Qual a melhor forma de aprender Marketing Digital?

Aprender Marketing Digital passou a ser quase um pré-requisito. Seja você um pequeno empreendedor, um estudante ou profissional da área de Marketing. Mas também pode ser incrivelmente desafiador.

Seja pelo ritmo acelerado do surgimento de novas tecnologias, mudanças frequentes dos algoritmos de redes sociais e ferramentas de pesquisa, necessidade de compreender aspectos técnicos de diversos canais de aquisição, ou simplesmente pela dificuldade em filtrar o que é um conteúdo atualizado e de qualidade…

Mas não se preocupe! 

Nós da Conexorama somos referência no universo do Marketing Digital, sendo uma das mais tradicionais agências de Inbound Marketing. Então sabemos bem como é lidar com esses desafios. E estou aqui para compartilhar algumas dicas de como você pode aprender Marketing Digital.

Vamos lá?

4 dicas para superar os principais desafios em aprender Marketing Digital

Já que citei vários desafios na introdução deste conteúdo, faço questão de compartilhar algumas dicas valiosas que vão te ajudar a contrapor esses desafios.

São dicas simples, mas extremamente efetivas. Olha só:

1) Foque na qualidade da informação, não na quantidade

Eu sei, quando estamos empolgados buscando aprender algo – e especialmente se existe muito conteúdo sobre o tema – entramos naquele modo obsessivo de tentar consumir todo conteúdo do mundo.

Mas, calma!

Em vez de tentar absorver todas as informações disponíveis, concentre-se em encontrar algumas fontes confiáveis e de alta qualidade.

Pode ser difícil identificar o que significa “confiável e de alta qualidade”, principalmente se você ainda não está muito familiarizado com o tema. Por isso, considere buscar indicações de profissionais da área, que já conhecem melhor os temas e saberão te apontar na direção correta.

2) Verifique a reputação e o histórico das fontes

Essa dica vale especialmente se você está buscando por dados de referência, como benchmarkings, ou mesmo se está em algum conteúdo que promete oferecer a “fórmula secreta” de algo.

Procure por avaliações ou recomendações para se certificar que aquela empresa ou profissional realmente tem autoridade no assunto. 

Neste ponto também vale considerar a dica de dar preferência a empresas já estabelecidas e reconhecidas no mercado. Apesar de existirem exceções, esse é geralmente um ótimo indicativo da qualidade do conteúdo.

3) Certifique-se de que o conteúdo é atual

Quando estamos falando sobre Marketing (e particularmente sobre Marketing Digital), os conteúdos podem ficar datados muito rapidamente.

Por isso considere sempre quando o conteúdo foi publicado ou atualizado pela última vez.

Isso é especialmente importante para conteúdos sobre tendências, ou indicando as melhores práticas para determinado canal ou estratégia. O que funcionava nas redes sociais 2 anos atrás, já não é o que funciona agora, por exemplo.

Fique atento!

4) Participe de comunidades e fóruns

Não adianta. Não importa quanto conteúdo sobre Marketing você consuma, a vivência conta muito para o aprendizado. Por isso, trabalhar seu networking é fundamental.

Junte-se a grupos e fóruns online que reúnem profissionais da área, esteja atento às discussões e participe sempre que possível.

Existem diversas comunidades no LinkedIn, WhatsApp, Telegram ou Discord, por exemplo. E nelas você poderá ver um pouco mais sobre o dia a dia de profissionais de Marketing de áreas diferentes da sua, permitindo que você enriqueça seu repertório por tabela.

Mas por onde começar a aprender Marketing Digital?

Não importa se você é um profissional experiente em busca de atualização ou um iniciante que deseja ingressar no mundo do marketing, o Marketing Digital exige aprendizado constante.

E não se preocupe se você é do tipo que não gosta de cursos online, ou que prefere aprender na prática. Vou te mostrar abaixo algumas formas que recomendamos (e utilizamos nos treinamentos do nosso time!) e tenho certeza que alguma delas encaixa no seu perfil e necessidades.

Redes sociais

Não importa qual seu formato preferido, tem muito conteúdo sobre Marketing Digital no Instagram, Twitter, Tik Tok ou YouTube.

Nessa miríade de conteúdos, tem muita coisa boa, mas também muitos “gurus” prometendo soluções milagrosas para sua estratégia.

Avalie bem quem seguir, e fique atento às indicações daqueles profissionais e empresas que são referência no mercado. Afinal, eles dificilmente irão indicar um conteúdo que não consideram ser de qualidade.

A velocidade das redes sociais permite que você receba dicas rápidas de tendências no momento em que elas estão surgindo, então fique ligado! 

eBooks, webinars e outros materiais ricos

Lançar Materiais Ricos faz parte da estratégia de qualquer empresa que desenvolve uma estratégia de aquisição de Leads – da nossa, inclusive.

Esses materiais são uma ótima ferramenta para começar a dar mergulhos mais profundos no Marketing Digital, e também servem como material de consulta para revisitar algum ponto e conferir dicas específicas. 

A maior parte desses materiais é distribuído de forma gratuita após o preenchimento de um formulário, e o cuidado necessário aqui é o mesmo que em qualquer forma de aprendizado: fique atento à reputação e autoridade da empresa ou profissional que está divulgando esse conteúdo.

Portanto, pesquise bem e certifique-se de que está aprendendo com fontes confiáveis.

Livros (mas não sobre Marketing Digital!)

É isso mesmo.

Livros podem ajudar (e muito!) na sua jornada de aprendizagem sobre Marketing Digital. E existem bons livros sobre Marketing Digital. Mas, considerando a velocidade de evolução da área, é comum que os livros fiquem desatualizados rapidamente.

Por isso, gostamos de indicar que você use os livros para aprimorar as habilidades complementares que o Marketing exige, como copywriting, persuasão, processos de vendas, psicologia do consumidor, etc.

Cursos de Marketing Digital

Se você busca um aprendizado mais estruturado, sem ter que construir sua própria trilha de aprendizado, os cursos frequentemente serão a melhor escolha, afinal, eles oferecem um conteúdo organizado, direcionado e com uma sequência lógica, o que elimina aquele desespero de descobrir sozinho qual é o próximo passo. 

Se você ainda está dando os primeiros passos no aprendizado, vai encontrar muitos cursos gratuitos – como é o caso da Formação em Inbound Marketing, por exemplo.

Mas, uma vez que você já construiu certa experiência e está precisando de especialização e aprofundamento, precisará considerar realmente investir em um curso. Aqui, é ainda mais importante considerar a autoridade de quem oferece esse curso (afinal, você não vai querer desperdiçar seu dinheiro, né?).

Esses investimentos começam a ser mais necessários nos casos de cursos sobre ferramentas, como este curso de RD Station, por exemplo. A parte boa é que cursos sobre ferramentas costumam trazer um aspecto prático intensivo. Isso facilitará que você consiga aplicar esse conhecimento adquirido!

Para encerrar este artigo, volto a afirmar: aprender Marketing Digital pode ser um baita desafio, mas com os aliados certos, você estará no caminho para se tornar um especialista na área.

Agora que você conhece as melhores formas de aprender Marketing Digital, considere incluir aquelas que melhor se adequam ao seu perfil de aprendizado e objetivos – e não deixe de experimentar novas formas.

E se você chegou até aqui, aproveite a caixa de comentários para me contar qual a melhor forma de aprendizado para você, e o que achou deste conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x