um texto âncora amigável são:

Lembre-se: você não tem controle sobre como outros sites vão criar links para seu conteúdo. Então a maior parte dessas práticas serão aplicadas em textos âncora dentro de seu site.

Como fazer um texto âncora conciso

Mesmo que não exista um limite específico para um texto âncora, é interessante mantê-lo o mais sucinto possível. No final das contas, existem dois critérios que você deve considerar na hora de escolher os termos de seu texto:

Tendo isso em mente, você terá mais chances de praticar concisão em seus textos âncora.

Relevância da página-alvo

Em constante evolução, os algoritmos de busca amadurecem e identificam cada vez mais métricas para determinar o posicionamento das páginas. Uma delas é a relevância do link ou, em linhas gerais, como o tópico de uma página A se relaciona com uma página B se uma delas tem links para a outra.

Um link altamente relevante pode melhorar a probabilidade dos rankings das duas páginas para buscas que tenham a ver com seus assuntos.

A relevância de link é um fenômeno orgânico que acontece quando pessoas linkam conteúdos de outras na Web. Ele é determinado pelos seguintes fatores:

Por exemplo, se uma página que fala do melhor café de Florianópolis pode passar mais relevância para o Google se linkar para uma cafeteria do que para um site de futebol.

Mecanismos de pesquisa também observam as variações de textos âncora para o mesmo link. Assim, os robôs conseguem entender melhor sobre o que esse conteúdo fala – e para que pesquisas ele é relevante. Por isso, para garantir a sinalização de alta relevância, assegure-se de que seus links tenham um texto âncora o mais descritivo possível da página-alvo.

Densidade de palavras-chave

Desde 2012, a atualização Penguin do algoritmo da Google fez com que o motor de busca olhasse com mais atenção para palavras-chave em textos âncora. Se muitos links para um site tiverem o mesmo texto âncora, ele começará a parecer suspeito e poderá ser um sinal da aquisição de links artificiais.

Em geral, ainda é uma boa usar palavras-chave e termos específicos dentro de textos âncora. Contudo, o SEO pode ser mais bem sucedido se forem usadas frases diferentes ao invés da mesma palavra-chave sempre.

Nota importante: não abuse de links internos com muitas palavras-chave. Link building interno é certamente uma prática recomendável, mas você deve tomar muito cuidado com o texto âncora que você para conectar suas próprias páginas.

Muitos links para uma página com o mesmo texto âncora, mesmo se for no seu próprio site, pode trazer punições severas do Google para seu ranqueamento.

O texto âncora é parte fundamental das estratégias de SEO. O problema é que, assim como o link building em geral, sua aplicação acaba em segundo plano, em detrimento de outras prioridades como o conteúdo, as imagens, títulos, etc.

Além disso, o algoritmo do Google é complexo, sendo que a utilização ideal do texto âncora é só a ponta do iceberg. Temos artigos que falam mais sobre SEO, aqui no blog!

Mas e você? Já sabia da importância do uso do texto âncora? Compartilhe com a gente nos comentários, queremos te ouvir!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus

Últimos posts por Giovanni Carus (exibir todos)