Os fluxos de nutrição são indispensáveis para construir um relacionamento com seu público e conquistar resultados. Afinal de contas, de que adianta ter milhares de leads em sua ferramenta de email marketing se você não se comunica com eles?!
Mas como saber se o fluxo de nutrição está fazendo com que os leads interajam com as mensagens e cumpram o objetivo da sua estratégia de marketing digital? A resposta é simples: medindo determinadas etapas desse processo!
E é sobre isso que se trata esse artigo! Veja como medir os resultados de um fluxo de nutrição e engaje seus leads rumo a conversão final! Boa leitura!
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que é um fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails enviadas para o público que já demonstrou interesse em algum material que você produziu e tem como função fazer com que seu lead receba determinadas informações para que ele atinja um objetivo final, que pode ser uma compra, uma solicitação de contato ou orçamento, entre outros.
Essas informações, que na verdade são e-mails personalizados e enviados para um segmento específico, servem para criar e estreitar o relacionamento com o seu lead.
Também conhecido como régua de relacionamento, o fluxo de nutrição apresenta diversos benefícios:
- Otimiza a entrega da mensagem certa para as pessoas certas;
Otimiza o seu tempo; - Educa os seus leads de forma mais natural;
- Ajuda a equipe de vendas no momento da negociação;
- Melhora a conversão.
Como medir os resultados de um fluxo de nutrição
Como tudo o que é feito no Marketing Digital, é preciso medir os resultados para saber se a sua ação está dando certo ou não. E claro que não seria diferente com o fluxo de nutrição.
É através de medição dos resultados de um fluxo de nutrição que você irá saber se os seus emails são eficientes ou não, e qual impacto eles têm causado em sua empresa.
Os principais indicadores de um fluxo de nutrição são:
Taxa de abertura
De que adianta produzir um fluxo de nutrição se os seus leads não abrem os seus emails?
A taxa de abertura está relacionada a qualidade do assunto do seu email e também ao número de pessoas que tiveram contato com a sua mensagem.
A métrica é calculada da seguinte forma:
- Número de pessoas que receberam o email / Número de pessoas que abriram o email.
É considerada uma boa taxa de abertura com o mínimo de 6%. Menos que isso é hora de ligar o alerta e realizar melhorias no assunto do seu email.
Taxa de cliques
A taxa de cliques mostra quantas pessoas clicaram em um dos links contidos na mensagem que você enviou. Essa taxa está relacionada a qualidade do seu CTA (call-to-action).
Se o seu lead não clicar no seu CTA, o seu fluxo não irá cumprir o seu papel. Por isso, tenha muita atenção nesse ponto do seu copy. Se você quer saber como criar um CTA de impacto, é só clicar aqui!
A taxa de cliques é calculada da seguinte forma:
- Número de pessoas que clicaram no seu email x 100 / Número de pessoas que receberam o seu email.
Em geral, uma taxa de cliques aceitável fica entre 3% e 5%. Abaixo desses números é hora de testar novos tipos de CTA.
Taxa de conversão
Atenção: essa é a métrica mais importante de um fluxo de nutrição!
A conversão mostra quantos usuários clicaram em determinado link e cumpriram o objetivo do fluxo de nutrição, que pode ser: solicitar um orçamento, comprar um produto, preencher um formulário.
A taxa de conversão significa o quão eficiente é o seu fluxo e é calculada da seguinte forma:
- Número de pessoas que realizaram a conversão x 100 / Número de pessoas que completaram o fluxo.
Taxa de descadastro
Por último e não menos importante, temos a taxa de descadastro. Quando alta, essa métrica mostra que seu fluxo foi ineficiente e não despertou o interesse dos seus leads.
Mais que desinteresse, a taxa de descadastro significa que, em algum momento, os seus emails incomodaram os seus leads, que acabaram solicitando a retirada de seus contatos de sua base.
A métrica é calculada da seguinte forma:
- Número de pessoas que se descadastraram x 100 / Número de pessoas que receberam o seu email
É importante que você analise o seu fluxo de forma completa e verifique em qual email ocorreu o pico de descadastro. Revise todo o copy e tente entender o que desagradou os seus leads.
Conclusão
A criação e o gerenciamento de um fluxo de nutrição não é uma tarefa fácil e exige um acompanhamento contínuo. Sempre que for calcular as métricas, relembre qual seu objetivo final com esse fluxo. Dessa forma, você saberá quais pontos dos seus emails você precisa revisar, retirar ou otimizar.
Quer mais dicas sobre fluxo de nutrição? Confira os links abaixo: