Independente de fazer Inbound ou não, se você tem (ou está criando) um blog, já deve ter se perguntado como escolher um redator para o blog. É melhor manter a produção de conteúdo in house (internamente) ou terceirizar?
Afinal, o desafio de produzir conteúdo de alta performance, com consistência, que engaje seus clientes e alcance os objetivos definidos, não é fácil.
Muita gente defende que manter a função interna e aproveitar os recursos dos funcionários já existentes é a abordagem mais acessível e eficaz, outros preferem manter a produção interna, mas contratando um redator especialmente para isso.
Existe ainda quem prefira trabalhar com alguém que tenha conhecimento do setor e possa trazer outro nível de especialização para um projeto, mesmo que fora da empresa.
E, claro, tem quem misture as abordagens.
Para te mostrar como escolher um redator, vou explorar os prós e os contras dessas abordagens, e você poderá escolher o que faz mais sentido para sua operação de Marketing de Conteúdo. Vamos lá!
O que você vai encontrar nesse artigo:
Produção de conteúdo terceirizada
Quando consideramos a terceirização da produção de conteúdo podemos estar falando tanto da contratação de uma agência de produção de conteúdo ou até mesmo um redator freelancer.
Os dois casos possuem vantagens e desvantagens bastante semelhantes, então vamos dar uma olhada em quais são elas:
Vantagens de terceirizar o conteúdo
Em um processo terceirizado de produção de conteúdo, os profissionais sabem exatamente o potencial e o alcance de suas habilidades.
Além disso, muitas empresas de produção de Conteúdo possuem tecnologia customizada para atender quaisquer carências que apareçam, o que soluciona problemas que softwares e ferramentas genéricas provavelmente não conseguiriam.
Em geral, experts de conteúdo terceirizados podem produzir mais rápido e melhor do que você poderia, afinal, ele só precisa focar nisso.
Sua empresa possui outras necessidades que exigem sua atenção e perspectivas de fora também são bem-vindas, para oferecer feedbacks de qualidade sobre a estratégia empregada até o momento.
Também vale lembrar que a pessoa responsável por escrever para o blog da sua empresa precisa ter um profundo conhecimento de SEO, para que seu conteúdo – de qualidade e relevante – tenha maiores chances de conquistar boas posições na SERP.
Desvantagens de terceirizar a produção de conteúdo
Um redator terceirizado – seja um freelancer ou vinculado a uma agência – não possui a mesma facilidade de entender a cultura da empresa, afinal, não está inserido completamente nela, vivenciando todo o dia a dia.
Com essa distância, pode haver dificuldade de compreensão de alguns detalhes que podem ser importantes, particularmente em conteúdos mais voltados para o final da Jornada de Compra.
Isso porque, dependendo do seu segmento de atuação, pode ser que seu conteúdo exija um nível de conhecimento técnico muito profundo, difícil de encontrar em redatores terceirizados.
Ou seja, será importante ter alguém do seu time de Marketing interno acompanhando o redator, tirando dúvidas, educando-o e também revisando os conteúdos.
O que esperar da produção de conteúdo terceirizado
Recapitulando então: em uma produção de conteúdo terceirizado temos redatores com conhecimento técnico em Marketing de Conteúdo e SEO (o que pode ajudar muito na geração de visitantes orgânicos) e mais velocidade na produção dos textos.
Em contrapartida, pode haver um menor detalhamento técnico e de especificidades da sua empresa, exigindo uma revisão antes das publicações.
Mas antes de começar a escolher seu redator terceirizado, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do conteúdo in house?
Conteúdo in house
O conteúdo in house é elaborado internamente, pode ser por um redator da empresa ou, em alguns casos, pelos profissionais que já atuam em outras funções, que produzem os textos como uma atividade extra.
Para entender melhor, vamos ver as vantagens e desvantagens dessa abordagem:
Vantagens de produzir conteúdo internamente
Se tem alguém que é capaz de entender, com maior precisão, quais são os objetivos de sua empresa, seus obstáculos, cultura organizacional e como ela se porta perante o mundo, são os seus funcionários.
Além disso, a equipe interna costuma ter contato com os clientes, portanto, sabem conversar bem com a Persona da empresa.
A opção de manter o marketing de conteúdo interno é bastante atraente, especialmente se você já tiver uma equipe de marketing digital qualificada.
Nesses casos, é provável que seus textos precisem de menos revisão, uma vez que os redatores têm conhecimento técnico tanto de SEO como do tema a ser desenvolvido.
Desvantagens de produzir conteúdo internamente
A desvantagem mais óbvia da abordagem interna é que ela exige muito trabalho.
A criação de conteúdo interno é um processo demorado e, se você não contar com um redator, isso pode desviar o foco de sua equipe de outras tarefas importantes, como buscar Leads e fechar vendas.
Ou, por outro lado, seu time vai escrever “quando sobrar tempo” porque já tem diversas obrigações gerando atrasos e quebras na rotina.
Além, claro, de um desconhecimento de técnicas de escrita para Web e SEO.
Agora, se você está buscando contratar um redator para integrar o time, considere que contratar e treinar esse colaborador exige tempo e dinheiro. E sua estratégia de conteúdo não pode parar enquanto você faz isso.
Outro obstáculo é a quantidade de conteúdo que uma pessoa é capaz de produzir. O tempo de entrega costuma ser maior, logo, a circulação de material é menos intensa.
Se as demandas escalarem rapidamente, pode ser que atrapalhe a entrega de conteúdos muitas vezes estratégicos.
O que esperar da produção de conteúdo interna
Aqui, temos duas situações diferentes:
- Se você vai contar com um redator especializado interno, precisa tomar cuidado com o treinamento desse profissional;
- Se vai contar com o seu time de não-redatores para produzir os textos, muitas vezes eles poderão ficar em segundo plano, atrapalhando suas estratégias.
Em ambos os casos o ganho é o mesmo: alguém que tem mais intimidade com as particularidades do seu negócio e, portanto, um menor trabalho de revisão e ajustes.
Como escolher o melhor redator para o seu blog?
Com o escopo, escalada e velocidade nos negócios atuais, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não aproveitar os recursos disponíveis ao máximo, para entregar os resultados pretendidos.
Então, dependendo da sua estratégia, unir conteúdo in house e terceirizado pode ser uma excelente abordagem.
Mas, nesse caso, é muito importante ter um planejamento para definir de forma clara as distribuições dos conteúdos. Por exemplo:
- A criação interna tem como responsabilidade a criação de conteúdos de fundo de funil, ou seja, materiais que contribuam para que o cliente considere seu produto e decida pela compra dele.
- A equipe terceirizada tem como responsabilidade criar conteúdos da fase de atração desses consumidores, em grande escala, para que entendam e reconheçam a dificuldade que o produto em questão deverá sanar.
Mas essa não é uma fórmula exata. Muitas empresas transformam seus blogs em verdadeiras máquinas de atração usando somente conteúdo terceirizado, ou somente conteúdo in house.
Tomar a decisão de optar pelo desenvolvimento de conteúdo terceirizando-o ou mantendo-o internamente requer uma consideração séria e, idealmente, você deve decidir isso com base no perfil das suas Personas e nos objetivos da sua empresa.
O mais importante é entender que produzir conteúdo não é – nem deve ser – uma ação isolada. Seu conteúdo precisa ser planejado e estratégico para ser efetivo.
Portanto, identificar suas necessidades de marketing de conteúdo com o objetivo final de fornecer conteúdo de alta qualidade e conquistar autoridade é a chave para o sucesso.
Extra: Porque a Conexorama não produz o conteúdo para seus clientes?
Em nosso processo de vendas deixamos claro para quem está em decisão sobre contratar ou não nossa agência de Inbound, que não produzimos conteúdo para nossos clientes.
Ficamos responsáveis por planejar esses conteúdos, e também pela publicação no WordPress, mas não escrevemos o conteúdo.
Para isso o cliente pode optar por produzir internamente, buscar um parceiro dele, ou escolher um dos nossos parceiros do Marketing de Conteúdo.
Essa nossa decisão está inteiramente ligada a poder proporcionar artigos melhores e mais profundos, selecionando redatores especialistas em seu segmento.
Desse modo, podemos nos concentrar em uma parte chave do processo que é planejar conteúdos para a Jornada de Compra.
Já tivemos logicamente contatos que optaram por outras agências justamente por esse ponto.
Entendemos e respeitamos a decisão deles, mas esse é um diferencial, onde a agência que abraça tudo, em nada é especialista.
A mesma premissa vale para o Marketing de Conteúdo da sua empresa. Até que ponto vocês estão tentando abraçar tudo?
// Entenda melhor como funciona uma parceria com a Conexorama
Gostou do artigo? Seu conteúdo é terceirizado ou in house? Como tem sido sua experiência nesse modelo de produção de conteúdo? Comenta aqui. 😉