A palavra mais popular de qualquer apresentação de resultados de marketing digital definitivamente é conversão.

Ela pode aparecer em diferentes contextos: conversão de Leads de uma Landing Page, conversão de vendas, conversão de cliques em um anúncio…

A verdade é que, quando falamos em conversão no Marketing, estamos falando do usuário realizando a ação que desejávamos que ele realizasse dentro de cada cenário.

E, sendo uma métrica tão flexível e popular, é natural que precisemos pensar na melhoria das taxas de conversão. Assim surgem as estratégias de CRO, “Otimização da Taxa de Conversão” (ou “Conversion Rate Optimization”).

Quer saber mais sobre a CRO, onde ela se encaixa dentro de ações de Marketing Digital e como começar a trabalhar ativamente na melhora das suas taxas de conversão? Continue com a gente por aqui!

O que é CRO (Conversion Rate Optimization)? 

Antes de mais nada, quero te fazer uma pergunta: você já foi realizar uma compra on-line e desistiu porque a página de cadastro era muito extensa ou exigia informações desnecessárias para a compra? Se sim, é possível que esse e-commerce esteja precisando passar por uma otimização de conversão.

CRO é como chamamos o esforço de estratégias que buscam a melhoria da taxa de conversão de determinada peça, seja ela uma página, email marketing, conteúdo, ou mesmo uma campanha de Ads.

Lembre-se: CRO = otimização da taxa de conversão.

Da mesma forma como o SEO tem como objetivo otimizar uma página, um conteúdo, para que tenha um desempenho melhor nos mecanismos de busca, o CRO tem como objetivo otimizar uma peça para que tenha um melhor desempenho de conversão.

Esse trabalho passa por ter um entendimento profundo do público e experiência do usuário, buscando entender como esse público navega em um determinado espaço, quais ações essa pessoa realiza e o que faz com que ele não complete a compra ou atinja o objetivo final. 

Vale ressaltar que a ação realizada pelo cliente pode variar desde completar uma compra, inscrever-se em uma newsletter e até baixar um eBook. 

A metodologia envolve a análise do comportamento dos usuários, identificação de barreiras e pontos de fuga, e implementação de mudanças que incentivem os visitantes à conversão. Isso pode incluir ajustes no design do site, copywriting, layout das páginas de destino e outras técnicas.

A importância do CRO no marketing

Levando em consideração a sua própria experiência, você já deve ter percebido quão importante é o CRO – e como você provavelmente faz CRO sem perceber, se está buscando melhorar seus resultados.

Mesmo assim, acho importante materializar dois motivos que tornam o CRO tão importante, e porque você deveria estar fazendo um esforço consciente de estudar e aprimorar suas estratégias de CRO:

Maximização de resultados 

O CRO permite que você preste mais atenção à qualidade, em vez de quantidade. 

Visitantes mais qualificados refletem num aumento da taxa de conversão, por exemplo.

Então, ao invés de concentrar esforços e recursos pensando apenas em atrair o maior número possível de visitantes para sua Landing Page, você poderá se dedicar em refinar o perfil que está atraindo. 

Esse aprimoramento passa também pela otimização de Landing Pages, personalização e experiência do usuário. Buscando aproveitar ao máximo o tráfego existente e, consequentemente, reduzindo seus custos de aquisição de clientes e aumentando seu ROI.

Melhora na experiência do usuário

Não importa quantas dicas e hacks de CRO você veja que funcionaram para a empresa X, Y ou Z. Você só vai entender que tipo de ajustes pode impactar a sua taxa de conversão quando conhecer profundamente seu público e se dedicar a prover a melhor experiência possível a eles.

Com esse objetivo em mente, você não apenas conseguirá melhores resultados com suas ações de Marketing, como também estará criando uma associação positiva sobre sua empresa na mente do seu público – o que nunca é uma coisa ruim, não é mesmo?

Onde você pode aplicar CRO no Marketing?

Apesar de ser um termo muito popular quando falamos do desenvolvimento de páginas de vendas e e-commerces, o CRO pode ir muito além disso.

Podemos pensar em otimização de conversão e praticamente todos os pontos de contato digitais entre uma marca e seus clientes, como por exemplo:

Sites e Landing Pages

Aqui, o foco é garantir que a experiência do usuário seja fluida e convincente, incentivando ações como compras, preenchimento de formulários ou cliques em links importantes. 

Elementos como layout, chamadas para ação (CTAs), velocidade de carregamento e design responsivo são frequentemente otimizados para melhorar as taxas de conversão. 

E-mail Marketing

Neste espaço, o CRO pode ser aplicado para aumentar as taxas de abertura, cliques e conversões finais.

Isso pode incluir a otimização de linhas de assunto, conteúdo do e-mail, design e timing dos envios. 

Testes A/B são particularmente úteis nesta área para determinar quais variações têm o melhor desempenho.

SEO e Conteúdo

Otimizar páginas de conteúdo para conversões, não apenas melhora a experiência do usuário, mas também aumenta a eficácia do conteúdo em gerar leads e vendas

Isso pode envolver a inclusão de CTAs estrategicamente posicionados, formulários integrados e otimização do copywriting.

Ads

Campanhas de anúncios pagos, como Google Ads ou redes sociais, também se beneficiam do CRO. Otimizar os elementos dos anúncios, como texto, imagens e landing pages vinculadas, pode aumentar significativamente a taxa de conversão, reduzindo o custo por aquisição e melhorando o ROI das campanhas pagas.

Ferramentas e métodos para CRO

Apesar de ser uma estratégia extremamente eficiente, algumas ferramentas e métodos se apresentam para auxiliar a entender o comportamento dos usuários e identificar áreas de melhoria e comparar diferentes versões de uma página ou elemento para ver qual desempenho é melhor. Dentre esse estão: 

  • Google Analytics; 
  • Microsoft Clarity; 
  • Testes A/B;
  • Personalização.

Explicar cada uma dessas ferramentas e métodos é um desafio por si só, tamanha a profundidade do assunto. Portanto, vamos encerrar este conteúdo por aqui. Mas espero seu comentário abaixo destacando qual você quer que seja o próximo tema relacionado a CRO que vamos trazer aqui para o blog.

E, agora que você entendeu que CRO é fundamental para toda estratégia de Marketing, não deixe de continuar buscando se aprimorar e, principalmente, concentrando seus esforços em otimizar suas taxas de conversão, sempre que precisar melhorar os seus resultados.

Na maior parte das vezes é mais eficiente melhorar a conversão do que buscar uma escalada “crua” de números.