Se você trabalha com marketing digital, certamente busca escrever conteúdos que realmente geram impacto, inspiram pessoas e – por que não? – mudam vidas. Esses são os famosos conteúdos épicos, que têm o poder de gerar engajamento de um grande número de pessoas e trazer autoridade à sua marca.
Apesar da motivação ser grande, muitas vezes esses planos ficam pra trás devido a quantidade de demandas que você precisa atender durante a sua jornada de trabalho. E, quando você se dá conta, está fazendo aquele feijão-com-arroz que muito pouco impacta a vida das pessoas que leem o seu material.
No marketing digital, muito se ouve a respeito de conteúdos épicos. Mas, acredite ou não, não existe uma definição exata do que é um conteúdo épico.
E é por isso que no artigo de hoje, nós vamos explicar um pouco mais sobre o que define e também algumas dicas de como produzir seus próprios conteúdos épicos. Está preparado para começar a escrever conteúdo de qualidade e que realmente gera engajamento? Confira!
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que são conteúdos épicos?
Quando se trata de conteúdos épicos, não estamos falando apenas sobre a extensão do seu texto. Outros aspectos influenciam muito: a criatividade, a originalidade e, principalmente, a forma com que você apresenta esse conteúdo.
O conceito está diretamente relacionado a relevância do conteúdo. A ideia é produzir um conteúdo bem elaborado, que ofereça soluções para a necessidade da sua audiência. No entanto, apesar de não possuir regras pré-estabelecidas, pesquisas mostram que conteúdos épicos costumam possuir pelo menos 2 mil palavras.
Outro aspecto que diferencia de outros tipos de artigo, que explicaremos melhor abaixo, é a extensa pesquisa que um conteúdo épico requer. A abordagem é extremamente profunda e com argumentos consistentes. Ou seja, ainda que você conheça o assunto, você precisa deixar o mais completo possível e, para isso, será necessário se estudar o tema.
Entre os formatos mais comuns, estão:
- Infográficos
- Listas
- Artigos de “como fazer”.
- Passo a passo
No fim, é basicamente sobre escrever sobre um assunto de forma que as pessoas queiram ler e compartilhar. Parece simples, não? Mas, na prática, você percebe que não é bem assim.
Como criar conteúdos épicos?
Descubra um problema e solucione-o!
As pessoas normalmente procuram sobre um determinado assunto na internet porque elas têm dúvidas ou precisam resolver um problema. E você não vai querer decepcioná-las, vai?
https://giphy.com/gifs/lastweektonight-hbo-google-3oKIPmM4hkQIf4p5T2
Sendo assim, descubra quais são as principais dúvidas da sua audiência e se disponha a escrever sobre elas da forma mais completa possível.
Até porque, convenhamos, não tem nada mais irritante do que se deparar com conteúdos incompletos, que não solucionam por completo o seu problema. A ideia é que, ao entrar no seu artigo, o leitor não precise fazer nenhum outro tipo de pesquisa em nenhuma outra página da internet.
Ou seja: resolva os problemas dos seus leitores e eles vão agradecê-lo por isso!
Faça guias completos!
Você se lembra de quando começou a produzir conteúdos? Foi preciso aprender sobre diversos assuntos, dos mais técnicos aos mais abrangentes.
Aprender a publicar no wordpress, escolher palavras-chave, usar técnicas de SEO, planejar conteúdos relevantes para o seu público, entre outros. Tenho certeza de que você usou muitas horas dos seus dias fazendo pesquisas intermináveis e encontrando conteúdos alguns conteúdos bons e muitos ruins.
Agora pense comigo: não teria sido muito mais fácil se todos esses aprendizados estivessem compilados em um único guia?
É exatamente isso que um conteúdo épico pode – e deve! – fazer. Aqui na Conexorama, por exemplo, o CEO da agência, Jean Vidal, está criando o RD Station: Guia Definitivo do uso do software de automação de marketing e vendas. Neste material, ele passa por todas as features da ferramenta, ensinando e dando dicas de cada uma delas. É um material bastante extenso e que pode ser atualizado com o passar do tempo. Por isso, todas as semanas ele é complementado.
O fato é que, se você ensinar o caminho completo que as pessoas devem seguir quando elas estão tentando se aprofundar em uma determinada área de conhecimento, você criará um excelente conteúdo épico e ajudará, de verdade, o seu público.
Conte uma história aos leitores
Você sabia que o storytelling é uma das ferramentas mais importantes para quem produz conteúdo? É verdade! Capaz de engajar a sua audiência, uma história bem escrita faz com que os leitores se identifiquem e mantenham a atenção na mensagem que você quer passar.
Além disso, um bom storytelling incentiva as pessoas a difundir o conteúdo. Quem nunca compartilhou uma propaganda pelo simples fato de ter uma narrativa impactante sobre determinado assunto? Esse costuma ser o ponto em comum de todos os conteúdos virais que circulam pela internet.
Por isso, na hora de produzir o seu conteúdo épico, capriche na estrutura da narrativa que você contará!
Faça as pessoas esquecerem seus compromissos
Sabe quando você tem a consciência de que é hora de dormir ou de sair de casa para algum compromisso, mas você está tão concentrado em um texto que, quando percebe, já perdeu a hora?
Cada palavra que você escrever no seu conteúdo épico deve ter esse objetivo! Os leitores precisam se sentir motivados a ler seu conteúdo, seja pela boa narrativa, pelas informações contidas. Ou melhor, pelo conjunto de todos esses fatores.
O que você precisa é buscar no seu público aquela sensação de “Nossa! Que bom que eu encontrei esse material!”.
É um desafio e tanto, não é?
Bom, essas são algumas das principais dicas para produzir conteúdos épicos. A medida que publicá-los, você se tornará conhecido no seu nicho e, consequentemente, se tornará autoridade no assunto.
Invista em conteúdos de qualidade e prepare-se para que as pessoas comecem a procurar a sua marca!
E você, já produziu conteúdos épicos? Compartilhe conosco sua experiência!