Por muitos anos, o mercado encarou como inimigos a metodologia de Inbound Marketing e o trabalho de Assessoria de Imprensa. Criou-se uma rivalidade desnecessária entre áreas que podem se complementar de forma única.
Ainda bem que estamos em constante evolução, não é mesmo? Agora, somos capazes de aproveitar todo o potencial dessa combinação e intensificar o sucesso de nossas ações de comunicação.
No artigo de hoje, vou explicar como você pode unir esse casal e obter o melhor desempenho desse casamento!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa: qual a diferença?
À primeira impressão, pode parecer que eles não têm muito em comum. Ledo engano. São tantos os pontos em comum que até mesmo os profissionais mais experientes se confundem.
A começar pelo fato de tanto o Inbound Marketing quanto a Assessoria de Imprensa terem como principal objetivo a atração. Atrair olhares, atenção, tráfego, buzz, conversão, Leads, vendas. Tudo de forma orgânica, isto é, não paga.
E ambos trabalham com o mesmo combustível: conteúdo.
Tudo bem que essa gasolina pode variar entre comum, aditivada e premium. Mas todas têm o mesmo objetivo de agregar valor ao cliente e aumentar a autoridade da marca.
Grosso modo, enquanto a Assessoria de Imprensa tem a função de divulgar as ações da empresa e aumentar a visibilidade da marca nos meios de comunicação, o Inbound Marketing trabalha conteúdos relacionados ao setor em que a empresa está inserida, que sejam de interesse das Personas, divulguem a expertise do cliente, ensine processos e entregue soluções.
Dessa forma, o esforço dos assessores é criar estratégias de divulgação desses conteúdos em canais especializados, como jornais, revistas, portais de notícias e redes sociais. E suas principais ferramentas são os releases; sugestões de pautas; follow-up com a imprensa; cobertura de eventos, entre outros.
Enquanto isso, os profissionais de Inbound atuam na criação e divulgação de conteúdos que tenham potencial de atrair pessoas de interesse na empresa, as Personas, e em suas soluções.
E como casar esses dois universos?
Para começar, é preciso mesclar o que eles têm em comum, o conteúdo. É preciso que ambos estejam alinhados buscando atingir o mesmo público, falem da marca na mesma língua e estejam adequados ao Funil do Marketing. Isto é, desenvolvam conteúdos de Topo, Meio e Fundo de Funil.
Fundamental para o trabalho de Inbound, a criação e alimentação de um Blog é também indispensável para a Assessoria de Imprensa. É por meio desse canal que podemos aumentar o alcance orgânico da marca nos mecanismos de busca, especialmente com o uso de técnicas de SEO, palavras-chave ligadas ao negócio e Link Building.
O mais importante é entender que ambas estratégias buscam aumentar a visibilidade e autoridade das marcas.
Enquanto o Inbound atua exclusivamente no ambiente digital, a assessoria de imprensa pode extrapolar esse universo, conquistando espaço também em meios de comunicação tradicionais, como jornais impresso, revistas, rádio e televisão.
Entendi. Mas como posso aplicar essas estratégias?
A primeira delas que gostaria de destacar é o Link Building. Essa é uma das principais formas de o trabalho de assessoria potencializar as técnicas de Inbound Marketing.
E como isso funciona? Principalmente, com a inserção de links do Blog nos releases, matérias e todo os materiais publicados e/ou divulgados pela assessoria.
Outro motivo para casar os dois é a SERP Domination (Search Engine Results Page). O que isso significa? Dominar a SERP! Isso mesmo, conquistar todos os resultados da busca referentes à marca.
E as conversões? É possível gerar por meio da Assessoria de Imprensa?
Sim, claro. Uma dica é divulgar uma Landing Page para um Material Rico em conteúdos e/ou releases, especialmente se forem publicados em portais especializados.
Ficou alguma dúvida? Não deixe para depois e comente aí embaixo! Quem sabe posso ajudar você.
*Artigo produzido em co-autoria com Flávia Umpierre