O Closed Loop Report é uma das ferramentas mais poderosas que profissionais de Marketing Digital têm à disposição.
Em sua essência, esses relatórios “fecham o ciclo” entre os dados que o marketing está coletando – geralmente em um sistema de automação de marketing – e os dados que a equipe de vendas está coletando, geralmente vistos em um CRM.
Isso permite que os profissionais de marketing tomem decisões sobre ações que ocorrem mais abaixo no funil, o que impulsiona um maior ROI para o negócio.
Quer entender mais sobre o Closed Loop Report e como ele pode ajudar a atrair mais Leads de alta qualidade? Vem comigo!
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que é Closed Loop Report?
O Closed Loop Report (ou relatório de circuito fechado) permite identificar as técnicas de geração de Leads que geram mais ou menos receita.
É o processo que conecta seus visitantes, dados de conversão e receita para calcular o retorno exato do investimento de seus canais de marketing.
“Fechar o ciclo” refere-se a conectar marketing com vendas para que a receita seja definitiva e automaticamente correspondida à atividade de marketing para medir e otimizar para obter melhores resultados.
Normalmente, isso envolve conectar seu software de análise de marketing ao software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) .
Com relatórios de circuito fechado, os profissionais de marketing podem planejar de forma mais estratégica para o futuro, concentrando-se em suas melhores fontes de Leads – aquelas com a melhor taxa de conversão em cliente.
Etapas do Closed Loop Report
Por que o Closed Loop Report é importante?
O Relatório de Circuito Fechado é uma das ferramentas mais poderosas que os profissionais de Inbound Marketing podem utilizar.
De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, apenas 21% dos profissionais de marketing B2B são bem-sucedidos em rastrear o ROI.
O Closed Loop Report, entra em jogo para tentar resolver esse problema, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem e relatem sua contribuição para o pipeline de vendas, em vez de apenas gerar Leads no topo do Funil.
Além disso, os setores marketing e vendas estão em constantes mudanças. Então, ser capaz de implementar uma estratégia coesa de relatórios de circuito fechado permite que cada setor entenda como essas mudanças afetam os processos da outra e a totalidade da experiência do comprador.
Isso faz do Closed Loop Report uma ferramenta fundamental de Vendarketing, integrando as equipes de marketing e vendas e permitindo que você analise dados de alto nível.
Podemos então resumir sua função na reunião e consolidação de dados de Marketing e Vendas, destacando diferentes aspectos de seu Funil de Marketing e Vendas. Mas o que isso significa, na prática?
Destaco abaixo os dois maiores benefícios dessa adoção:
1. Levar a uma melhor tomada de decisão
Quando se trata de tomada de decisão, os dados de um relatório de circuito fechado podem ajudá-lo a fazer escolhas melhores.
Você pode ver quais campanhas e canais geram mais receita em suas ferramentas de relatórios e otimizar de acordo, estruturando sua estratégia de Bullseye.
Vou dar um exemplo bem simples:
Se você usa apenas o Google Analytics para guiar suas estratégias, você estará fazendo otimizações com base na quantidade de visitantes e Leads, certo?
Digamos então que o canal das Redes Sociais é o maior responsável pela sua maior taxa de conversão de visitantes em Leads e que você tem mais verba para o Marketing nesse mês.
De acordo com os dados do Google Analytics, o melhor caminho seria direcionar boa parte dessa verba extra para as redes sociais, certo?
Mas, se você estiver olhando para um Closed Loop Report, você poderá ver que as redes sociais, apesar de renderem um bom volume de Leads, ficam para trás na qualificação dos Leads – nesse quesito, a busca paga tem resultados muito melhores.
Percebe como olhar para os dados consolidados, tendo em vista todo o Funil de Vendas, pode ajudar você a tomar decisões mais assertivas?
2. Comprovar o impacto do marketing no crescimento dos negócios
Além de ajudar na tomada de decisão, esse olhar 360º para os dados ajuda a trackear o ROI das suas ações.
Trazendo uma camada extra de dados (vindos do CRM) apresentados pelas ferramentas de Marketing, é possível analisar o ROI de suas estratégias de Marketing de forma muito mais precisa.
Além disso, alguns outros benefícios que as decisões tomadas com base no Closed Loop Report trazem são:
- Maiores taxas de conversão
- Custos de marketing mais baixos
- Melhor experiência do cliente
- Melhores práticas de gerenciamento de leads
- Análise de ROI aprimorada
Como implementar o Closed Loop Report
O processo de análises e relatórios já deve fazer parte da sua rotina de Inbound Marketing – afinal, é um dos pilares do Inbound.
Mas, para evoluir sua forma de coletar e analisar dados, considere seguir as dicas a seguir:
1. Concentre-se no primeiro toque
Com os relatórios de circuito fechado, você pode identificar quais fontes trazem Leads de maior qualidade e, em seguida, focar nesses canais e se envolver com esses Leads para que avancem na Jornada de Compra e no Funil de Vendas.
Usar esse ponto de vista sobre quais os canais estão atraindo os melhores Leads é o que chamamos de modelo de atribuição de primeiro toque, em que atribuímos o ROI ao canal que “abriu” o Lead.
Essa ótica pode não ser a ideal, uma vez que não dá os devidos créditos aos canais que trabalham no amadurecimento desse Lead, mas é uma boa forma de começar.
2. Analise os dados e planeje com base neles
Para aqueles que estão familiarizados com o RD Station Marketing, o relatório da Análise de Canais pode ser usado para começar a experimentar com o Closed Loop Report:
Por exemplo, olhando para o gráfico acima, podemos ver que a Busca Orgânica é o canal de melhor desempenho em atração de visitantes.
Dessa forma, se meu objetivo é atrair mais visitantes, posso planejar ações que me permitam intensificar ainda mais os resultados obtidos pelo canal orgânico.
Como você pode ver, uma das melhores coisas sobre relatórios de circuito fechado é que eles eliminam as suposições no planejamento de novas ações de Marketing.
Além disso, você poderá analisar as taxas de conversão passadas, identificando os padrões e permitindo que você faça projeções para o futuro.
3. Entenda seu público
Os dados fornecidos pelo Relatório de Circuito Fechado não se concentram apenas nos dados sobre suas ações de Marketing.
Com o Closed Loop Report, é possível obter informações sobre as ações e comportamentos de seu público, mostrando exatamente como eles estão interagindo com seu conteúdo e quais assuntos estão gerando melhores resultados.
Uma grande parte do marketing de entrada é entender suas Personas. Antes de desenvolver qualquer estratégia de Inbound, sempre fazemos questão de identificar quem é o nosso público-alvo, quais são suas dores e como podemos resolver esses problemas.
Acontece que com o passar do tempo, nossas Personas podem mudar. As mudanças no seu setor e no seu produto causam isso.
E a maior parte das empresas raramente revisa suas Personas – o que pode ser uma grande oportunidade desperdiçada.
Felizmente, o relatório de circuito fechado pode nos dar uma visão dessas mudanças.
4. Identifique seus objetivos
Já mencionei isso, mas a definição de Marketing e Vendas objetivos é uma etapa fundamental do processo.
Sem metas, como você vai medir o sucesso? Com os dados de circuito fechado você poderá definir suas metas de forma mais assertiva, e fazendo a reengenharia do processo (de quantos Leads você precisa para fechar uma venda?).
Observando de perto esses números, é possível entender o que está funcionando e o que não está.
Ao aproveitar os dados do Closed Loop Report você poderá identificar quais canais estão gerando os resultados que você espera e, com isso, entender em quais você deve investir para atingir suas metas de crescimento.
Se você conseguir entender quais canais estão gerando mais Leads e receita para sua empresa, poderá parar de desperdiçar seu dinheiro com táticas de ROI inferior.
Elimine os elos fracos e comece a se concentrar no desenvolvimento de conteúdo nos canais que continuarão ajudando você a ter sucesso.
Agora que você já sabe mais sobre os relatórios de Closed Loop, que tal comentar aqui o que achou do artigo? Aproveite também para compartilhar esse post no seu LinkedIn!