6 ferramentas de SEO para aumentar seu tráfego e melhorar seu posicionamento orgânico

Trabalhar com SEO é um “trabalho de formiguinha”. Ou seja, é preciso esforço constante e paciência para colher bons frutos, afinal, sempre haverá novas regras, atualizações e mudanças nos algoritmos dos buscadores.

E, para cada mudança dos buscadores, surgem novas ferramentas e estratégias de SEO para conseguir conquistar um bom posicionamento orgânico.

Nesse contexto, utilizar ferramentas de SEO adequadas para o seu negócio traz benefícios que vão desde a economia de tempo, até a otimização do ROI.

Afinal, atrair tráfego orgânico qualificado é o sonho de qualquer empresa, certo?

No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais ferramentas analíticas de SEO e, claro, que decisões tomar com essas informações em mãos. Vamos nessa?

A importância das ferramentas de SEO

De forma simplista, podemos dizer que as ferramentas de SEO facilitam o trabalho tedioso de levantamento e análise de dados – que pode ser extenso se você tiver um grande volume de páginas.

Com essas ferramentas, você pode ver o que está funcionando e quais partes da sua estratégia precisam ser ajustadas.

As melhores ferramentas de SEO também fornecem relatórios sobre como você se compara aos concorrentes e onde estão as maiores oportunidades.

Além disso, eles permitem que você avalie o desempenho de uma palavra-chave em países, regiões ou idiomas específicos.

Mesmo que muitas empresas ainda façam essas análises manualmente, as ferramentas estão aí e você pode contar com elas para economizar horas de esforço e gerar relatórios precisos com poucos cliques.

6 ferramentas de SEO melhorar seu posicionamento

Pode ser confuso saber em quais ferramentas de SEO confiar.

Mas existem centenas disponíveis, algumas pagas, outras gratuitas e, muitas vezes, fornecem dados diferentes, o que nunca é bom quando você está procurando obter algumas estatísticas sólidas das suas ações.

Abaixo, vamos ver 6 ferramentas confiáveis que ajudarão a monitorar o desempenho de suas estratégias de SEO a eficácia de seu Inbound Marketingatraindo mais tráfego qualificado para o seu site:

1. Google Analytics

Uma ferramenta que simplesmente não pode ser ignorada quando se trata de análise do tráfego do site é o Google Analytics.

Ele é também uma das ferramentas mais básicas, já que é gratuito, e uma das mais confiáveis, uma vez que recebe dados diretamente do Google.

Ele não irá te trazer dados sobre posicionamento nas SERPs, afinal esse dado varia de acordo com o comportamento de pesquisa de cada usuário (inclusive, vale notar: os dados de posicionamento apresentados por outras ferramentas não são verdades absolutas), mas certamente é uma ferramenta que merece destaque, principalmente no que diz respeito à compreensão de quais as melhores fontes de tráfego para o seu site.

2. Google Search Console

Em simples palavras, o Google Search Console é o perito que vai rastrear os passos dos seus usuários e indicar como chegaram até o site, e, assim como o GA, sua precisão é enorme, por ser um produto Google.

Se você for um proprietário verificado de uma propriedade do Google Analytics, a verificação automática de seu site no Search Console fornecerá informações incrivelmente úteis que são vitais para um bom desempenho na Pesquisa do Google.

Essa ferramenta gratuita de SEO ajudará você a entender o desempenho do seu site, incluindo o monitoramento do tráfego e a manutenção e otimização das classificações de pesquisa existentes.

Ele também pode indicar potenciais erros que estão impedindo suas páginas de aparecerem nas buscas, e o desempenho do seu site em relação a cada tipo de dispositivo.

3. Semrush

O Semrush é como uma arma secreta da batalha nas SERPs. Por isso, quem trabalha com SEO sabe que o SEMrush é a ferramenta número 1 para avaliar seu desempenho nas páginas de pesquisa.

A verdade é que são muitos os relatórios que podem ser gerados no Semrush: além de apresentar informações detalhadas sobre seu tráfego orgânico, traz dados sobre a busca paga, permite que você analise os sites concorrentes e muito mais!

Caso trabalhe com vários domínios, o Semrush permite até mesmo que você crie projetos isolados e monitore cada um deles.

4. Ubersuggest

O Ubersuggest, desenvolvido por Neil Patel, é uma ferramenta gratuita para a pesquisa de palavras-chave, e que conta também com relatórios mais avançados nos planos pagos.

Suas métricas são muito parecidas com as do Semrush, permitindo uma análise completa do domínio e de seus concorrentes – tanto a nível orgânico como a nível de busca paga.

Ele ainda mostra a cópia do anúncio dos concorrentes. Comparado a outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave, o Ubersuggest oferece uma interface de usuário muito boa, limpa e simples que facilita a decifração rápida dos dados.

5. Ahrefs

O Ahrefs é, principalmente, uma ferramenta para análise de SEO off-page. Apesar de ter uma metodologia diferente das ferramentas citadas anteriormente, ele bate de frente quando o assunto é funcionalidade.

Seus serviços incluem análise competitiva, pesquisa de palavras-chave, rastreamento de classificação, pesquisa de conteúdo, monitoramento da web e análise de backlinks.

Ou seja, todo o seu domínio é analisado por essa ferramenta de SEO, inclusive indicando backlinks negativos que podem afetar o ranqueamento da sua página.

6. AnswerThePublic

Essa ferramenta de pesquisa orientada visualmente adota uma abordagem ligeiramente diferente de SEO, mostrando perguntas específicas que as pessoas estão fazendo no Google.

AnswerThePublic é uma ferramenta super valiosa para descobrir oportunidades de palavras-chave e rich snippets para ajudá-lo a alcançar a cobiçada posição zero da SERP.

As respostas são exibidas em categorias visuais estruturadas em torno de palavras-chave — o quê, onde, por quê, etc. — em um formato simples.

Para isso basta inserir sua palavra-chave principal e as perguntas populares dos usuários surgem como inspiração para você produzir conteúdo direcionado para suas Personas.

Ou seja, resumidamente, ela simplesmente encontra assuntos sobre os quais escrever para o seu blog.

[Extra] Outras ferramentas técnicas de SEO

Digamos que você tenha conhecimentos de programação, mais especificamente de linguagem back-end – ou seja, aquele que trata das integrações, banco de dados, códigos para que a interface funcione, etc.

Com essa habilidade, você é capaz de escavar seu site, sabendo como ele funciona e, sobretudo, que problemas ele apresenta. E, com estas ferramentas, você poderá aperfeiçoar ainda mais seu SEO, com informações mais técnicas, porém extremamente preciosas.

WooRank Plugin

O WooRank é uma extensão para Google Chrome, com a qual você pode coletar informações sobre práticas variadas do SEO de seu site, incluindo um checklist para o que falta.

O seu verdadeiro potencial, porém, está nas pequenas abas no topo. Elas apresentam uma série de dados sobre sua página e seu site, como:

  • SEO básico: title tags e metadados;
  • Otimização mobile: uma pontuação de quanto seu site é mobile-friendly e previews em diversos dispositivos;
  • Usabilidade: métricas de carregamento de página e facilidade de acesso de conteúdo;
  • Tecnologia: que plugins e CMS estão sendo usados;
  • Social: estatísticas básicas de compartilhamento social;
  • Visitantes: estimativa de nível de tráfego

Tudo isso é “quase” de graça. Algumas funções avançadas são para usuários premium, mas ainda assim, é um excelente instrumento para uma visão geral de seu site e, claro, de seus competidores.

Screaming Frog – SEO Spider

Esse programinha pode enganar pelo tamanho, mas sua utilidade é imensa. Ele simula o robô/crawler do Google, como ele indexaria e analisaria suas páginas.

Com sua ajuda, você pode detectar os erros que podem prejudicar seu posicionamento, desenvolvendo estratégias muito mais adequadas para adequação do conteúdo de seu site.

O SEO Spider disponibiliza dados como status de metatags de imagens, titletags e meta description de páginas, erros de scripts, etc. E você pode colocar tudo isso em uma planilha de Excel filtrada.

Com tantos recursos, fica difícil não adotar essa ferramenta para sua análise de SEO. O problema é que a versão free tem limitações – e a paga sai pela bagatela de £149 ao ano. Se couber em seu orçamento, não hesite em contratar!

// Fazer SEO pode ser simples! Navegamos pelo nosso próprio WordPress para mostrar as boas práticas de SEO que aplicamos em nossos projetos.

CTA Trilha SEO

Yoast SEO (somente WordPress)

Dado que um grande número de sites na internet são movidos pelo WordPress, não tem como deixar de fora o plugin número 1 do WordPress.

Se você deseja melhorar a classificação do seu site WordPress, criando um conteúdo otimizando, o Yoast é um ótimo lugar para começar.

Uma vez instalado no seu site, o plugin Yoast SEO aparecerá no editor de cada uma das páginas e posts que você criar, analisando o conteúdo em tempo real e fornecendo sugestões sobre como melhorá-lo.

Você pode utilizar a versão gratuita do plugin, que reúne todas as ferramentas essenciais para uma otimização de qualidade, ou a versão premium, que possui alguns recursos mais avançados.

Espero que tenha gostado das indicações de ferramentas para melhorar o posicionamento orgânico do seu site e, mais do que isso, que tenha saído da leitura desse artigo interessado em alguma delas.

Dúvidas? Manda pra cá! E aproveite também para compartilhar esse conteúdo!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x