Blog, Ferramentas, Wordpress,

Por que usamos o WordPress como CMS?

Por Giovanni Carus em 9 de junho de 2017
Vamos falar um pouco sobre o que é um CMS, porque o WordPress é a melhor opção e quais são as vantagens – e contrapontos – de ter na sua estratégia de Marketing.
Leitura de 6 minutos
Por que usamos o WordPress como CMS?
5 (100%) 5 votes

A Regra de Ouro para todos que já aplicam – ou precisam aplicar – Inbound Marketing em seu negócio é que conteúdo é indispensável para que ele funcione. Mas para colocar seu conteúdo na rede, você precisa de uma ferramenta bem especial: o CMS.

Nós, da Conexorama, particularmente utilizamos em nosso conteúdo e recomendamos o uso do WordPress, sabidamente o mais famoso e amigável CMS do mercado.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é um CMS, porque o WordPress é a melhor opção e quais são as vantagens – e contrapontos – de ter um para sua estratégia de Marketing. Bons estudos!

O que é um CMS e por que eu preciso de um?

Um CMS (Content Manager System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é um programa que suporta a criação, gerenciamento, distribuição e publicação de informação em um website. Um CMS padrão é capaz de indexar dados e recuperá-los, se requisitado.

Em palavras mais simples, você pode criar e publicar qualquer conteúdo na Web, sem precisar de mais programação.

Além disso, essas aplicações também ajudam a estruturar seu site, permitindo o arquivamento de páginas adicionais e oferecendo um processo simplificado e intuitivo para gerenciar e editar conteúdo de uma página.

Como escolher o CMS ideal – se é que ele existe

Eu conheci com um rapaz na Irlanda que só tinha uma ferramenta em casa, uma chave de fenda gigante. Ele se gabava de “precisar só daquilo” para consertar o que estava quebrado. Seja martelando pregos, abrindo caixas ou abrindo garrafas de cerveja – o que acontece com frequência na Irlanda – , aquela chave de fenda era realmente o suficiente para as necessidades dele.

Isso raramente acontece com Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Porque as demandas são dinâmicas e exigem que você sempre mantenha uma postura assertiva durante cada ação de Marketing que você faça.

Para adotar um CMS, não é diferente. O CMS ideal é aquele que supre suas necessidades como empresa. Mas que tipo de negócio precisa de um CMS?

  • um grande time editorial com um fluxo de trabalho que depende de aprovação
  • empresas que têm blogs ou press releases
  • companhias que precisam de localização ou trabalham com vários idiomas
  • corporações públicas com sensibilidades legais que requerem controle de versões

WordPress: melhor CMS?

O WordPress é, sem dúvida, o mais famoso CMS de todos. Mas ele é um CMS de fato? Seu script é, em suas raízes, um criador de blogs, não gerenciador do conteúdo inteiro de um site.

Mas hoje, com a quantidade de plugins disponíveis, pode se dizer que sim, o WordPress é caracterizado como sistema de gerenciamento de conteúdo. Existem outras opções no mercado, como o Joomla – para negócios menores -, o Drupal – para sites com grande número de visitantes – ou o Magento – para e-commerces. Mas normalmente, até grandes empresas usam WordPress, como:

1. Editora Abril

Ano passado, a Editora Abril anunciou que migraria todos seus sites para a plataforma do WordPress e os resultados são bem palpáveis: mais 71% de quantidade de cliques em desktops e 78% em mobile.

2. Beyoncé

A cantora arrecadou US$ 57 milhões de dólares entre 2015 e 2016. Ela poderia contratar um site feito do zero, com o melhor do HTML possível e imaginável. Mas não, ela escolheu WordPress.

3. Facebook Newsroom

O Facebook, mesmo com o poderio técnico que dispõe, também escolheu WordPress para seu site de notícias internas. E não tem nem cerimônia em exibir:

Vantagens de escolher o WordPress

  • Fácil, extremamente fácil

Configurar o seu site através do WordPress não requer que você tenha PhD em Ciência da Computação, conhecimentos em HTML, PHP ou outra linguagem de programação. Tudo o que você precisa fazer é escolher um plugin, um template e pronto!

  • É open-source

Digamos que você tenha esses conhecimentos em programação e você quer customizar seu site feito pelo WordPress. Esse CMS tem essa abertura, pois é feito em código aberto – isso também significa de graça. Por isso, milhares de plugins, add-ons e temas estão disponíveis para a comunidade de usuários.

  • Comunidade ampla

Falando em “comunidade”, o suporte de uso funciona bem quando uma grande quantidade de usuários podem apontar os erros e comentá-los – por meio de fórum de discussão. É o que acontece aqui também.

  • Traz segurança

Tem um dos serviços mais seguros de CMS existentes, com menos patches de segurança que seus concorrentes. Ainda, a abertura do código permite que seu site seja ainda mais seguro, com uma camada a mais de proteção contra hackers ou situações que possam comprometer seus dados.

  • Vantagens para seu SEO

Os permalinks que seu conteúdo gera quando é publicado podem ser facilmente salvos pelos usuários e acessados em outro momento, mesmo quando eles sumirem da página de entrada do seu site.

Outra vantagem é o pinging: o WordPress avisa os robôs que indexam o conteúdo para que, sempre que você postar algo, eles venham analisar seu site de novo. Assim, as buscas em sites como o Google incluirão seus novos conteúdos mais rapidamente nos resultados.

Isso sem contar nos plugins para SEO diversos que podem facilitar ainda mais a produção de seu conteúdo.

Contrapontos no uso do WordPress

  • Atualização constante

Tanto a plataforma quanto seus plugins podem comprometer o funcionamento de seu site, se você deixá-los desatualizados. Sempre monitore o status deles para evitar problemas.

  • Instalar é simples, modificar, nem tanto

Se você quiser modificar para valer o design ou implementar widgets diferenciados e únicos, você obrigatoriamente precisa de conhecimento técnico. Sem programação, você vai ter boas limitações do que você pode fazer.

  • Código extenso traz baixa velocidade

A velocidade do carregamento de páginas pode ser um pouco lento. Isso acontece porque o código fonte do WordPress – sendo que provavelmente você terá temas, plugins, customizações, etc – é bem longo. Alguns sites mais simples poderiam operar melhor sem tanta sobrecarga.

Nós usamos o WordPress, naturalmente, por sermos uma agência de Marketing Inbound. Desenvolvemos estratégia de Marketing de Conteúdo e promovemos comunicação para nossos clientes. A necessidade de postagens constantes de conteúdo faz com que o WordPress seja a melhor opção para a gente.

Mas e você? Que CMS você acha ideal para seu negócio? Compartilhe sua opinião com a gente, vamos gostar de ouvir você! 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus