Identifique suas páginas mais acessadas e vá além!

Não importa se você administra um site pequeno com apenas algumas páginas ou pratica Marketing de Conteúdo há anos e tem centenas de publicações, é importante entender como as pessoas interagem com seu site.

Para isso, uma informação básica é entender quais suas páginas mais acessadas, ou seja, as que recebem mais atenção.

Felizmente, essa é uma informação bastante simples de encontrar.

Quando olhamos um gráfico de visitantes de um site estamos em um nível superficial de avaliação, acompanhando o resultado do conjunto de forma quantitativa.

Contudo, detalhar na avaliação dos dados, entendendo de onde vêm os melhores (e os piores) resultados, faz parte da rotina de um bom profissional de Marketing Digital e permite entender mais sobre a qualidade dos acessos.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar como identificar os conteúdos mais acessados do seu site e de seus concorrentes e, principalmente, o que fazer com essas informações. Continue comigo!

A importância de avaliar as páginas mais acessadas

Na correria do profissional de Marketing Digital, que costuma assumir diversas frentes ao mesmo tempo, é comum não “sobrar tempo” para fazer uma avaliação criteriosa dos dados.

Contudo, reservar um tempo para análise é parte fundamental para construir estratégias bem sucedidas.

Uma situação também comum é de precisar escolher quais métricas acompanhar e dar prioridade às métricas de vendas, negligenciando métricas de “início de funil”, como volume de visitantes e páginas mais acessadas.

Entretanto, entender em quais páginas se concentra a maior parte do tráfego do seu site permite que você entenda que tipo de conteúdo está atraindo visitantes, avalie se esse público está alinhado com suas Personas, e até mesmo identificar lacunas em seu planejamento de conteúdo.

Se avaliarmos, além disso, o canal de onde vêm esses acessos, é possível entender se alguma página indexou melhor (busca orgânica), se está ganhando links de outros sites (referência), se teve um engajamento em redes sociais (social), ou mesmo se a linkagem interna está fazendo efeito no acesso daquela url (referência do seu site).

Mas como saber quais páginas são mais ou menos acessadas?

Para iniciar, precisamos usar ferramentas para extrair corretamente os dados.

Como identificar as páginas mais acessadas de um site?

Se você já está habituado à rotina de identificar e avaliar as páginas mais acessadas do seu site e de outros, recomendo que você para o próximo item do nosso texto.

Contudo, precisamos passar pela forma de verificar, pois, ainda que seja “básico”, observamos que existem muitas dúvidas sobre essa atividade rotineira do Marketing Digital.

Por isso, vamos explicar aqui separando entre como verificar as páginas do meu site e como verificar as de outros sites.

1. Identificando suas páginas mais acessadas com o Google Analytics Universal (GA-U)

O passo preliminar aqui é ter o Google Analytics instalado em seu site. Será com base nele que vamos avaliar diversos dados, entre eles as páginas mais acessadas.

O relatório das páginas mais acessadas no Google Analytics Universal (GA-U) é um relatório nativo, que pode ser encontrado em Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas.

Captura de tela Google Analytics Paginas mais acessadas

Acima do gráfico, você poderá selecionar o período que deseja analisar, e comparar períodos.

Abaixo do gráfico, é possível ver o detalhamento da listagem de páginas e os dados de cada uma delas.

Você também pode vincular a dimensão secundária de Aquisição > Grupo de canais padrão para ter um detalhamento extra e verificar qual combinação página+canal é responsável por aquela parcela de acessos:

Captura de tela Google Analytics Canais Paginas mais acessadas

2. Identificando suas páginas mais acessadas com o Google Analytics 4 (GA4)

No Google Analytics 4, por sua vez, o caminho é um pouco diferente.

Novamente, você precisará ter o GA4 configurado e vinculado ao seu site. Mas, uma vez que isso está feito, é só acessar o relatório “Páginas e telas”, em Relatórios > Ciclo de Vida > Engajamento > Páginas e telas.

Captura de tela GA4 Paginas mais acessadas

3. Identificando suas páginas mais acessadas com o RD Station Marketing

Se você utiliza o RD Station para centralizar sua operação de Marketing, essa informação (que vem da interligação com o Google Analytics) pode ser acompanhada pela própria ferramenta de automação de Marketing, em “Analisar > Páginas mais acessadas”.

Captura de tela RD Paginas mais acessadas

4. Identificando as páginas mais acessadas de qualquer site

Do mesmo modo que é importante saber as páginas mais acessadas do seu próprio site, é interessante acompanhar os conteúdos mais acessados de seus concorrentes, ou mesmo de um possível parceiro.

Para essas análises, você pode usar o Semrush, mesmo com uma conta gratuita.

Nele é possível ter informações sobre a estimativa de acessos de um site e entender a proporção de acessos que cada uma das páginas recebe quando comparada aos acessos totais do domínio.

A verificação é bem simples, é só digitar no campo de pesquisa a URL e clicar em procurar. Isso dará a visão geral do domínio.

Captura de tela Semrush Visão Geral Paginas mais acessadas

Para verificar as páginas mais acessadas do domínio na versão gratuita da plataforma, acesse o relatório Pesquisa Orgânica, e então a opção Páginas:

Captura de tela Semrush Paginas mais acessadas

Esse relatório não envolve as aquisições de visitantes através de outros canais, mas te dará uma ótima noção de quais são as principais páginas desse domínio, e aquelas responsáveis por atrair visitantes através das páginas de busca.

6 ações para suas páginas mais acessadas

Agora que você sabe exatamente quais suas páginas têm mais audiência, é hora de trabalhar essas “vitrines” para potencializar seus resultados.

Aqui estão algumas dicas de ações que podem ajudar a aproveitar melhor suas páginas mais acessadas:

1. Adicione CTAs e formulários para indicar o próximo passo

O que acontece quando as pessoas chegam a essas páginas?

Se a maioria deles sair novamente sem visitar outras páginas do seu site, sem se tornarem Leads em um ponto de conversão, ou sem realizar qualquer ação que você gostaria que eles fizessem, você está perdendo oportunidades.

Avalie o conteúdo da página e em que momento da Jornada de Compra está a pessoa consumindo aquele conteúdo para determinar qual deveria ser o próximo passo.

Feito isso, crie uma chamada à ação que oriente esses visitantes ou adicione formulários com ofertas relacionadas, facilitando uma conversão.

2. Adicione links internos relevantes para outras páginas do seu site

Os links internos incentivam seus visitantes a conferir outras páginas do seu site e contribuem para melhorar a força das páginas para as quais você vincula, uma vez que são boas práticas de SEO.

Certifique-se de que os links incluídos se encaixem naturalmente na página e não tente forçar um link que não faça sentido.

Além disso, não esqueça de escolher um texto âncora estratégico para fortalecer ainda mais seu SEO. É um pequeno passo que você pode dar para “transferir” parte da autoridade (link juice) de suas páginas mais acessadas a outras páginas.

3. Analise o que atrai tantos visitantes nessas páginas

Há algum motivo pelo qual suas páginas mais populares estão superando as outras. Tente descobrir qual é esse motivo.

Comece buscando entender qual foi o canal de aquisição que trouxe esses visitantes.

Se muito desse tráfego está vindo por meio de pesquisa orgânica, seu SEO está funcionando para você.

Nesse caso, procure entender se esse tráfego está muito direcionado a poucas páginas e busque trabalhar suas linkagens internas e outras otimizações de SEO para fortalecer outros conteúdos a conquistar melhores posicionamentos.

Se vier de links de referência em mídias sociais ou outras páginas, isso lhe diz algo sobre a percepção do mercado sobre você e mostra que está tudo dando certo com sua construção de autoridade digital!

Procure por coisas que suas páginas mais populares têm em comum. Se a maioria das principais páginas são postagens de blog de formato longo, com mais de 1.500 palavras e estão superando com folga suas postagens de 500 palavras, você sabe que o foco no formato longo é uma boa estratégia.

Talvez suas páginas populares sejam formatadas de maneira diferente das outras, ou talvez elas foquem em tópicos nos quais seu público está especialmente interessado.

4. Revisite as páginas de baixo tráfego para implementar melhorias

Ao mesmo tempo que você deve pensar em otimizações para saber como aproveitar ainda mais suas páginas mais acessadas (como a inclusão de formulários ou CTAs), é necessário olhar para suas páginas de menor tráfego.

Escolha aquelas que são mais importantes para sua estratégia e use os insights que você obteve ao analisar suas páginas mais bem sucedidas para fortalecer esses conteúdos.

5. Incorpore seus insights em seu plano para páginas futuras

Além de melhorar suas páginas atuais, use esses insights para ajudá-lo a planejar seu conteúdo futuro.

Então, se você identificou que suas páginas mais acessadas estão vinculadas a um tema específico, que tal explorar mais conteúdos sobre o mesmo tema, ou assuntos relacionados?

Se você identificou que os conteúdos mais acessados possuem um tipo de estrutura específico, como passo a passo, ou listas, pense em incluir mais conteúdos desse tipo em seus planejamentos.

6. Faça testes para confirmar seus insights

É possível tirar as suposições erradas de uma análise.

Para evitar se comprometer a longo prazo com uma estratégia baseada em uma suposição equivocada sobre por que seu conteúdo popular está funcionando, faça alguns testes.

Centralize seus testes em torno do que você acredita ser o principal fator de sucesso de seus conteúdos. Por exemplo, o tema geral.

Nesse caso, vale criar conteúdos satélites variados, com palavras-chave com volumes de pesquisa mensal parecidos. Em um deles, ofereça CTAs, no outro, inclua formulários. Avalie qual deles converte mais.

Ou, teste a inclusão de vídeos, por exemplo, e avalie se o tempo na página aumentou.

Aplicar testes permite que você faça uma comparação no desempenho deles, ajudando a confirmar ou derrubar suas suposições e te dando informações mais concretas para replicar em suas próximas publicações.

Suas análises têm muito a dizer sobre o que os visitantes do seu site gostam. Mas, para fazer uso dessas informações, é preciso ter o hábito de prestar atenção nas métricas que importam e criar um plano de ação para transformar esses insights em melhorias.

Em suma, avaliar e anotar quais ações implementar precisa fazer parte das atividades rotineiras para um Marketing que gera resultados.

O que você costuma analisar nas suas páginas? Já notou algum padrão em suas páginas de maior sucesso? Comente aqui embaixo e aproveite para dizer se gostou deste artigo!

// Aprenda como fazer um Planejamento de Estratégico de Conteúdo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x