Growth Mindset: como uma mentalidade de crescimento te levará mais perto de seus objetivos

Pode parecer estranho que a “mentalidade de crescimento” esteja ganhando tanto destaque no mundo empresarial nos últimos anos. Afinal, é de se esperar que toda empresa que deseja prosperar tenha uma “mentalidade de crescimento”, não é?

A verdade, é que o Growth Mindset é mais do que buscar o crescimento. Essa abordagem tem menos a ver com o crescimento linear ao qual estamos acostumados, e mais alinhado à uma busca por saltos de crescimento.

Assim, essa abordagem pode levar sua empresa a atingir objetivos que pareciam impossíveis.

O Growth Mindset deve permear todos os setores da sua empresa, mas ele é um assunto particularmente próximo ao time de Marketing (na forma do Growth Marketing). E, como especialistas em Inbound para empresas de tecnologia, estamos imersos nessa mentalidade.

Por isso, vamos te mostrar exatamente o que é o Growth Mindset e qual o melhor caminho para desenvolver essa mentalidade na sua empresa.

Vem comigo!

O que é Growth Mindset?

O termo “Growth Mindset” foi cunhado pela psicóloga e professora da Stanford University, Carol Dweck, que o descreve como uma crença na capacidade de desenvolver habilidades e talentos ao longo do tempo, em vez de acreditar que nossas habilidades são fixas e imutáveis.

De acordo com essa abordagem, as pessoas com uma mentalidade de crescimento estão mais propensas a buscar desafios e aprender com seus erros, em vez de evitar riscos e se contentar com o que já sabem. 

Isso leva a um maior desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a uma maior motivação para enfrentar novos desafios.

Quando transpomos esse pensamento para o mundo empresarial, fica fácil entender porque o tema ficou tão popular, né?

Empresas que buscam ativamente o crescimento, estão mais abertas aos aprendizados que os erros e acertos lhe trarão, e estarão dispostas a ajustar seu planejamento para chegarem cada vez mais perto de seus objetivos.

Mentalidade Fixa x Mentalidade de Crescimento

Para uma melhor compreensão do conceito de Growth Mindset, é importante compreender o oposto dessa forma de pensar, que é conhecido como mentalidade fixa (ou “fixed mindset”).

Enquanto a mentalidade de crescimento compreende que somos capazes de desenvolver novas habilidades e construir coisas novas; a mentalidade fixa traz a visão de que existem conceitos e verdades imutáveis, que impedem nosso crescimento.

A um nível pessoal, podemos citar como exemplo a habilidade de desenhar. Pela perspectiva do crescimento, um indivíduo seria capaz de treinar e desenvolver essa habilidade. Enquanto que, pela mentalidade fixa, apenas aqueles que “nasceram com esse dom” podem se tornar desenhistas.

Em uma ótica empresarial, a mentalidade de crescimento vem atrelada à crença de que é possível explorar novos mercados, novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de produto, etc.

Na mentalidade de crescimento, o esforço é visto como algo positivo e necessário para alcançar nossos objetivos, e não como um peso a ser evitado. 

Além disso, essa mentalidade sabe lidar com novos desafios e mudanças, vendo-os como oportunidades de aprendizado e crescimento.

Quando falamos em críticas ou fracassos, a mentalidade de crescimento entende que são partes normais do processo de aprendizado e desenvolvimento. 

Dessa forma, ao adotar uma mentalidade de crescimento, sua empresa tende a estar mais preparada para aproveitar novas oportunidades, bem como para enfrentar grandes desafios.

Os benefícios do Growth Mindset para empresas

Já deve ter ficado evidente que essa mentalidade de crescimento é mais vantajosa para sua empresa do que uma mentalidade fixa, limitada a continuar fazendo o que você já faz.

Mas, ainda assim, faço questão de detalhar os 4 principais benefícios que percebemos ao trabalhar lado a lado com empresas de tecnologia que têm o Growth Mindset como parte de sua cultura:

Maior predisposição à inovação

Ao adotar uma mentalidade de crescimento e fazer disso parte da cultura empresarial, todo o time é encorajado a experimentar coisas novas e sair da zona de conforto. 

O simples fato de tentar coisas novas aproximará sua empresa da possibilidade de inovação – e, por que não, aumentará suas chances de se tornar pioneiro no mercado, lançando um produto ou funcionalidade que não haveria surgido se seu time não estivesse sendo estimulado a pensar fora da caixa.

Maior resiliência para enfrentar desafios

Empresas e equipes que possuem uma mentalidade de crescimento tendem a lidar melhor com os desafios e fracassos, pois se concentram mais na lição que esses desafios e fracassos trazem, do que no problema em si.

Essa perspectiva as torna mais resilientes e capazes de se recuperar rapidamente de contratempos e, com o tempo, sua empresa estará cada vez mais preparada para novos desafios e mais tolerante a correr riscos – o que, mais uma vez, reforça a predisposição à inovação.

Maior incentivo à colaboração

Ao promover uma cultura de Growth Mindset, a empresa incentiva as pessoas a compartilhar conhecimentos e experiências, além de trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns. 

Essa atitude pode melhorar a colaboração, resultando em melhores resultados e um ambiente mais saudável e produtivo.

Além disso, tendo o crescimento como mentalidade, todo o seu time estará trabalhando com um mesmo objetivo em mente, aumentando suas chances de sucesso.

Maior senso de comprometimento

Quando as pessoas percebem que estão em um ambiente que valoriza os aprendizados gerados por seus erros tanto quanto valoriza seus acertos, elas tendem a se comprometer mais com a empresa e com seus objetivos.

Esse sentimento de valorização pode levar a um maior engajamento e motivação por parte dos colaboradores, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo.

Estratégias para desenvolver o Growth Mindset na cultura da empresa

Agora que já vimos os benefícios de adotar uma mentalidade de crescimento na empresa, é hora de falar sobre como você pode desenvolver e fortalecer essa cultura na sua organização. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

  • Liderança exemplar: a liderança deve dar o exemplo, sendo os responsáveis por propagar a cultura da empresa para os seus liderados, além de prepará-los para agir de acordo com a mentalidade de crescimento;
  • Educação e treinamento: oferecer programas de treinamento e educação que incentivem o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe é fundamental para que estejam melhor preparados para propor inovações e lidar com mudanças;
  • Valorização do erro: um dos aspectos mais importantes do Growth Mindset é entender que errar faz parte do caminho, e que aprender com o erro é fundamental. Assim, parte do jogo é mudar nosso olhar sobre os erros;
  • Reconhecimento: reconhecer e recompensar as pessoas que demonstram uma mentalidade de crescimento, incentivará os demais a seguir o exemplo;
  • Comunicação aberta: promover uma cultura de comunicação aberta, onde os funcionários se sintam à vontade para expressar suas opiniões e ideias, independentemente do cargo ou hierarquia fortalecerá a mentalidade de crescimento.

Mais do que um termo popular, adotar o Growth Mindset como parte da cultura da sua empresa significa adotar uma cultura mais inovadora, colaborativa e resiliente.

Mas, para colher os benefícios, é fundamental viver e respirar a mentalidade de crescimento, estando disposto, principalmente, a acolher sugestões de inovação, testar, aprender com os resultados e continuar evoluindo.

Ao internalizar essa mentalidade de crescimento, sua empresa estará mais próxima de alcançar seus objetivos e prosperar no mercado.

E aí, sua empresa já adota o Growth Mindset? Aproveite para comentar abaixo o que achou deste conteúdo, e não deixe de compartilhá-lo com alguém do seu time!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Veja também:

Search
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x