Deixa eu adivinhar: você está começando a ter seu primeiro contato com mídias pagas – pode até já ter veiculado alguns anúncios, mas está percebendo que é hora de aprofundar sua especialização e não sabe por qual caminho começar.

Com uma variedade impressionante de possibilidades de cada ferramenta, não dá pra achar que você conseguirá estudar as duas ao mesmo tempo. E aí vem outro desafio: escolher por qual plataforma começar.

Este artigo tem como objetivo fornecer as informações necessárias para ajudá-lo a determinar qual delas é mais adequada para iniciar seus estudos. Vamos lá?

Conhecendo melhor o Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade online do Google que permite aos anunciantes exibir anúncios em diversas propriedades do Google, incluindo:

  1. Anúncios de texto / Busca Paga: Pequenos anúncios de texto exibidos nos resultados de pesquisa do Google.
  2. Anúncios gráficos / Display: Anúncios visuais que podem incluir imagens, logotipos e texto, exibidos em sites parceiros do Google.
  3. Anúncios em vídeo / YouTube: Anúncios reproduzidos antes, durante ou após vídeos no YouTube.
  4. Anúncios de shopping: Anúncios que exibem produtos específicos com imagens e detalhes de preços diretamente nos resultados de pesquisa.

Com exceção de alguns tipos de anúncios no YouTube, funciona em um modelo de pagamento por clique (PPC), onde os anunciantes pagam apenas quando alguém clica em  seu anúncio.

Dentre as principais vantagens do Google Ads, podemos destacar:

  • Alcance abrangente: sendo o Google o mecanismo de busca mais popular do mundo, anunciar na plataforma significa ter a possibilidade de exibir seus anúncios para um público amplo;
  • Segmentação precisa: apesar de ter possibilidades limitadas de segmentação demográfica, se você souber trabalhar bem o estudo de palavras-chave e outros recursos de segmentação (localização e interesses, por exemplo), pode ser uma ferramenta extremamente eficiente em encontrar seu público;
  • Flexibilidade de orçamento: você poderá definir seus próprios orçamentos e limitar quanto está disposto a pagar por um clique em seu anúncio.

Por outro lado, precisamos citar também algumas desvantagens da plataforma, como:

  • Competição acirrada: certas palavras-chave podem ser altamente competitivas, tornando os custos por clique mais elevados (o que pode ser contornado com um refinamento no seu grupo de palavras-chave);
  • Curva de aprendizado: para obter resultados eficazes, é preciso entender os diferentes tipos de campanha, estratégias de lance e otimização de anúncios. Como são muitas possibilidades, pode levar um tempo até que você pegue o jeito de escolher os formatos certos para cada um dos seus objetivos.

Conhecendo melhor o Meta Ads

O Meta Ads, anteriormente conhecido como Facebook Ads e Instagram Ads, é a plataforma de publicidade das redes sociais Facebook e Instagram.

A plataforma disponibiliza uma grande possibilidade de personalização das campanhas, incluindo a seleção de objetivos, públicos-alvo e localização dos anúncios, além dos diferentes formatos:

  1. Anúncios de imagem
  2. Anúncios em vídeo
  3. Anúncios em carrossel
  4. Anúncios de coleção (apresentam produtos ou histórias e direcionam os usuários para uma experiência imersiva ao clicar no anúncio).

Dentre as vantagens da plataforma, precisamos citar:

  • Segmentação avançada: é possível segmentar seu público-alvo com base em uma variedade de critérios, incluindo idade, gênero, interesses, comportamentos e conexões;
  • Audiência massiva: com bilhões de usuários ativos mensalmente nas duas plataformas em todo o mundo, a plataforma consegue atingir uma grande parcela do público;
  • Diversidade de formatos de anúncio: o potencial de alcance do Meta Ads é ampliado ainda mais com a ampla variedade de formatos de anúncios oferecidas entre as redes.

E, para sermos justos, é importante destacarmos também as principais desvantagens:

  • Alterações frequentes no algoritmo: as constantes atualizações no algoritmo do Meta podem afetar o desempenho dos anúncios e exigir ajustes regulares nas estratégias de publicidade;
  • Audiência menos receptiva: em comparação a anúncios de pesquisa no Google, os usuários das redes sociais podem estar menos inclinados a clicar em anúncios, uma vez que têm um caráter interruptivo.

Principais diferenças entre Google e Meta Ads

Ao decidir entre Google Ads e Meta Ads para iniciar sua jornada de especialização em mídia paga, é importante entender as diferenças entre essas duas plataformas.

Para te ajudar, organizei as principais diferenças em uma tabela, olha só:

Fonte: Conexorama.com

1. Alcance e Audiência

O Google Ads é ideal para alcançar usuários que estão ativamente procurando por produtos ou serviços específicos. Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google, atingindo usuários com alta intenção de compra.

Por outro lado, o Meta Ads oferece acesso a uma audiência massiva do Facebook e Instagram. Os anúncios são exibidos no feed de notícias e em outros locais das plataformas, atingindo usuários com base em seus interesses, comportamentos e conexões.

2. Formatos de anúncio

Enquanto o Google Ads oferece uma variedade de formatos que incluem anúncios de texto, imagens, vídeos e fichas de produto, o Meta Ads veicula anúncios baseados exclusivamente em imagens e vídeos.

3. Intenção do usuário

Os usuários que veem anúncios no Google geralmente têm uma intenção de compra mais direta, já que estão ativamente pesquisando por produtos ou serviços relacionados.

Já os usuários das redes sociais podem estar navegando de forma mais casual e não necessariamente procurando por produtos ou serviços específicos. Os anúncios têm como objetivo despertar interesse e engajamento dos usuários.

4. Segmentação e personalização

A segmentação do Google Ads se baseia na seleção das palavras-chave, localização geográfica e tipo de dispositivo, sendo menos detalhada do que acontece no Meta Ads.

Este segundo traz possibilidades bastante avançadas, permitindo que os anunciantes alcancem públicos com base em uma variedade de critérios, incluindo idade, gênero, interesses, comportamentos e conexões sociais.

Por qual deles devo começar os aprendizados?

Como tantas coisas no Marketing, não existe uma resposta correta aqui. A decisão depende de seus objetivos de marketing e preferências pessoais.

No entanto, se me permite um conselho, indicaria que você começasse pelo Meta Ads, por alguns motivos:

  1. Curva de aprendizado mais curta: apesar das inúmeras possibilidades, o Meta Ads tende a ser mais intuitivo para iniciar sua jornada, o que permite que você comece a criar e veicular anúncios com rapidez e vá avançando nas configurações gradativamente;
  2. Menor investimento por resultado: se você for buscar campanhas diretas de vendas no Google Ads, é provável que o seu CAC fique bastante elevado, enquanto que no Meta Ads você poderá fazer campanhas de reconhecimento de marca e geração de Leads por um investimento menor, e uma margem maior para experimentação e aprendizado;
  3. Diversidade de formatos de anúncio: o Meta Ads oferece uma ampla gama de formatos de anúncio interativos e visualmente atraentes, o que pode ser especialmente eficaz para engajar públicos menos prontos para vendas e aumentar o reconhecimento da marca.

À medida que você embarca em sua jornada de aprendizado em marketing digital, lembre-se de que a educação contínua é fundamental para o sucesso

Se você está interessado em dominar as nuances da publicidade paga e aprimorar suas habilidades em Meta Ads, convidamos você a explorar nossa plataforma de educação!

O curso de Fundamentos em Mídia Paga abordará as principais ferramentas de anúncios e o módulo dedicado do Meta Ads está em fase de lançamento!

Aproveite essa oportunidade para se tornar um especialista em uma das plataformas de publicidade mais poderosas do mundo digital. Junte-se a nós na Conexorama e dê o próximo passo rumo ao sucesso em marketing digital!