Sendo bastante simplistas, podemos resumir o principal desafio do Marketing como manter uma conversa sem que a outra parte perca o interesse.
E, para manter uma conversa interessante, precisamos compartilhar informações, experiências e vivências que sejam relevantes para o receptor da mensagem.
Aí entramos na construção de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, que precisa levar em consideração:
- Interesse do público;
- Tendências de pesquisa;
- Jornada de compra;
- E, não menos importante: sua capacidade de produzir e distribuir esse conteúdo.
Mas e se você pudesse pegar um atalho?
Temperar sua estratégia de relacionamento com alguns conteúdos não autorais?
A curadoria de conteúdo é exatamente isso! Uma forma de entregar conteúdo de alta qualidade para seu público, mas assumindo a posição de curador, em vez de produtor desse conteúdo.
Quer saber mais sobre curadoria e como incluir na sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Então vem comigo!
O que você vai encontrar nesse artigo:
O que é curadoria de conteúdo?
Pense no que você conhece sobre um curador de um museu ou exposições:
O papel principal dos curadores é construir uma narrativa contada através das obras, apresentando-as para o público de um jeito em que faça sentido, trazendo um contexto histórico e “costurando” uma relação entre as obras.
Se transpusermos essa ideia para o Marketing Digital, podemos substituir a noção de “obras de arte” por “peças de conteúdo”.
Fazer uma curadoria de conteúdo é quando o profissional pesquisa, avalia e seleciona conteúdos que são relevantes para seu público e os distribui de uma forma que faça sentido para quem receberá esses conteúdos.
Em vez de confiar apenas na criação de seu próprio conteúdo, as empresas que exploram a curadoria de conteúdo reconhecem que já existe um conteúdo bom e formatado corretamente que pode também ser usado a seu favor.
Incluir a curadoria de conteúdo em suas estratégias pode ser um processo mais simples do que produzir um maior volume de conteúdos autorais, mas engana-se quem pensa que a curadoria é só “fazer um apanhado de links” – e vou falar mais sobre isso adiante. Antes, vamos falar sobre o que você tem a ganhar!
Quais são os benefícios da curadoria de conteúdo?
Já falamos um pouco sobre como incorporar a curadoria de conteúdo pode ajudar a “engordar” o repertório de conteúdos que você disponibiliza para seu público com maior velocidade do que você conseguiria produzir novos conteúdos.
Afinal, produzir conteúdo é difícil. Exige um planejamento estratégico, a produção do conteúdo, algumas vezes a criação de peças gráficas, para só então seguir para publicação e distribuição…
Mas não é apenas na variedade que você tem a ganhar ao fazer uma curadoria de conteúdo. Olha só:
1. Maior visibilidade no mercado
Ao selecionar e compartilhar conteúdo relevante para o seu nicho, pode ter certeza que você está atraindo os olhares das empresas e profissionais cujo conteúdo você está compartilhando.
E, quando consideramos que seres humanos têm uma tendência a se sentirem inclinados a um comportamento recíproco, são grandes as chances de que eles comecem a fazer o mesmo com o seu conteúdo autoral!
Se você conseguir chegar a esse ponto, parabéns! Você acabou de ampliar seu alcance, chegando “aos ouvidos” de um público novo e com uma estrelinha de indicação direta de alguém que eles já conhecem.
O efeito é similar ao que você pode observar fazendo um co-marketing.
2. Maior credibilidade como autoridade
Você já estará fazendo isso ao compartilhar seu conteúdo próprio com o público, mas ao fazer boas recomendações, que realmente sejam úteis, você está demonstrando seu conhecimento, experiência e, ainda, seu comprometimento em ajudar o seu público.
Para reforçar ainda mais esse benefício, é indicado que você construa reflexões próprias sobre o conteúdo indicado, mostrando o que pensa e permitindo que seu público tenha uma percepção direta da sua autoridade.
3. Maior envolvimento do público
Esse benefício é especialmente visto por aquelas empresas que seguem o conselho que dei no item acima e compartilham uma reflexão, uma interpretação daquele conteúdo que está sendo indicado.
Ao compartilhar sua visão, você está fazendo um convite implícito para que o seu público faça o mesmo. E aí você está a um passo de construir uma comunidade em torno da sua empresa.
Essa comunidade pode começar de forma tímida, mas é um espaço em que você pode iniciar conversas e debates, fazer perguntas, abrir espaço para feedbacks, e muito mais!
4. Networking
A curadoria de conteúdo é uma ótima forma de se envolver com outras autoridades do mercado e, indiretamente, ela diz “ei, eu te admiro e respeito sua visão!”.
Isso é um afago e tanto no ego de qualquer um, e pode ser a melhor forma e abrir portas para futuras parcerias – seja nas etapas mais iniciais de seu funil de vendas, ou mesmo programas de indicação do produto ou serviço que você está promovendo.
Quais são os cuidados para fazer curadoria de conteúdo?
Legal, já entendemos seus benefícios, e pode ser que sua cabeça agora esteja pipocando entre querer começar logo a incorporar a curadoria de conteúdo na sua estratégia e dúvida de como fazer isso de forma que realmente possa colher os frutos.
Bem, existem 3 cuidados que devem ser tomados na hora de fazer essa curadoria. São eles:
1. Conheça muito bem seus concorrentes diretos e indiretos
Ao buscar por conteúdo que fale com as mesmas Personas que as da sua empresa, você inevitavelmente encontrará conteúdo de seus concorrentes. E, antes que você pense “mas eu JAMAIS compartilharia conteúdo do meu concorrente”, eu te digo: se não tomar cuidado, você pode fazer isso por engano.
Ao selecionar um conteúdo, verifique se ele não é de uma empresa que já tem uma parceria com o seu concorrente, por exemplo.
Ou, se escolher um conteúdo que está desvinculado de uma empresa, verifique se o autor não é um funcionário do seu maior concorrente.
Essas são situações que já vi acontecer, e que estão dando – mesmo que indiretamente – audiência para seu concorrente. Você não quer isso, né?
2. Verifique a qualidade das informações
Ao compartilhar um conteúdo, você está atestando sua qualidade.
Por isso, não saia por aí replicando conteúdo sem avaliar se é um conteúdo de qualidade, com informações reais e idôneas.
Se o conteúdo não apontar fontes claras, examine outros conteúdos similares para entender se está alinhado com um consenso do mercado, por exemplo.
Ao compartilhar um conteúdo de baixa qualidade, ou com informações falsas, você estará prejudicando a reputação da sua empresa, então, fique atento!
3. Busque um alinhamento de cultura
Apesar de não conseguirmos ter uma imagem 100% fiel sobre a cultura e práticas de alguém ou de alguma empresa olhando “de fora”, é possível ter uma percepção geral.
Por isso, antes de compartilhar um conteúdo, avalie se a cultura desse profissional ou empresa está alinhada com a sua.
Em termos simples, responda à pergunta: “eu teria vergonha de ser visto com ele?”
Se a resposta for sim, é melhor dar um passo para trás e evitar associar sua empresa a esse conteúdo.
Em que canais posso usar curadoria de conteúdo?
A curadoria de conteúdo costuma aparecer principalmente nos canais Social e Email. Mas também pode ser usada no seu Blog – desde que com muito cuidado.
Vamos falar sobre esses 3 usos?
Como fazer curadoria de conteúdo no blog
Esse é um assunto bastante delicado. Afinal você já deve saber que o Google pune conteúdo duplicado.
Por isso, se você quer testar incluir conteúdo de terceiros em sua rotina de publicação de artigos, tome cuidado para não reproduzir conteúdo – inteiro ou em partes.
Ou seja, para fazer essa recomendação você precisará obrigatoriamente escrever um conteúdo inédito, falando sobre o tema e recomendar o conteúdo de um terceiro através de um backlink.
Essa estratégia pode fazer sentido em alguns casos pontuais – quando você vai divulgar um estudo do setor, por exemplo –, mas não recomendo contar com “artigos de curadoria” como parte de seu cronograma rotineiro de artigos.
Como fazer curadoria de conteúdo nas redes sociais
Talvez a forma mais fácil de fazer curadoria, uma vez que você pode simplesmente clicar no botão “compartilhar” e pronto!
Também é uma forma de curadoria que maior terá impacto na visibilidade, uma vez que o perfil que teve seu conteúdo compartilhado recebe uma notificação na hora.
Nesse caso, diferente do blog, você pode incluir a curadoria como uma editoria em seu planejamento e criar um “banco” de perfis pré-aprovados (ou seja, que passam nos 3 cuidados que listamos assim).
Isso não quer dizer que você compartilhará conteúdos desses perfis de forma indiscriminada. Cada conteúdo merece uma análise pontual, entendendo sua veracidade e relevância para o público. Mas, é uma forma de encurtar esse caminho.
Como fazer curadoria de conteúdo em email marketing
Por fim, usar a curadoria de conteúdo para compor sua estratégia de email marketing é uma excelente maneira de estabelecer ainda mais sua autoridade, em que você entrega, além de um ótimo conteúdo, a conveniência.
Estamos experimentando um fortalecimento das newsletters justamente pela conveniência de receber um “digest” de conteúdos e informações relevantes. E você pode criar a próxima newsletter preferida do seu Lead!
Quer ver um exemplo?
Esta é uma newsletter que enviamos mensalmente para os Leads do SaaStisfeito, o maior portal de conteúdos sobre SaaS:
Nela aparecem conteúdos do próprio portal SaaStisfeito, mas também de outras empresas, mas sempre trazendo no corpo do email um texto breve que explica essa indicação.
O resultado? CTOR beirando os 5%.
Por fim, uma dica que vale para o Marketing de Conteúdo como um todo é de entender e aproveitar as especificidades de cada canal. Por isso, antes de compartilhar, invista tempo para conhecer profundamente os canais e adequar a mensagem à sua linguagem, assim como ao espaço que disponibilizam.
Agora que você chegou ao final deste conteúdo, aproveite o espaço de comentários para dizer o que achou e como pretende integrar a curadoria de conteúdo na sua estratégia!