Fazendo o Google Ads otimizar os lances de leilão para você em 3 passos

Uma rotina comum para quem faz campanhas no Google Ads é a otimização de lances de leilão. A ideia clássica é ir ajustando o lance para conseguir fazer render o máximo de resultado com o orçamento disponível.

Independente do que se quer atingir, na maioria das vezes essa rotina, dependendo da complexidade da conta, pode tomar muito tempo. Se tornando desnecessário em alguns casos.

Quando se trabalha com campanhas de captação de Leads, vamos partir do princípio que só temos três pesos para dar ao resultado; topo, meio e fundo de funil, sendo desnecessário fazer otimizações de lances com qualquer outro tipo de discriminação. Uma estrutura e conceito simples de trabalhar.

Não só isso, o nosso querido Google vem trabalhando há muito tempo na vanguarda do desenvolvimento de algoritmos e IAs que automatizam as tarefas em seus produtos.

O Google Ads já tem isso disponível na estratégia de lances de campanhas, sendo possível automatizar lances de leilão em apenas poucos passos.

No artigo de hoje, vamos mostrar essa etapas descritas, já considerando que a campanha já está configurada com grupos de palavras-chave e anúncios bem organizados e o rastreamento de conversões também já está instalado.

Passo 1: Use a estratégia de lances – Maximizar Cliques

Parece coisa de iniciante, mas o objetivo dessa etapa é saber o máximo que se consegue de cliques com o orçamento diário disponível. Segmente o máximo que puder os grupos de anúncios e crie variações.

Em apenas uma semana, o algoritmo do Ads vai encontrar o ponto de equilíbrio entre o lance de cada palavra-chave. Após esse período, deixe acumular conversões para o próximo passo.

Passo 2: Mude para a estratégia CPA Desejado

Sua campanha rodou bastante e você conseguiu um bom volume de conversões (cerca de 15 já está bom). Temos agora um grupo de controle para o uso de estratégia automática CPA (Custo por Aquisição) desejado. Configuração em que o lance de CPC (Custo por Clique)  das palavras-chave de um grupo de anúncios é automaticamente balanceado por quanto se deseja pagar por cada aquisição ou conversão.

O objetivo aqui é fazer pequenos ajustes até encontrar o equilíbrio entre os grupos de anúncio e conseguir o máximo de conversões com o teto diário. Essa etapa é importante para qualificar melhor o seu grupo de controle de conversões.

Passo 3: Mude para a estratégia Maximizar Conversões

Se você conseguiu acumular um grupo de controle bastante consistente para trabalhar, digamos umas 50-100 conversões em uma campanha, está na hora de dar aquele passinho a frente e deixar o Ads cuidar de tudo para você.

A partir desse ponto, com a estratégia “Maximizar Conversões”, rotação de anúncios, ajustes de lances em palavras-chave, posição média e etc será automaticamente ajustado para justamente isso, maximizar as conversões com base nos dados acumulados nas etapas anteriores.

Bônus: Continue otimizando seu Google Ads

Agora que não precisa se preocupar com outros ajustes de lance, você pode se dedicar à novas atividades que hão de fazer a sua campanha render mais.

Criar novas variações de anúncios é uma delas. Adicionar novas palavras-chave e ideias, também será bem vindo. A negativação de palavras-chave nunca deverá deixar de ser feita.

Enfim, mesmo com a sofisticação de algoritmos e IAs entrando no mercado, ainda há espaço para a criatividade e intuição humana.

E você, como está otimizando suas campanhas no Google Ads? Deixe um comentário!


Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x