Sempre que começamos um novo projeto de Inbound, temos como parte da rotina fazer uma revisão de elementos do site e blog, indicando mudanças simples que podemos fazer para otimizar o site para Inbound Marketing.
Durante essa revisão, é frequente fazermos a recomendação que vamos fazer para você neste artigo: a instalação de um plugin para gerenciar os comentários, o Plugin Disqus.
Neste artigo, vamos entrar em mais detalhes sobre a importância de um gerenciador de comentários em seu blog, como o Disqus funciona, quais suas principais vantagens e um passo a passo para instalar. Continue com a gente!
O que você vai encontrar nesse artigo:
A importância de gerenciar comentários
Se por um lado os comentários ajudam a melhorar a interação com o público e os números de tráfego no Google, por outro um spammer pode usar o seu site para conduzir o tráfego para o site dele.
Com as publicações rotineiras de conteúdos em seu blog, é provável que você atraia alguns comentários interessados em saber mais, elogiando seus conteúdos ou tirando algumas dúvidas.
Mas é provável também, especialmente se seu site tem uma autoridade de domínio alta, que também atraia muitos comentários SPAM.
Autoridade de domínio é uma nota que valia a relevância do seu site. Um site com DA alto, ao fazer uma linkagem para outro site, “transfere” um pouco dessa autoridade para o domínio indicado. Ou seja, é interessante para sites terem linkagens vindo de domínios com muita autoridade.
E quando o visitante deixa um comentário e, junto ao comentário, inclui um site, para os buscadores é como se você estivesse colocando esse link e atestando pela qualidade desse link.
Ou seja, ao indexar as páginas do seu site, o Google também leva em consideração os comentários. Assim, um site que está fazendo SPAM para conseguir mais linkagens pode prejudicar a reputação do seu site, já que é considerada uma forma de Black Hat.
Para contornar essa situação e garantir que apenas comentários relevantes sejam publicados em seu site, os plugins de gerenciamento de comentários foram criados.
Como o plugin Disqus funciona?
O Disqus centraliza todas as interações de visitantes no seu site em um único plugin. Essas interações podem ser:
- Comentários;
- Curtidas em comentários de usuários;
- Respostas a comentários.
Assim você pode controlar todas essas interações de maneira fácil e ágil, impedindo facilmente os ataques spammers.
A dinâmica é bastante simples: os comentários precisam ser aprovados por você antes de serem efetivamente publicados na página, e você pode optar por aprovar, excluir ou classificar como SPAM, além de poder responder os comentários por ali mesmo.
E, para ajudar, a ferramenta já faz uma filtragem automática, sinalizando os comentários que provavelmente serão considerados SPAM.
Aqui você pode estar se perguntando: “Eu gostaria de ter o Disqus no meu site, mas não o instalei ainda porque vou perder todos os meus comentários antigos.”
Não, não vai!
Até para isso o plugin tem solução, oferecendo a possibilidade de migrar todos os seus comentários antigos para a plataforma.
Conheça as vantagens do Disqus
Agora que falamos um tanto sobre a importância de usar um gerenciador de comentários como o Disqus, precisamos lhe mostrar o porquê. Então, reunimos aqui os 7 principais motivos que o destacam. Veja!
1. Anti-spam rigoroso
O sistema padrão de comentários do WordPress também possui a opção de filtrar usuários, IPs, termos específicos ou inserir usuários em uma lista de bloqueio, permitindo que você aja para bloquear comentários futuros.
No entanto, esse processo é manual. O diferencial do Disqus é que ele conta com um filtro automático de spam, facilitando a triagem e reduzindo a necessidade de ação manual.
2. Instalação fácil
A instalação do plugin Disqus é simples: basta fazer a instalação pela biblioteca de plugins do WordPress – assim como tantos outros plugins que podem melhorar o desempenho do seu site.
Após fazer a instalação, o Disqus irá pedir que você vincule uma conta e, se ainda não tiver uma, é só criar a sua. No final deste artigo faremos um passo a passo para te ajudar!
3. Plugin leve
Se você está preocupado pensando que adicionar mais plugins pode pesar demais o seu site, não se preocupe: o Disqus é muito leve e não sobrecarrega o servidor.
Antes do Disqus, o plugin de comentários do Facebook era amplamente utilizado, porém um detalhe muito importante foi percebido: este sistema deixava o site mais lento, consumindo muito os recursos do servidor. Com o plugin Disqus isso não acontece, já que seu acesso é em nuvem.
4. Moderação de comentários
Como já adiantamos, o Disqus possui um painel de controle muito simples quando comparado com o de outros sistemas de gerenciamento de comentários.
No dashboard, é possível criar listas com comentários aprovados, excluídos e indesejados. Já falamos sobre, mas vale a pena citar novamente: o Disqus faz a seleção automática de spams. É muita eficiência!
5. Histórias relacionadas
Uma opção muito interessante do Disqus é o de “histórias relacionadas”.
Com essa funcionalidade é possível sinalizar artigos relacionados ao tema da publicação e exibi-los logo abaixo do campo de comentários.
Essa prática ajuda a educar seu visitante e também pode contribuir com o aumento do tempo de navegação e páginas por sessão do seu site, ajudando também a melhorar seu desempenho orgânico!
6. Faça tudo por e-mail
Se você não quiser, não precisa nem entrar no painel de controle do Disqus.
Ative as notificações por email e você poderá executar todas as tarefas disponíveis no painel de controle, diretamente da sua caixa de entrada.
7. Mais visibilidade para o seu site
Visto que o Disqus é amplamente utilizado, temos uma ótima notícia: o plugin pode sim aumentar a visibilidade do seu site.
Ele possui integração com o Facebook, Twitter e LinkedIn, permitindo que mais usuários tenham acesso e dêem início às interações no seu blog.
Instale o plugin Disqus em menos de 10 minutos
Ficou impressionado e está pronto para testar essa nova forma de gerenciar seus comentários? A instalação é super simples, mas vamos te ajudar com um passo a passo para eliminar quaisquer dúvidas! Vamos lá:
O primeiro passo é fazer login no WordPress e, no menu, selecionar “Adicionar novo”, dentro do item “Plugins”:
No campo de buscas, procure por “Sistema de Comentários Disqus” ou “Disqus Comment System“. Encontrou? Clique em “instalar agora”.
Após instalar, o botão “instalar agora” vai mudar para “Ativar”. Clique nele para ativar o plugin e verá que ele aparecerá na sua barra lateral:
Agora é hora de configurar sua conta. Clique no atalho do menu lateral, selecione se você tem ou não uma conta e faça login ou crie a sua.
Depois disso, o próprio plugin irá te guiar:
Depois de se inscrever, acesse a página de instalação do WordPress clicando em “WordPress instalation page”, e depois em “I want to install Disqus on my site”.
Configure as informações necessárias e clique em “Create Site”:
Na próxima página você verá a apresentação dos planos de assinatura do Disqus mas, rolando a página, verá a possibilidade de selecionar um plano gratuito.
Após selecionar seu plano, você será redirecionado para uma página com diversas ferramentas onde o plugin pode ser instalado. Selecione a sua para acessar um vídeo tutorial de como fazer a instalação do token Disqus no WordPress.
Depois de instalado, preencha as informações solicitadas pelo Disqus e prossiga para selecionar quão estrito serão os filtros de SPAM.
Depois dessa última etapa você verá algumas dicas extras do Disqus, mas o plugin já está ativo e rodando no seu site!
Agora que você já conhece a importância de gerenciar seus comentários e como o Disqus pode te ajudar, é hora de começar a usar e se livrar de uma vez por todas dos comentários SPAM.
Buscando aprofundar seus conhecimentos em WordPress? Confira a trilha Conexorama PRO “Noções essenciais do WordPress”
Já cogitou usar o Disqus em seu site? Usa outro gerenciador de comentários? Comente aqui embaixo que vamos adorar explorar outras possibilidades!
muito bom, parabéns pelo blog e sucesso!
Muito completo seu post, obrigado
Seria Mais facial um Video Explicando tudo não e ?
Muito show
É interessante mas, esse plugin nunca mais foi atualizado :/
Opa, se o disqus é bom porque o amigo não está usando ele?
O Willas. Verdade, paramos de usar o Disqus em nosso site por uma questão bem pontual. O plugin agora, quando um site atinge um determinado volume de visitantes, começa a aparecer propaganda junto do box dos comentários. Para tirar, teríamos que ser usuários pagos. Diante, optamos por escolher outra solução.
Ao menos eu acho que não é ele, se for está bem diferente
É outro plugin Willas, com um nome bem parecido: wpDiscuz.
Para gente, tem funcionado muito bem.
Obrigado pela dica!
o melhor de todos!
Gostaria de saber como ter um layout similar no meu site desse plugin do disqus? No formato que está aqui, ele é pago?
Que plugin de comentários é esse amigo?
Oi Flávio! O Disqus passou a exibir anúncios junto ao box de comentários ao atingir um determinado volume de visitantes. Por isso, optamos por escolher outra solução. Hoje estamos usando o wpDiscuz como gerenciador de comentários (: (mas seguimos recomendando o Disqus!)
Thanks
Ótimo artigo. Parabéns.
Estou recebendo notificação de resposta na caixa de entrada dos comentários que faço nos sites através do Disqus. Porém não consigo visualizar o que foi comentado nessa notificação, o que a pessoa comentou., Para que eu possa responder ao comentário que fizeram no meu comentário O que está acontecendo?
Oi Gessiel! Obrigada por enviar sua dúvida!
Como são respostas aos comentários que deixa em outros sites, você precisará acessar novamente o artigo em que comentou para ler a resposta. Verifique se nesses emails consta algum link para acessar o artigo original!
Obrigado Ana. Vou verificar.
Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.
Esses plugins são muito bons mesmo.